Newsletter Nº229

Newsletter Nº229
News­let­ter Nº229

Faz hoje anos que nas­cia, em 1888, James Wad­dell Ale­xan­der II. Este mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no fun­dou o ramo da mate­má­ti­ca ori­gi­nal­men­te conhe­ci­do como aná­li­se situs, ago­ra cha­ma­do topo­lo­gia. Em 1912, ingres­sou na facul­da­de do depar­ta­men­to de mate­má­ti­ca de Prin­ce­ton. Pos­te­ri­or­men­te, Ale­xan­der gene­ra­li­zou o teo­re­ma da cur­va de Jor­dan e, em 1928, des­co­briu o poli­nó­mio de Ale­xan­der, que é mui­to usa­do na teo­ria dos nós.

Nes­ta sema­na que pas­sou, Linus Tor­valds fez o sig­noff da ver­são 5.3 do Ker­nel Linux. Esta ver­são Major traz vári­os novos recur­sos, deze­nas de melho­ri­as e dri­vers actualizados.

Após dois meses de tra­ba­lho e oito ver­sões RC (Rele­a­se Can­di­da­te), o ker­nel final do Linux 5.3 já está dis­po­ní­vel, tra­zen­do algu­mas adi­ções inte­res­san­tes para melho­rar o supor­te ao hard­ware, mas tam­bém o desem­pe­nho geral. Os des­ta­ques des­ta nova ver­são de ker­nel inclu­em supor­te para o Intel Spe­ed Select para faci­li­tar o ajus­te de ener­gia em deter­mi­na­dos ser­vi­do­res Xeon, supor­te para pla­cas grá­fi­cas AMD Rade­on Navi, como a AMD Rade­on RX5700, no dri­ver AMDGPU, supor­te para pro­ces­sa­do­res Zha­o­xin x86, bem como supor­te para o meca­nis­mo de fixa­ção de uti­li­za­ção em CPUs com potên­cia assi­mé­tri­ca. Este novo Ker­nel tam­bém apre­sen­ta uma nova cha­ma­da de sis­te­ma pidfd_open (2) que pre­ten­de aju­dar os ges­to­res de ser­vi­ço a lidar com pro­ble­mas de reu­ti­li­za­ção de PID, supor­te para as ins­tru­ções umwait x86 para um espa­ço de uti­li­za­dor mais efi­ci­en­te em ter­mos de ener­gia, supor­te para o hiper­vi­sor ACRN incor­po­ra­do e supor­te de 16 milhões de novos ende­re­ços IPv4 no inter­va­lo 0.0.0.0/8.

Tam­bém esta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da uma nova ver­são do IDE do Ardui­no. A ver­são 1.8.10 visa ende­re­çar pro­ble­mas que exis­ti­am com “scre­en rea­ders”, cache inte­li­gen­te de fichei­ros JSON, Seri­al Plot­ter com Legen­das nos grá­fi­cos, his­tó­ri­co de Coman­dos no Seri­al Moni­tor, entre outras.

Por fim, nes­ta sema­na que pas­sou foi dis­po­ni­bi­li­za­do o pro­gra­ma de cer­ti­fi­ca­ção do Wi-fi 6. Esta nova ver­são ago­ra dis­po­ní­vel ofe­re­ce a melhor expe­ri­ên­cia ao uti­li­za­dor com dis­po­si­ti­vos base­a­dos no IEEE 802.11ax. Esta nove ver­são entre outras coi­sas visa ende­re­çar pro­ble­mas de segu­ran­ça iden­ti­fi­ca­dos nas ver­sões ante­ri­o­res intro­du­zin­do o WPA3, visa igual­men­te ende­re­çar pro­ble­mas de satu­ra­ção quan­do exis­tem mui­tos dis­po­si­ti­vos liga­dos em locais como aero­por­tos, con­fe­ren­ci­as, etc. Infe­liz­men­te só daqui a algum tem­po, quan­do os equi­pa­men­tos supor­ta­rem estas novas nor­mas é que vamos ter estas capa­ci­da­des. A nor­ma 802.11ax requer supor­te no hard­ware e na mai­or par­te dos casos não vai ser pos­sí­vel ape­nas com uma actu­a­li­za­ção de firmwa­re supor­tar esta nova norma.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. São tam­bém apre­sen­ta­das as revis­tas newe­lec­tro­nics de 10 de Setem­bro e a Hacks­pa­ce Maga­zi­ne de Setembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.