Newsletter Nº135

Newsletter Nº135
Newsletter Nº135

Faz hoje anos que nascia, em 1711, Ebenezer Kinnersley. Este inventor americano de origem inglesa ficou conhecido pelas suas investigações da electricidade. Em 1748, Kinnersley demonstrou que o fluxo eléctrico realmente atravessou a água, usando na experiência uma calha de água com cerca de 3 m de comprimento. Em 1751, como um dos primeiros divulgadores da ciência, ele começou a dar palestras sobre “O incêndio eléctrico recém-descoberto”. As suas experiências mostraram a diferença entre a electricidade produzida pelos globos de vidro e de enxofre, que ele comunicou a Benjamin Franklin na Filadélfia, uma vez que mostraram sem duvida que a teoria positiva e negativa estava correta. Ele também procurou maneiras de proteger os edifícios dos raios, inventou um termómetro eléctrico e demonstrou que a electricidade pode produzir calor.

Faz também anos hoje que nascia, em 1756, Ernst Chladni. Este físico alemão é conhecido como o “pai da acústica” pelas suas investigações matemáticas de ondas sonoras. As figuras de Chladni, vistas quando placas finas cobertas de areia em vibração, são padrões complexos de vibração com linhas nodais que permanecem estacionárias e reter areia. Ele demonstrou isso para uma audiência de cientistas em Paris em 1809. Ele mediu a velocidade do som em vários gases, determinando o tom da nota de um tubo de órgão preenchido com diferentes gases. Para determinar a velocidade do som em sólidos, Chladni usou a análise do padrão nodal em vibrações de ondas estacionárias em hastes longas. Ele criou um instrumento musical chamado euphon, feito de vidro e barras de aço que vibram esfregando com um dedo humedecido.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1819, Cyrus West Field. Este Empresário norte-americano promoveu o primeiro cabo telefónico transatlântico. Em 1856, ajudou a estabelecer Atlantic Telegraph Company. O primeiro cabo foi concluído a 5 de Agosto de 1858, mas falhou pouco depois. Field persistiu, e em 27 de Julho de 1866, um cabo melhorado foi colocado.

Faz também anos hoje que nascia, em 1858, Jagadish Chandra Bose. Físico indiano e fisiologista de plantas que investigou as propriedades de ondas de rádio muito pequenas, telegrafia sem fio e fadiga induzida por radiação em materiais inorgânicos. O seu trabalho fisiológico envolveu medidas comparativas das respostas das plantas expostas ao stress. A sua invenção de instrumentos altamente sensíveis para a detecção de respostas minuciosas por organismos vivos a estímulos externos permitiu antecipar o paralelismo entre os tecidos animais e vegetais observados por biofísicos posteriormente.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1869, Gustaf Dalén. Este engenheiro sueco que ganhou o Prémio Nobel de Física em 1912 por sua invenção da válvula solar automática, ou Solventil, que regula uma fonte de luz de gás pela ação da luz solar, desligando-a ao amanhecer e no crepúsculo ou noutros períodos de escuridão. Ela rapidamente entrou em uso mundial para bóias e faróis não tripulados. Ao recuperar-se de um acidente, convalescendo em casa, ele notou o tempo que a sua esposa passava a tomar conta do fogão a lenha. Ele decidiu inventar um fogão mais eficiente e económico. Em 1922, o Amalgamated Gas Accumulator Co. de Dalen patenteou seu design e colocou os primeiros fogões AGA em produção. Esses fogões produziram um calor radiante que manteve a cozinha quente. O AGA continua popular ainda hoje.

Por fim faz anos hoje que nascia, em 1915, Henry Taube. Este Químico americano nascido no Canadá que, em 1983, ganhou o Prémio Nobel de Química pela sua extensa pesquisa sobre as propriedades e reacções de substâncias inorgânicas dissolvidas, particularmente processos de redução de oxidação envolvendo iões de elementos metálicos. Os metais geralmente formam complexos, nos quais outros átomos se agrupam em torno do átomo de metal, transferindo e partilhando electrões entre si para se unirem. Taube descobriu que durante uma reacção, uma “ponte” temporária de átomos geralmente se forma entre átomos de metal. Ele estudou a transferência de electrões através desta ponte, acelerando as reacções que de outra forma aconteceriam lentamente ou não. As suas ideias são relevantes além de seu próprio campo de estudo, por exemplo, em processos bioquímicos como a respiração.

Esta semana ficámos a saber que, na china, uma equipa de cirurgiões procedeu ao implante de um joelho do tântalo num paciente. Zhang Jingui recuperou a mobilidade um dia depois de ter feito a cirurgia realizada por médicos do First Hospital Affiliated da AMU, um hospital no município de Chongqing, no sudoeste da China. A articulação do joelho de 84 anos foi amplamente revista pelo implante personalizado.

Também esta semana ficámos a saber que a NASA já está a construir o Mars Rover para sua próxima missão a Marte. De relance, é muito parecido com o seu antecessor, o Curiosity Mars rover. Mas não há dúvida de que é uma máquina cheia de ciência: possui sete novos instrumentos, rodas redesenhadas e mais autonomia. Uma broca irá capturar núcleos de rocha, enquanto um sistema de cache com um braço robótico em miniatura irá selar essas amostras. Sendo então depositados na superfície marciana para possível recolha numa missão futura.

Ainda esta semana, uma equipa liderada pela NASA encontrou evidências de que o exoplaneta de grande dimensões designado por WASP-18b está envolvido numa estratosfera sufocante carregada com monóxido de carbono e desprovida de água. Os resultados provêm de uma nova análise das observações feitas pelos telescópios espaciais Hubble e Spitzer. O planeta WASP-18b tem 10 vezes a massa de Júpiter e está a uma distância de cerca de 325 anos-luz da Terra e tem um período orbital de 23 horas.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. São apresentadas as revistas newelectronics de 28 Novembro 2017, a MagPI nº 64 de Dezembro de 2017 e a revista “The Official Raspberry PI Projects Book Volume 3”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.