Newsletter Nº166

Newsletter Nº166
Newsletter Nº166

Faz hoje anos que nascia, em 1750, Ami Argand. Este químico suíço ficou conhecido por ter inventado a lâmpada Argand, um queimador de óleo com um pavio tubular dentro de uma chaminé de vidro que induziu uma corrente de ar através de dois tubos de ferro, concêntricos com o pavio, resultando numa melhor combustão. Queima dez vezes mais que uma simples lamparina a óleo, com menos fumo e cheiro. O óleo de colza usado era viscoso, então a alimentação de combustível era fornecida pela gravidade de um vaso elevado. Ele fabricou a lâmpada por apenas alguns anos porque durante a Revolução Francesa as suas fábricas foram destruídas. Em 1793, não tendo nenhuma compensação por suas perdas, Argand mudou-se para Inglaterra. Ele também é conhecido por ajudar os irmãos Montgolfier com seus voos de balão, e pelo seu trabalho para destilarias.

Faz também anos hoje que nascia, em 1820, William John Macquorn Rankine. Este engenheiro e físico escocês é um dos fundadores da ciência da termodinâmica, particularmente em referência à teoria dos motores a vapor. Como presidente de engenharia civil e mecânica em Glasgow, ele desenvolveu métodos para resolver a distribuição de força em estrutura armadas. Rankine também escreveu sobre a fadiga no metal de eixos ferroviários, sobre as pressões da Terra na mecânica do solo e a estabilidade das paredes. Ele foi eleito Fellow da Royal Society em 1853. Entre suas obras mais importantes estão o Manual de Mecânica Aplicada (1858), Manual do Motor a Vapor e Outros Movimentadores Primários (1859) e Sobre a Teoria Termodinâmica de Ondas de Distúrbios Longitudinais Finitos.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1891, John Howard Northrop. Este Bioquímico americano recebeu (com James B. Sumner e Wendell M. Stanley) o Prémio Nobel de Química em 1946 por purificar e cristalizar com sucesso certas enzimas, permitindo-lhe determinar a sua natureza química. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele conduziu pesquisas sobre processos de fermentação adequados para a produção industrial de acetona e álcool etílico. Este trabalho levou a um estudo de enzimas essenciais para a digestão, respiração e processos gerais da vida. Ele cristalizou a pepsina (1930), uma enzima digestiva presente no suco gástrico, e descobriu que é uma proteína, resolvendo assim a disputa sobre a natureza das enzimas. Usando os mesmos métodos químicos, ele isolou o primeiro vírus bacteriano (bacteriófago) e descobriu que é uma nucleoproteína (1938).

Nesta semana que passou ficámos a saber que a Baidu iniciou a produção em volume da Apolong, o primeiro autocarro totalmente autónomo L4 da China. O Apolong, desenvolvido em parceria com o fabricante de autocarros chinês King Long e com a plataforma aberta autónoma Baidu, será colocado em operação comercial em várias cidades chinesas, incluindo Pequim, Shenzhen, Xiongan, Wuhan e Pingtan, na província de Fujian. O volume de produção da Apolong chegou a 100 unidades na sua fábrica em Xiamen, na província de Fujian, sudeste da China.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado o primeiro número da revista Micro:Mag assim como o livro Software-Defined Radio for Engineers publicado pela Analog.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.