Newsletter Nº143

Newsletter Nº143
Newsletter Nº143

Faz hoje anos que nascia, em 1627, Robert Boyle. Este químico e filósofo irlandês-inglês notou através das suas experiências sobre as propriedades dos gases e sua exposição de uma visão corpuscular da matéria que era um precursor da teoria moderna dos elementos químicos. Ele era um membro fundador da Royal Society of London. De 1656 a 68, residiu em Oxford, onde Robert Hooke, o ajudou a construir a bomba de ar. Com esta invenção, Boyle demonstrou as características físicas do ar e a necessidade de ar para a combustão, respiração e transmissão de som, publicado nas Novas Experiências Físico-Mecânicas, Tocando a Primavera do Ar e seus Efeitos (1660). Em 1661, ele anunciou à Sociedade Real sobre a relação do volume de gases e a pressão (Lei de Boyle).

Faz também anos hoje que nascia, em 1736, Joseph-Louis Lagrange. Este matemático italiano-francês fez grandes contribuições para a teoria dos números e para a mecânica analítica. O seu livro mais importante é o Mécanique analytique (1788, “Mecânica analítica”), o livro sobre o qual todo o trabalho posterior neste campo se baseia. Lagrange foi um dos criadores do cálculo das variações, derivando as equações de Euler-Lagrange para extremos de funcionais. Ele também estendeu o método para levar em consideração possíveis restrições, chegando ao método dos multiplicadores de Lagrange. Lagrange inventou o método de resolução de equações diferenciais conhecidas como variação de parâmetros, cálculo diferencial aplicado à teoria das probabilidades e atingiu trabalhos notáveis ​​sobre a solução de equações. Ele provou que todo número natural é uma soma de quatro quadrados. O seu tratado “Theorie des fonctions analytiques” colocou alguns dos fundamentos da teoria grupal, antecipando Galois. No cálculo, Lagrange desenvolveu uma nova abordagem para interpolação e séries de Taylor. Ele estudou o problema de três corpos para a Terra, o Sol e a Lua (1764) e o movimento dos satélites de Júpiter (1766) e, em 1772, encontrou soluções especiais para esse problema que produzem o que agora são conhecidos como pontos Lagrangianos. Mas, acima de tudo, ele é mais conhecido por seu trabalho em mecânica, onde ele transformou a mecânica newtoniana num ramo de análise, a mecânica lagrangiana como agora é chamado, e apresentou os chamados “princípios” mecânicos como resultados simples do cálculo variacional.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1878, Ernst Alexanderson. Este engenheiro sueco-americano foi o inventor de equipamentos electrónicos cujas contribuições foram importantes para a primeira transmissão de rádio ao vivo. Ele desenvolveu um alternador de alta frequência (um dispositivo que converte corrente contínua em corrente alternada) capaz de produzir ondas de rádio contínuas e, assim, revolucionou a comunicação por rádio. Mais tarde, ele foi pioneiro na televisão, ajudando a desenvolver a televisão a cores.

Por fim, faz anos hoje que nascia,em 1917, Ilya Prigogine. Este químico-físico belga nascido na Rússia recebeu o Prémio Nobel de Química em 1977 por contribuições para a termodinâmica de não-equilíbrio ou como a vida poderia continuar indefinidamente num evidente desafio às leis clássicas da física. O tema principal do trabalho de Prigogine foi a busca de uma melhor compreensão do papel do tempo nas ciências físicas e na biologia. Ele tentou conciliar uma tendência na natureza para que a desordem aumentasse (para que as estátuas se desmoronassem ou os cubos de gelo para derreter, conforme descrito na segunda lei da termodinâmica) com a chamada “auto-organização”, uma tendência compensatória para criar ordem de desordem (como visto, por exemplo, na formação das proteínas complexas numa criatura viva a partir de uma mistura de moléculas simples).

Na semana que passou ficámos a saber que a Google planeia nos próximos meses, disponibilizar a tecnologia que possibilitará centenas de milhões de dispositivos Android e iOS serem capazes de fornecer experiências de realidade aumentada – o que significa que poderá olhar para o mundo através do seu telefone e colocar objectos digitais onde quer que você olhe. Para ajudar a trazer isto para o maior número possível de utilizadores, a Google foi explorar a forma de levar a realidade aumentada à plataforma web, de modo que algum dia com um navegador possa aceder esta nova tecnologia.

Também esta semana que passou ficámos a saber que o Facebook anunciou que inventou uma nova unidade de tempo – o Flick. Um ‘Flick’ é 1 / 705.600.000 de segundo e foi criado para ajudar a sincronizar as frame rates dos vídeos.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. São apresentados 42 livros que abordam diversos temas relacionados com IT, como SQL, HTML, Python, Java, Javascript, LaTeX, Algorithms, C++, etc. Este livros foram compilados a partir da documentação do site “Stack Overflow”, o conteúdo é escrito pelos utilizadores do Stack Overflow. O conteúdo do texto é lançado no Creative Commons BY-SA. São também apresentadas as revistas neweelectronics de 23 de Janeiro, a Hispabrick nº 29 e a HackSpace magazine #3.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.