Newsletter Nº165

Newsletter Nº165
Newsletter Nº165

Faz hoje anos que nascia, em 1825, Emil Erlenmeyer. Este químico alemão ficou conhecido por contribuir para o desenvolvimento inicial da teoria da estrutura, formulando a regra de Erlenmeyer e projectar o Erlenmeyer, um tipo de frasco químico, que tem o seu nome.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1875, Henri Lebesgue. Este Matemático francês desenvolveu uma teoria da integração, agora conhecida pelo seu nome. Ao estender o trabalho de Camille Jordan e Émile Borel no integral de Riemann, Lebesgue forneceu uma generalização que resolveu muitas das dificuldades em usar a teoria da integração de Riemann. Lebesque forneceu uma base para o desenvolvimento subsequente da teoria da integração e sua posterior aplicação no cálculo, na rectificação de curvas e na teoria da teoria trigonométrica. Ele também contribuiu noutros campos da matemática, incluindo teoria dos conjuntos, cálculos de variação e teoria das funções.

Faz também anos hoje que nascia, em 1926, Robert Ledley. Este físico e radiologista norte-americano inventou o scanner de diagnóstico de raios X – ACTA (Automatic Computerized Transverse Axial), a primeira máquina de tomografia computorizada (TC) de corpo inteiro que revolucionou o diagnóstico médico. O ACTA pode fazer uma análise tridimensional de todos os órgãos e partes do corpo numa série de imagens de secção transversal usando raios X finos e processamento de computador de alta potência dos dados recolhidos. Usando o ACTA, o diagnóstico de tumores é possível, mesmo dentro de grandes órgãos, e pode melhorar a radioterapia para o cancro.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1936, Leon O. Chua. Este engenheiro electrotécnico norte-americano contribuiu para a teoria de circuitos não-lineares e a teoria da rede neural celular (CNN). Ele também é o inventor e homónimo do circuito de Chua, um dos primeiros e mais conhecidos circuitos a exibir um comportamento caótico, e foi o primeiro a conceber as teorias por detrás e postular a existência do memristor. Trinta e sete anos depois dele ter previsto a sua existência, um memristor de estado sólido foi criado por uma equipa liderada por R. Stanley Williams na Hewlett Packard.

Nesta semana que passou a Boeing apresentou o novo conceito de avião hipersónico para passageiros. Este irá possibilitar viagens intercontinentais de cerca de 2 horas. O conceito, juntamente com outras visões do futuro da Boeing, estarão em exibição na feira Farnborough Air em Julho.

Ainda esta semana foi finalmente anunciado o WPA3. A Wi-Fi Alliance finalmente introduziu este novo protocolo que irá ser a próxima geração de segurança Wi-Fi®, trazendo novos recursos para melhorar as protecções Wi-Fi em redes pessoais e corporativas. Com base na ampla adopção do WPA2 em mais de uma década, o WPA3 adiciona novos recursos para simplificar a segurança Wi-Fi, permitir autenticação mais robusta e fornecer maior força criptográfica para utilizadores de dados altamente confidenciais.

Finalmente ficámos também saber que o projecto Aquila do Facebook foi descontinuado. O projecto Aquila realizou dois voos de teste públicos de alto perfil de um drone protótipo, o primeiro dos quais em 2016 resultou em sérios danos à aeronave durante a aterragem. Agora, em vez de construir sua própria aeronave, o Facebook diz que agora se concentrará em trabalhar com parceiros em sistemas de entrega de Internet em alta altitude e em questões políticas relacionadas à garantia de espectro e ao estabelecimento de regras federais em torno da operação de tais sistemas.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista MagPI Nº71 assim como as revistas newelectronics de 25 e 26 de Junho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.