Newsletter Nº229

Newsletter Nº229
Newsletter Nº229

Faz hoje anos que nascia, em 1888, James Waddell Alexander II. Este matemático norte-americano fundou o ramo da matemática originalmente conhecido como análise situs, agora chamado topologia. Em 1912, ingressou na faculdade do departamento de matemática de Princeton. Posteriormente, Alexander generalizou o teorema da curva de Jordan e, em 1928, descobriu o polinómio de Alexander, que é muito usado na teoria dos nós.

Nesta semana que passou, Linus Torvalds fez o signoff da versão 5.3 do Kernel Linux. Esta versão Major traz vários novos recursos, dezenas de melhorias e drivers actualizados.

Após dois meses de trabalho e oito versões RC (Release Candidate), o kernel final do Linux 5.3 já está disponível, trazendo algumas adições interessantes para melhorar o suporte ao hardware, mas também o desempenho geral. Os destaques desta nova versão de kernel incluem suporte para o Intel Speed Select para facilitar o ajuste de energia em determinados servidores Xeon, suporte para placas gráficas AMD Radeon Navi, como a AMD Radeon RX5700, no driver AMDGPU, suporte para processadores Zhaoxin x86, bem como suporte para o mecanismo de fixação de utilização em CPUs com potência assimétrica. Este novo Kernel também apresenta uma nova chamada de sistema pidfd_open (2) que pretende ajudar os gestores de serviço a lidar com problemas de reutilização de PID, suporte para as instruções umwait x86 para um espaço de utilizador mais eficiente em termos de energia, suporte para o hipervisor ACRN incorporado e suporte de 16 milhões de novos endereços IPv4 no intervalo 0.0.0.0/8.

Também esta semana que passou foi lançada uma nova versão do IDE do Arduino. A versão 1.8.10 visa endereçar problemas que existiam com “screen readers”, cache inteligente de ficheiros JSON, Serial Plotter com Legendas nos gráficos, histórico de Comandos no Serial Monitor, entre outras.

Por fim, nesta semana que passou foi disponibilizado o programa de certificação do Wi-fi 6. Esta nova versão agora disponível oferece a melhor experiência ao utilizador com dispositivos baseados no IEEE 802.11ax. Esta nove versão entre outras coisas visa endereçar problemas de segurança identificados nas versões anteriores introduzindo o WPA3, visa igualmente endereçar problemas de saturação quando existem muitos dispositivos ligados em locais como aeroportos, conferencias, etc. Infelizmente só daqui a algum tempo, quando os equipamentos suportarem estas novas normas é que vamos ter estas capacidades. A norma 802.11ax requer suporte no hardware e na maior parte dos casos não vai ser possível apenas com uma actualização de firmware suportar esta nova norma.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. São também apresentadas as revistas newelectronics de 10 de Setembro e a Hackspace Magazine de Setembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.