Newsletter Nº142

Newsletter Nº142
Newsletter Nº142

Faz hoje anos que nascia, em 1799, Joseph Dixon. Este inventor norte-americano foi pioneiro no uso industrial de grafite e muitas outras inovações. Como impressor e fotógrafo, ele projectou um espelho numa câmara que foi o precursor do visor, patenteou uma máquina a vapor de duas manivelas, desenvolveu um método de impressão de notas para falsificadores de papelão. Como fabricante e empresário, Joseph Dixon produziu o primeiro lápis feito nos EUA, 2 de Abril de 1827, e foi responsável pelo desenvolvimento da indústria de grafite.

Faz também anos hoje que nascia, em 1813, Joseph Glidden. Este inventor norte-americano, nascido em Charlestown – New Hampshire, era um fazendeiro de Illinois quando desenvolveu o design do primeiro arame farpado comercial, um produto que transformaria o Ocidente. Antes dessa inovação, os colonos das planícies sem árvores não tinham meios fáceis de cercar os animais longe das terras cultivadas, e os fazendeiros não tinham como evitar que seus rebanhos vagueassem por toda parte. O arame farpado de Glidden abriu as planícies para a agricultura em grande escala e fechou o campo aberto, levando a era do vaqueiro ao fim.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1825, Edward Frankland. Este químico inglês foi um dos primeiros pesquisadores no campo da química estrutural, inventou o vínculo químico e tornou-se conhecido como o pai da valência. Ele estudou compostos organometálicos – moléculas híbridas dos conhecidos elementos orgânicos não metálicos (como carbono, hidrogénio, nitrogénio, enxofre, fósforo) com metais verdadeiros. Em 1850, preparou pequenas moléculas orgânicas contendo metais como o zinco. Posteriormente, ele desenvolveu a teoria da valência (anunciada em 10 de maio de 1852), que cada tipo de átomo possui uma capacidade fixa de combinação com outros átomos.

Nesta data faz igualmente anos que nascia, em 1829, Ludvig Lorenz. Este físico e matemático dinamarquês desenvolveu fórmulas matemáticas para descrever fenómenos como a relação entre a refracção da luz e a densidade de uma substância transparente pura e a relação entre a condutividade e temperatura térmica e térmica de um metal (lei Wiedemann-Franz-Lorenz).

Faz também anos hoje que nascia, em 1861, Hans Goldschmidt. Este químico alemão inventou o processo térmite (alumino-termico) que foi adoptado mundialmente para soldar as linhas ferroviários e que ainda está em uso para soldagem no local. A primeira linha soldada desta forma foi colocada em Essen. Este método evoluiu a partir de seu processo de redução Goldschmidt que ele começou a investigar em 1893 para a preparação de metais isentos de carbono. Ele usou as reacções de óxidos de certos metais com alumínio para produzir óxido de alumínio e o metal livre. Foi aplicado para separar cromo, manganês e cobalto dos seus minerais de óxido. Goldschmidt também foi um co-inventor de amálgama de sódio.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1888, Thomas Sopwith. Este desenhador e fabricante de aeronaves inglês, ficou famoso pela sua empresa pioneira que era famosa pela aeronave militar britânica da Primeira Guerra Mundial. O interesse de Sopwith em automobilismo levou em 1910 a pilotar um mono-plano, com o qual ganhou o Prémio Baron de Forest por voar pelo Canal da Mancha a 18 de Dezembro de 1910. Em Junho de 1912, Sopwith com Fred Sigrist e outros criaram The Sopwith Aviation Company e começou a fabricar o biplano Sopwith Tabloid. Pilotado por Harry Hawker, este avião ganhou o registo de altitude britânico de 4.000 metros no 16 de junho de 1913. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa fabricou alguns dos melhores aviões aliados, incluindo o lendário Sopwith Camel, o Sopwith Pup e o Sopwith Snipe.

Por fim, faz anos hoje que nascia,em 1933, Ray Dolby. Este físico e engenheiro norte-americano ficou conhecido pela invenção dos sistemas de redução de ruído Dolby. Dolby é famoso por inovações que vão desde as cassetes de alta qualidade que foram usadas nos estéreo dos carro até ao mais recente som surround digital em salas de cinema. Como estudante do ensino médio, ele foi trabalhar a tempo parcial para a Ampex Corporation. Enquanto ainda na faculdade, ele juntou-se à pequena equipa de engenheiros da Ampex dedicados a inventar o primeiro gravador de fita prático do mundo, o Ampex VTR (1956). Em 1965, Dolby fundou sua própria empresa – a Dolby Laboratories. O seu primeiro desenvolvimento foi a redução de ruído do tipo Dolby A, uma compressão e expansão de áudio que reduziu drasticamente o silvo de fundo na gravação de fita profissional sem efeitos colaterais perceptíveis.

Na semana que passou ficámos a saber que a Planetary Resources, empresa de mineração espacial apoiada pelo Google Larry Page e o fundador da Braintree, Bryan Johnson, deu outro passo em sua busca para realmente minerar recursos de asteróides e outros corpos celestes. A empresa lançou com sucesso o seu Arkyd-6 CubeSat, que possui uma tecnologia experimental projectada para detectar recursos hídricos no espaço. A Planetary Resources já está a receber telemetria da nave espacial, e a empresa acredita que a tecnologia experimental é um passo decisivo para que ela desenvolva sua próxima plataforma espacial, o Arkyd-301.

Também esta semana ficámos a saber que a Nintendo vai lançar uma linha de experiências interactivas associadas à sua consola mais recente, a Switch. Esta linha designada por Labo foi projectada para inspirar crianças e aqueles que são crianças de coração. Com base na história de 129 anos da Nintendo, que está enraizada em entretenimento inovador e experiências de jogo, a Nintendo Labo continua a missão da empresa de colocar sorrisos nos rostos das pessoas. Em conjunto com o sistema Nintendo Switch, os kits da Nintendo Labo fornecem as ferramentas e a tecnologia para fazer criações DIY divertidas, jogar jogos com suas criações e DESCOBRIR como a magia da tecnologia Nintendo Switch transforma ideias em realidade.

Por fim, a NASA anunciou que, com dados obtidos pela sonda Cassini é possível assumir que na lua Titã de Saturno os seus mares se encontram, como na Terra, a uma elevação média que chamamos de “nível do mar”. Esta é a última descoberta que mostra semelhanças notáveis entre a Terra e o Titã, o único outro mundo que conhecemos no nosso sistema solar que possui líquido estável na sua superfície. No entanto, em Titã, os seus lagos e mares estão cheios de hidrocarbonetos, em vez de água líquida, e o gelo de água coberto por uma camada de material orgânico sólido serve como a rocha que envolve esses lagos e mares.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. São apresentados 5 livros “GNU/Linux Command-Line Tools Summary”, “Bash Reference Manual – Reference Documentation for Bash 4.4”, “Bash Guide for Beginners”, “Advanced Bash-Scripting Guide” e “The AWK Programming Language”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.