Newsletter Nº144

Newsletter Nº144
Newsletter Nº144

Faz anos hoje que nascia, em 1550, John Napier. Este escocês ficou conhecido por ser ao mesmo tempo matemático, físico e astrónomo. O feito mais conhecido dele foi ter descoberto os logaritmos. Ele também inventou os chamados “ossos de Napier” e tornou comum o uso do ponto decimal em aritmética e matemática.

Fazem também anos que nasciam, em 1905, Emilio Segrè e Lloyd Berkner. O primeiro era um físico italiano-americano que partilhou (com Owen Chamberlain) o Prêmio Nobel de Física de 1959 pela descoberta do antiprotão, uma anti-partícula com a mesma massa de um protão, mas com o oposto na carga eléctrica. Ele também criou átomos do novo elemento Tecnécio (1937) e Astatino (1940). O tecnécio ocupou um espaço até então vazio na Tabela Periódica, e foi o primeiro elemento artificial não encontrado na natureza. O astatino existe naturalmente apenas em quantidades extremamente pequenas porque é produto decadente de átomos maiores, e tendo uma meia-vida de apenas algumas horas, desaparece rapidamente por decomposição radioactiva para se tornarem átomos de outro elemento. Estima-se que exista actualmente cerca de 31 gramas de astatino na Terra, fazendo deste o elemento mais raro de que se tem conhecimento.
O segundo, Lloyd, era um físico e engenheiro norte-americano, que foi o primeiro a medir a extensão, incluindo a altura e a densidade, da ionosfera (camadas ionizadas da atmosfera da Terra), levando a uma compreensão completa da propagação de ondas de rádio e ajudou a desenvolver sistemas de radar, especialmente o sistema de alerta precoce à distancia. Mais tarde, investigou a origem e o desenvolvimento da atmosfera terrestre. No início da sua carreira, ele trabalhou em faróis de radio-navegação para a divisão Airways do Bureau of Lighthouses (1927-28), como engenheiro de rádio na expedição Byrd Antarctic. Voltando ao Bureau of Standards dos EUA, ele estudou a ionosfera usando transmissões de rádio-pulso, e depois o magnetismo terrestre com a Instituição Carnegie.

Na semana que passou, Linus Torvalds anunciou o lançamento do Kernel Linux 4.15. Após um ciclo de desenvolvimento que era foram do comum em muitas maneiras esta semana foi possivel lançar a versão final. Esta foi uma versão que teve atrasos directamente atribuídos aos problemas relacionados com o meltdown e com o spectre – os bugs dos CPU.

Hoje a SpaceX lançou com sucesso o GovSat-1 a partir do Falcon 9. O foguetão Falcon 9 foi lançado carregando um satélite de geo-comunicações encomendado pelo governo do Luxemburgo. O satélite, criado pela Orbital STK e operado pela SES, apoiará operações humanitárias e militares para o Luxemburgo, entre outras funções de comunicação. O foguetão descolou da Cabo Canaveral na quarta-feira, um dia depois do lançamento inicial planeado. A janela original não foi viável devido ao clima, mas o foguetão foi lançado conforme previsto no inicio da sua data alternativa com as condições climáticas favoráveis do dia de hoje.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista MagPI nº66.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.