Newsletter Nº177

Newsletter Nº177
Newsletter Nº177

Faz hoje anos que nascia, em 1842, James Dewar. Este Químico e físico escocês reduziu a linha que separa a física da química e avançou a fronteira de pesquisa em vários campos na mudança do século XX. Ele deu palestras e seu estudo de fenómenos de baixa temperatura implicava fazer o frasco de Dewar, um frasco isolante de parede dupla de seu próprio desenho, criando um vácuo entre as duas camadas prateadas de aço ou vidro (1892), o que levou à criação da Garrafa térmica doméstica. Em Junho de 1897, o The Scientific American informou que “Dewar acaba de liquidificar o flúor a uma temperatura de -185 ºC”. Ele obteve hidrogénio líquido em 1898. Dewar também inventou cordite, a primeira pólvora sem fumo.

Nesta semana que passou ficámos a saber que os cientista identificaram três causas para o desvio do eixo de rotação da Terra. A Terra não é uma esfera perfeita. Quando gira no seu eixo de rotação – uma linha imaginária que passa pelos pólos norte e sul – ele oscila e desvia-se. Estes movimentos do eixo de rotação são cientificamente referidos como “movimento polar”. As medições para o século XX mostram que o eixo de rotação se desloca cerca de 10 centímetros por ano. Ao longo de um século, isto é mais de 10 metros. Utilizando dados observados e baseados em modelos que abrangem todo o século XX, os cientistas da NASA identificaram pela primeira vez três processos amplamente categorizados como responsáveis por esse desvio – a perda de massa contemporânea na Groenlândia, a recuperação glacial e a convecção do manto.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. São apresentadas as revistas hackspace nº11 e a revista Hello World nº6.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.