Newsletter Nº176

Newsletter Nº176
Newsletter Nº176

Faz hoje anos que nascia, em 1755, Oliver Evans. Este fabricantes de moinhos e inventor americano projectou o primeiro moinho automático de milho, foi pioneiro do motor a vapor de alta pressão e criou a primeira linha de produção contínua (1784). Por volta dos 19 anos, ele inventou uma máquina para dobrar e cortar os fios em pentes para cardagem têxtil. As suas ideias para um moinho de milho automático começaram em 1782, mas o desenvolvimento da invenção não foi concluído até 1790. O engenhoso moinho usou elevadores de balde para fazer subir o grão, transportando dispositivos incluindo um transportador de parafuso horizontal e um funil para arrefecer e secar a refeição antes de juntá-lo numa tremonha que alimenta o cilindro de aparafusamento. Juntos, isto levou trigo e entregou farinha embalada em barris.

Faz também anos hoje que nascia, em 1873, Constantin Carathéodory. Este Matemático alemão de origem grega fez importantes contribuições para a teoria das funções reais e para a teoria da medida do ponto. Ele demonstrou que o cálculo das variações (a teoria dos máximos e mínimos nas curvas) poderia ser aplicado não apenas para suavizar as curvas, mas também para as curvas. Ele também contribuiu para a termodinâmica e ajudou a desenvolver a teoria da relatividade especial de Einstein.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1885, Wilhelm Blaschke. Este Matemático alemão contribuiu de forma muito relevante para a geometria no que diz respeito à cinemática e à geometria diferencial. O mapeamento cinético (importante posteriormente nos fundamentos axiomáticos de várias geometrias) foi por ele descoberto e estabeleceu-o como uma ferramenta na cinemática. Ele também iniciou a geometria diferencial topológica (o estudo de mapeamentos invariavelmente diferenciados).

Faz também anos que nascia, em 1886, Robert Robinson. Este Químico inglês recebeu o Prémio Nobel da Química de 1947 pela sua pesquisa numa ampla gama de compostos orgânicos, nomeadamente alcaloides (complexos compostos naturais que contêm nitrogénio e que podem ter efeitos profundos nos seres vivos). Nas suas primeiras pesquisas, ele estudou pigmentos de plantas e antocianinas e flavonas sintetizadas. Mais tarde, trabalhando com alcaloides, ele descobriu as estruturas da morfina (1925) e estricnina (1946).

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1912, Horace W. Babcock. Este astrónomo americano era filho de Harold Babcock. Trabalhando juntos, eles foram os primeiros a medir a distribuição de campos magnéticos sobre a superfície do sol. Horace inventou e construiu muitos instrumentos astronómicos, incluindo um mecanismo de medição que produzia excelentes matriz de difracção, o magnetógrafo solar e microfotómetros, orientadores automáticos e medidores de exposição para os telescópios de 100 e 200 polegadas. Ao combinar o seu analisador polarizador com o espectrógrafo, ele descobriu campos magnéticos noutras estrelas. Ele desenvolveu modelos importantes de manchas solares e seu magnetismo, e foi o primeiro a propor óptica adaptativa (1953).

Esta semana ficámos a saber que a Inteligência Artificial ajudou a Encontrar Novas ondas de Rádio vinda do espaço longicuo. Algoritmos de ML aplicados a dados do Telescópio Green Bank encontram novos pulsos da misteriosa fonte de rádio FRB 121102. Estes 72 sinais de rádio podem ser de civilizações extraterrestres. Esta informação foi localizada após uma analise de um grande volume de dados de cerca de 400 terabytes relativos a ondas de rádio emitidas a partir de uma galáxia anã a cerca de 3000 milhões de anos-luz da Terra.

Também esta semana ficámos a conhecer o projecto Vera da Volvo Trucks. Esta nova solução de transporte consiste em veículos comerciais eléctricos autónomos que podem contribuir para um transporte mais eficiente, seguro e limpo. O objetivo de longo prazo é oferecer às empresas que precisam de serviços de transporte contínuos entre hubs fixos um complemento às ofertas de hoje. A operação é feita por veículos eléctricos autónomos ligados a um serviço de cloud e a um centro de controle de transporte. Os veículos são equipados com sofisticados sistemas de condução autónoma. Eles são projectados para localizar sua posição atual em centímetros, monitorizar detalhadamente e analisar o que está a acontecer com outros veículos da estrada e, em seguida, responder com alta precisão.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada a revista newelectronics de 12 de Setembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.