Newsletter Nº125

Newsletter Nº125
News­let­ter Nº125

Faz hoje anos que nas­cia, em 1756, John Lou­don McA­dam. Este enge­nhei­ro esco­cês foi res­pon­sá­vel pela inven­ção do pro­ces­so de cons­tru­ção de estra­das desig­na­do por “Maca­dam”. Pedras eram colo­ca­das em três níveis, com as pedras mais peque­nas esma­ga­das colo­ca­das por cima. Isto pro­por­ci­o­na­va uma via­gem mais rápi­da e segu­ra. Mais tar­de, ele adi­ci­o­nou asfal­to para fixar a cama­da superior.
Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1832, Louis Paul Cail­le­tet. Este físi­co fran­cês des­ta­cou-se pelo seu tra­ba­lho sobre a lique­fa­ção de gases. Tra­ba­lhan­do no negó­cio de meta­lur­gia do seu pai, ele inves­ti­gou a per­me­a­bi­li­da­de do fer­ro ao hidro­gé­nio e outros gases, con­si­de­ran­do o com­por­ta­men­to impre­vi­sí­vel de alguns fer­ros em ter­mos de exces­so de gases dissolvidos.

Faz igual­men­te anos hoje que nas­cia, em 1853, Hei­ke Kamer­lingh Onnes. Este físi­co holan­dês ficou conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho sobre físi­ca de bai­xa tem­pe­ra­tu­ra onde ele liqui­di­fi­cou o hidro­gé­nio e o hélio. Dos seus estu­dos sobre a resis­tên­cia dos metais a bai­xas tem­pe­ra­tu­ras, ele des­co­briu a super­con­du­ti­vi­da­de (um esta­do em que cer­tos metais apre­sen­tam qua­se nenhu­ma resis­tên­cia eléc­tri­ca a uma tem­pe­ra­tu­ra pró­xi­ma do zero absoluto).

Faz tam­bém anos que nas­cia, em 1866, H. G. Wells. Este escri­tor inglês ficou conhe­ci­do na his­tó­ria por ter escri­to as obras “A maqui­na do tem­po” (1895), “A ilha do dr. More­au” (1896), “O homem invi­sí­vel” (1897), “A guer­ra dos mun­dos” (1898), entre outras. Por este moti­vo foi ape­li­da­do de “pai da fic­ção cien­ti­fi­ca” con­jun­ta­men­te com Jules Verne.

Por fim faz anos hoje que nas­cia, em 1926, Donald A. Gla­ser. Este físi­co e neu­ro-bio­lo­gis­ta nor­te-ame­ri­ca­no, ficou conhe­ci­do pela sua inven­ção da câma­ra de bolhas usa­da na físi­ca de par­tí­cu­las suba­tó­mi­cas. Nes­ta era pos­sí­vel cons­ta­tar que o com­por­ta­men­to de par­tí­cu­las suba­tó­mi­cas pode ser obser­va­do pelos tri­lhos que eles dei­xam. Uma foto­gra­fia ins­tan­tâ­nea regis­ta o cami­nho da par­tí­cu­la. A câma­ra de Gla­ser con­tém um líqui­do super-aque­ci­do man­ti­do em esta­do super-aque­ci­do e ins­tá­vel sem fer­ver. Um pis­tão que cau­sa uma dimi­nui­ção rápi­da da pres­são cria uma ten­dên­cia a fer­ver ao menor dis­túr­bio no líqui­do. Então, qual­quer par­tí­cu­la ató­mi­ca que pas­sa pela câma­ra dei­xa um tri­lho de peque­nas bolhas de gás cau­sa­das por uma fer­vu­ra ins­tan­tâ­nea ao lon­go do seu cami­nho onde os iões que ela cria ser­vem como cen­tros de desen­vol­vi­men­to de bolhas.

Na sema­na que pas­sou foi final­men­te anun­ci­a­do pela Ora­cle o Java SE 9 (JDK 9), Java Plat­form Enter­pri­se Edi­ti­on 8 (Java EE 8) e Java EE 8 Soft­ware Deve­lop­ment Kit (SDK). O JDK 9 é uma imple­men­ta­ção pron­ta para pro­du­ção da Java SE 9 Plat­form Spe­ci­fi­ca­ti­on, que foi apro­va­da recen­te­men­te jun­to com o Java EE 8 no Java Com­mu­nity Pro­cess (JCP). O Java SE 9 for­ne­ce mais de 150 novos recur­sos, incluin­do um novo sis­te­ma de módu­los e melho­ri­as que tra­zem mais esca­la­bi­li­da­de, segu­ran­ça melho­ra­da, melhor ges­tão de desem­pe­nho e desen­vol­vi­men­to mais fácil para a pla­ta­for­ma de pro­gra­ma­ção mais popu­lar do mun­do. O Java EE 8 moder­ni­za e sim­pli­fi­ca a pla­ta­for­ma Java EE para a cloud e micro­ser­vi­ces com actu­a­li­za­ções para oito espe­ci­fi­ca­ções principais.
Tam­bém esta sema­na, a Bai­du anun­ci­ou o Apol­lo 1.5 e um finan­ci­a­men­to de 0 mil milhões de yuan para desen­vol­vi­men­to da tec­no­lo­gia de con­du­ção autó­no­ma. O Apol­lo 1.5 é a últi­ma ver­são da pla­ta­for­ma autó­no­ma de códi­go aber­to Apol­lo da empre­sa e já reú­ne 70 for­tes par­cei­ros. Com base no Apol­lo 1.0, o Apol­lo 1.5 abre cin­co recur­sos prin­ci­pais adi­ci­o­nais que inclu­em per­cep­ção de obs­tá­cu­los, pla­ne­a­men­to, simu­la­ção em cloud, mapas de alta defi­ni­ção (HD) e deep lear­ning end-to-end, for­ne­cen­do solu­ções mais abran­gen­tes para desen­vol­ve­do­res e par­cei­ros de ecos­sis­te­mas para ace­le­rar a implan­ta­ção da con­du­ção autónoma.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­da a revis­ta His­pa­brick Nº28 assim como os livros “Sup­por­ting Python 3”, “Spring Fra­mework Refe­ren­ce Docu­men­ta­ti­on”, “Inter­net of Things in five days”, “Java Plat­form, Enter­pri­se Edi­ti­on — The Java EE Tuto­ri­al Rele­a­se 7”, “Open­CL Pro­gram­ming Gui­de for the CUDA Archi­tec­tu­re” e “Linux Fundamentals”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.