Newsletter Nº127

Newsletter Nº127
Newsletter Nº127

Faz hoje anos que nascia, em 1781, Bernard Bolzano. Este Matemático e teólogo checo que fez contribuições significativas tanto para a matemática como para a teoria do conhecimento. Ele forneceu uma prova mais detalhada para o teorema binomial em 1816 e sugeriu os meios de distinguir entre classes finitas e infinitas. Bolzano ajudou a estabelecer as bases da análise (por exemplo, o teorema de Bolzano-Weierstrass), tentou elaborar o método matemático e antecipou algumas idéias básicas da teoria dos conjuntos de Cantor.

Faz também anos hoje que nascia, em 1864, Louis Lumière. Este inventor francês, trabalhou com seu irmão Auguste, para criar equipamentos pioneiros de filmagem. Louis inventou o projector e a câmara de duas funções “Cinématographe” de 25 lb, que melhoraram o Kinetoscope de Thomas Edison, adicionando um mecanismo de movimento de filme intermitente (baseado na máquina de costura). A 13 de Fevereiro de 1895, eles patentearam em conjunto o dispositivo (como era costume). Foi demonstrado pela primeira vez a uma audiência convocada em 22 de Março de 1895, mostrando seu primeiro filme para um público convidado que viu “La Sortie des ouvriers de l’usine Lumière” mostrando trabalhadores que saem da fábrica de Lumière. A primeira exibição pública de sucesso em 28 de Dezembro de 1895 de seus filmes em Paris foi o “nascimento” do cinema.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1882, Robert H. Goddard. Este físico e engenheiro de foguetes, e inventor norte-americano ficou conhecido como o “pai do foguetão moderno”. Desde os 17 anos, Goddard estava interessado em foguetes (1899) e, em 1908, realizou testes estáticos com pequenos foguetes de combustível sólido. Ele desenvolveu a teoria matemática da propulsão do foguete (1912) e provou que os foguetes funcionariam no vácuo para o vôo espacial (1915). Durante a Primeira Guerra Mundial, Goddard desenvolveu armas de foguete. Ele escreveu um Método de Alcance de Altitudes Extremas, em 1919. Durante as duas décadas seguintes, ele produziu uma série de grandes foguetes de combustível líquido na sua fábrica de foguetes em Roswell. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele desenvolveu a descolagem assistida por foguetes de aviões de transporte da Marinha e motores de foguete de combustível de propulsão variável. Quando morreu, Goddard tinha 214 patentes em foguetões.

Faz hoje anos que nascia, em 1889, Dirk Coster. Este físico holandês que (trabalhando com Georg von Hevesy) descobriu o elemento háfnio aplicando habilmente o método de análise de raios X de Henry Moseley para distinguir as linhas espectrais do háfnio, apesar da distracção de algumas linhas estranhas. Niels Bohr sugeriu que eles observassem de perto um minério de zircónio, um homólogo, para o novo elemento. Bohr ouviu por telefone seu sucesso no dia da sua conferência do Prémio Nobel (11 de dezembro de 1922), em que ele anunciou sua descoberta. O elemento, no.72, foi nomeado para Hafnia, o antigo nome romano para Copenhaga. Anteriormente, trabalhando no laboratório de Bohr em Copenhaga, Coster usou raios-X para fornecer dados experimentais para apoiar a teoria da estrutura atómica de Bohr e a tabela periódica.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1930, Reinhard Selten. Este Matemático alemão que partilhou o Prémio Nobel de Economia de 1994 com John F. Nash e John C. Harsanyi pelo desenvolvimento da teoria dos jogos, um ramo de matemática que examina rivalidades entre concorrentes com interesses mistos. Selten conseguiu um avanço decisivo na teoria dos jogos: a introdução dos conceitos de equação subjuntiva perfeita e perfeita reduziu o conjunto da Equillibria de Nash drasticamente excluindo ameaças que não são credíveis. Assim, podem ser feitas previsões mais precisas e sensíveis para muitos jogos, e. mercados. Além disso, a teoria do jogo encontrou aplicações em todas as ciências sociais e até mesmo em biologia.

Na semana que passou a SpaceX anunciou a intenção de substituir o Falcon 9 e Falcon Heavy e o Dragon por uma nova nave espacial. O plano é, em parte, ter um veículo menor do que o originalmente planeado para uso em missões de Marte, que é “ainda muito grande”, mas também é prático para uso para “tudo o que é necessário para uma maior actividade em órbita terrestre”.

Também nesta semana que passou Elon Musk que há muito sonha em criar uma colónia humana em Marte, está a planear construir uma nova nave designada por “BFR” capaz de viajar até qualquer lugar da Terra em menos de uma hora. Se o conceito se tornar realidade, Musk disse que uma viagem de Nova York a Xangai pode ser feita em cerca de 30 minutos. O anúncio de surpresa significa que a sua Space Exploration Technologies Corp., que já abanou a indústria aeroespacial com lançamentos reutilizáveis, planeia transportar seres humanos não apenas para planetas distantes, mas também sobre este, criando um desafio potencialmente competitivo para a indústria aérea comercial.

E fez ontem 60 anos que foi lançado o famoso satélite Sputnik-1. Com um diâmetro de 58 centímetros e um peso de cerca de 84 Kg este foi o primeiro satélite artificial da Terra. Equipado com 4 antenas de rádio era capaz de emitir sinais de rádio. O satélite viajava a cerca de 2 mil quilómetros por hora e completava uma orbita à terra em cerca de 96.2 minutos. Transmitiu sinais durante 21 dias. Foi destruído na reentrada na atmosfera da Terra a 4 de Janeiro de 1958, depois de viajar cerca de 70 milhões de quilómetros em 1440 orbitas a volta da Terra.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como vários modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada a revista newelectronics de 26 de Setembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.