Newsletter Nº126

Newsletter Nº126
Newsletter Nº126

Faz hoje anos que nascia, em 1698, Pierre Louis Maupertuis. Este matemático e filósofo francês ficou conhecido na história por ter inventado o princípio da menor acção também conhecido por princípio de Maupertuis – uma equação integral que determina o caminho seguido por um sistema físico.
.
Faz também anos hoje que nascia, em 1852, Henri Moissan. Este químico francês ficou conhecido pelo seu trabalho no isolamento do flúor dos seus compostos. Este isolamento foi possível através da electrólise de uma solução de fluoreto de potássio em ácido fluorídrico. Foi também ele que desenvolveu o forno para produção industrial de acetileno.

Faz também anos que nascia, em 1860, Paul Ulrich Villard. Este químico e físico francês foi responsável pela descoberta dos raios gama. Ele estava a estudar as radiações de sais de urânio descobertos por Henri Becquerel quatro anos antes. As partículas carregadas cujos caminhos estavam dobrados num campo magnético eram conhecidas, mas Villard encontrou uma forma de radiação penetrante que não se desviou, mas chamou pouca atenção de cientistas contemporâneos.

Por fim faz anos hoje que nascia, em 1925, Seymour Cray. Este engenheiro electrotécnico norte-americano foi pioneiro no uso de transístores em computadores e depois desenvolveu supercomputadores maciços para gerir redes de informações empresariais e governamentais. Ele era o proeminente criador dos grandes computadores de alta velocidade conhecidos como supercomputadores. Considerado o pai dos supercomputadores, Cray e a sua companhia lançam em 1976 o Cray-1, um supercomputador onde tudo no computador era rápido, não apenas o processador. Este foi o primeiro supercomputador a implementar o desenho de processadores vector (também designados por array processor).

Na semana que passou a nave espacial Osiris-Rex usou a força gravítica da Terra para se lançar no caminho do asteriode Bennu. A nave espacial esteve a cerca de 17 mil quilómetros da Antartida antes de seguir uma rota para norte por cima do oceano Pacifico. A manobra permitiu que a nave pudesse ganhar a velocidade necessária para mudar a sua orbita.

Após cerca de um ano de trabalhos ficou finalmente concluída uma nova ligação entre a Virginia nos Estados Unidos e Bilbau em Espanha por cabo submarino. Esta infra-estrutura designada por Marea foi subsidiada pela Microsoft e pelo Facebook e será operada pela Telxius. Com mais de 6600 quilómetros e pesando cerca de 4.65 milhões de quilos pode transmitir mais de 160 terabits de informação por segundo.

Também esta semana, o computador Spaceborne da HPE foi ligado a bordo da estação espacial internacional. O Spaceborne é o primeiro sistema de computador comercial de alta performance (COTS) com um teraFLOP na Estação Espacial Internacional.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. É apresentada a revista MagPI Nº62.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.