Newsletter Nº136

Newsletter Nº136
Newsletter Nº136

Faz hoje anos que nascia, em 1823, Leopold Kronecker. Este matemático alemão trabalhou para unificar a aritmética, a álgebra e a análise, com especial interesse em funções elípticas, equações algébricas, teoria dos números, teoria dos determinantes e teoria das integrais simples e múltiplas. No entanto, os tópicos que ele estudou foram restringidos pelo facto de ele acreditar na redução de todas as matemáticas em argumentos envolvendo apenas os números inteiros e um número finito de etapas. Ele acreditava que a matemática deveria lidar apenas com números finitos e com um número finito de operações. Ele foi o primeiro a duvidar do significado de provas de existência não construtivas e acreditava que os números transcendentais não existiam. A função delta Kronecker é nomeada em sua homenagem.

Faz também anos hoje que nascia, em 1905, Gerard Kuiper. Este Astrónomo americano nascido na Holanda, descobriu Miranda, uma lua de Urano e Nereid, uma lua de Neptuno. O Kuiper Belt é chamado após a sua sugestão original de sua existência fora da órbita de Neptuno antes de ser confirmado como um cinto de pequenos corpos. Ele mediu o diâmetro de Plutão. Na atmosfera marciana, Kuiper detectou o dióxido de carbono, mas a ausência de oxigénio (1947). Na década de 1960, Kuiper foi pioneiro na observação infravermelha no ar usando uma aeronave Convair 990 e serviu como cientista-chefe para as sondas da nave Ranger da Lua. Ao analisar as fotografias da Ranger, ele identificou locais de aterragem na superfície lunar mais adequados para aterragens seguras com tripulação.

Completam-se hoje 45 anos que foi lançada a ultima missão Apollo – a Appolo 17. Com uma equipa de três astronautas composta pelo comandante Eugene Ceman, o piloto do modulo de comando Ronald Evans e pelo piloto do modulo lunar Harrison Schmitt foi a ultima a usar o hardware Apollo para o seu propósito original. Foi a primeira missão lançada durante a noite e a ultima a ser lançada pelo foguetão Saturno V. Com uma missão de três dias na superfície da Lua, no vale Taurus–Littrow foram recolhidos cerca de 110 Kg de amostras lunares e usados diversos instrumentos científicos para fazer medições. Foi a ultima vez que foi usado o Rover Lunar. A missão demorou um total 12 dias e cerca de 14 horas. O modulo de comando entrou na atmosfera terrestre no dia 15 de Dezembro.

Faz também 22 anos que a sonda espacial Galileo chegou a Jupiter. Foi lançada em 18 de Outubro de 1989, transportado pelo Space Shuttle Atlantis, na missão STS-34. Depois de voltas de assistência gravitacional de Vénus e Terra, tornou-se a primeira nave espacial a orbitar em Júpiter. Ela lançou a primeira sonda em Jupiter, medindo directamente sua atmosfera. Apesar de sofrer grandes problemas de antenas, Galileu alcançou o primeiro vôo de asteróides, de 951 Gaspra, e descobriu a primeira lua de asteróides, Dactyl, por volta de 243 Ida. Em 1994, Galileo observou a colisão do Comet Shoemaker-Levy 9 com Jupiter.

Esta semana ficámos a saber que, a Voyager 1, que se encontra em voo à 40 anos, a NASA voltou a ligar com sucesso os propulsores após 37 anos destes terem estado parados. A comunicação com a sonda demora cerca de 19 horas e 35 minutos a chegar à antena em Goldstone na Califórnia. Com o sucesso deste teste estima-se que a sonda possa ter mais dois ou três anos de vida. Estima-se que a sonda se encontre neste momento no espaço interestelar indo a caminho de uma estrela chamada AC + 79 que se encontra a 17,6 anos luz da Terra.

Tambem esta semana, um grupo de cientistas descobriram uma relíquia rara do universo: o buraco negro super-massivo mais distante. Este gigante que come matéria tem 800 milhões de vezes a massa do nosso Sol, que é surpreendentemente grande para a sua idade jovem. O buraco negro recentemente encontrado é material vorazmente devorador no centro de uma galáxia – um fenómeno chamado quasar. Este quasar é especialmente interessante porque vem de um momento em que o universo estava apenas começando a emergir de sua idade das trevas. A descoberta fornecerá informações fundamentais sobre o universo quando era apenas 5% da idade actual.

Por fim, a Google afirma que o programa de inteligência artificial AlphaGo Zero triunfou no xadrez contra o software especializado mundial em poucas horas do ensino do jogo a partir do zero. A divisão DeepMind da empresa diz que jogou 100 jogos contra o Stockfish 8 e ganhou ou empatou todos eles. Os especialistas já sugerem que a conquista fortalecerá a posição da empresa num sector competitivo. “Do ponto de vista científico, é o último de uma série de deslumbrantes resultados que o DeepMind produziu”, disse o professor Michael Wooldridge, da Universidade de Oxford, à BBC. “A trajetória geral em DeepMind parece ser para resolver um problema e, em seguida, demonstrar que ele realmente pode acelerar o desempenho, e isso é muito impressionante.”.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada a revista “The Official Raspberry Pi Beginner’s Book”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.