Newsletter Nº165

Newsletter Nº165
News­let­ter Nº165

Faz hoje anos que nas­cia, em 1825, Emil Erlen­meyer. Este quí­mi­co ale­mão ficou conhe­ci­do por con­tri­buir para o desen­vol­vi­men­to ini­ci­al da teo­ria da estru­tu­ra, for­mu­lan­do a regra de Erlen­meyer e pro­jec­tar o Erlen­meyer, um tipo de fras­co quí­mi­co, que tem o seu nome.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1875, Hen­ri Lebes­gue. Este Mate­má­ti­co fran­cês desen­vol­veu uma teo­ria da inte­gra­ção, ago­ra conhe­ci­da pelo seu nome. Ao esten­der o tra­ba­lho de Camil­le Jor­dan e Émi­le Borel no inte­gral de Rie­mann, Lebes­gue for­ne­ceu uma gene­ra­li­za­ção que resol­veu mui­tas das difi­cul­da­des em usar a teo­ria da inte­gra­ção de Rie­mann. Lebes­que for­ne­ceu uma base para o desen­vol­vi­men­to sub­se­quen­te da teo­ria da inte­gra­ção e sua pos­te­ri­or apli­ca­ção no cál­cu­lo, na rec­ti­fi­ca­ção de cur­vas e na teo­ria da teo­ria tri­go­no­mé­tri­ca. Ele tam­bém con­tri­buiu nou­tros cam­pos da mate­má­ti­ca, incluin­do teo­ria dos con­jun­tos, cál­cu­los de vari­a­ção e teo­ria das funções.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1926, Robert Ledley. Este físi­co e radi­o­lo­gis­ta nor­te-ame­ri­ca­no inven­tou o scan­ner de diag­nós­ti­co de rai­os X — ACTA (Auto­ma­tic Com­pu­te­ri­zed Trans­ver­se Axi­al), a pri­mei­ra máqui­na de tomo­gra­fia com­pu­to­ri­za­da (TC) de cor­po intei­ro que revo­lu­ci­o­nou o diag­nós­ti­co médi­co. O ACTA pode fazer uma aná­li­se tri­di­men­si­o­nal de todos os órgãos e par­tes do cor­po numa série de ima­gens de sec­ção trans­ver­sal usan­do rai­os X finos e pro­ces­sa­men­to de com­pu­ta­dor de alta potên­cia dos dados reco­lhi­dos. Usan­do o ACTA, o diag­nós­ti­co de tumo­res é pos­sí­vel, mes­mo den­tro de gran­des órgãos, e pode melho­rar a radi­o­te­ra­pia para o cancro.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1936, Leon O. Chua. Este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co nor­te-ame­ri­ca­no con­tri­buiu para a teo­ria de cir­cui­tos não-line­a­res e a teo­ria da rede neu­ral celu­lar (CNN). Ele tam­bém é o inven­tor e homó­ni­mo do cir­cui­to de Chua, um dos pri­mei­ros e mais conhe­ci­dos cir­cui­tos a exi­bir um com­por­ta­men­to caó­ti­co, e foi o pri­mei­ro a con­ce­ber as teo­ri­as por detrás e pos­tu­lar a exis­tên­cia do mem­ris­tor. Trin­ta e sete anos depois dele ter pre­vis­to a sua exis­tên­cia, um mem­ris­tor de esta­do sóli­do foi cri­a­do por uma equi­pa lide­ra­da por R. Stan­ley Wil­li­ams na Hewlett Packard.

Nes­ta sema­na que pas­sou a Boeing apre­sen­tou o novo con­cei­to de avião hiper­só­ni­co para pas­sa­gei­ros. Este irá pos­si­bi­li­tar via­gens inter­con­ti­nen­tais de cer­ca de 2 horas. O con­cei­to, jun­ta­men­te com outras visões do futu­ro da Boeing, esta­rão em exi­bi­ção na fei­ra Farn­bo­rough Air em Julho.

Ain­da esta sema­na foi final­men­te anun­ci­a­do o WPA3. A Wi-Fi Alli­an­ce final­men­te intro­du­ziu este novo pro­to­co­lo que irá ser a pró­xi­ma gera­ção de segu­ran­ça Wi-Fi®, tra­zen­do novos recur­sos para melho­rar as pro­tec­ções Wi-Fi em redes pes­so­ais e cor­po­ra­ti­vas. Com base na ampla adop­ção do WPA2 em mais de uma déca­da, o WPA3 adi­ci­o­na novos recur­sos para sim­pli­fi­car a segu­ran­ça Wi-Fi, per­mi­tir auten­ti­ca­ção mais robus­ta e for­ne­cer mai­or for­ça crip­to­grá­fi­ca para uti­li­za­do­res de dados alta­men­te confidenciais.

Final­men­te ficá­mos tam­bém saber que o pro­jec­to Aqui­la do Face­bo­ok foi des­con­ti­nu­a­do. O pro­jec­to Aqui­la rea­li­zou dois voos de tes­te públi­cos de alto per­fil de um dro­ne pro­tó­ti­po, o pri­mei­ro dos quais em 2016 resul­tou em séri­os danos à aero­na­ve duran­te a ater­ra­gem. Ago­ra, em vez de cons­truir sua pró­pria aero­na­ve, o Face­bo­ok diz que ago­ra se con­cen­tra­rá em tra­ba­lhar com par­cei­ros em sis­te­mas de entre­ga de Inter­net em alta alti­tu­de e em ques­tões polí­ti­cas rela­ci­o­na­das à garan­tia de espec­tro e ao esta­be­le­ci­men­to de regras fede­rais em tor­no da ope­ra­ção de tais sistemas.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Nº71 assim como as revis­tas newe­lec­tro­nics de 25 e 26 de Junho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.