Newsletter Nº123

Newsletter Nº123
News­let­ter Nº123

Faz hoje anos que nas­cia, em 1829, August Keku­lé. Este quí­mi­co ale­mão ficou conhe­ci­do por ter inven­ta­do a estru­tu­ra do anel de áto­mos de car­bo­no em molé­cu­las orgâ­ni­cas. Ele deter­mi­nou a tetra­va­lên­cia de car­bo­no e sua capa­ci­da­de de ligar cadei­as e for­mar radi­cais poli­va­len­tes. Além dis­so, ele ima­gi­na­va liga­ções duplas ou até tri­plas entre os áto­mos de car­bo­no nes­sas cadei­as. Depois de um sonho que teve, cri­ou a fór­mu­la hexa­go­nal do benzeno.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1912, David Pac­kard. Este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co nas­ceu no Colo­ra­do e ficou conhe­ci­do por ter cri­a­do con­jun­ta­men­te com um cole­ga e ami­go, Wil­li­am Hewlett, a Hewlett-Pac­kard. O pri­mei­ro pro­du­to da HP foi um osci­la­dor de áudio de resis­tên­cia-capa­ci­tân­cia base­a­do num pro­je­to desen­vol­vi­do por Hewlett quan­do ele esta­va na esco­la de pós-gra­du­a­ção, que foi ven­di­do aos estú­di­os Walt Dis­ney para uso no som do fil­me Fan­ta­sia. Na com­pa­nhia Pac­kard era o ges­tor e Hewlett asse­gu­ra­va as diver­sas ino­va­ções téc­ni­cas. Pos­te­ri­or­men­te foi secre­tá­rio de defe­sa dos Esta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca entre 1969 e 1971.

Faz igual­men­te anos hoje que nas­cia, em 1914, James Van Allen. Este cien­tis­ta espa­ci­al nor­te-ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do pela des­co­ber­ta da mag­ne­to-esfe­ra Ter­res­tre. Esta carac­te­ri­za-se por duas zonas toroi­dais de radi­a­ção devi­do a par­tí­cu­las pre­sas car­re­ga­das que cir­cun­dam a Ter­ra (tam­bém conhe­ci­do como cin­tos de radi­a­ção Van Allen). Os cin­tos de radi­a­ção Van Allen foram nome­a­dos após ele, após sua des­co­ber­ta por ins­tru­men­tos de tubo Gei­ger-Mül­ler colo­ca­dos nos saté­li­tes Explo­rer 1, Explo­rer 3 e Pio­ne­er 3.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1955, Efim Isa­a­ko­vi­ch Zel­ma­nov. Este Mate­má­ti­co rus­so ficou conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho sobre pro­ble­mas com­bi­na­tó­ri­os na álge­bra não asso­ci­a­ti­va e na teo­ria de gru­pos e, em par­ti­cu­lar, a solu­ção do pro­ble­ma Res­tri­to de Burn­si­de. O pro­ble­ma Res­tri­to de Burn­si­de que ele resol­veu foi uma con­di­ção mais estri­ta decor­ren­te da per­gun­ta de Burn­si­de em 1902 se um gru­po fini­ta­men­te gera­do no qual cada ele­men­to tem ordem fini­ta é finito.

Esta sema­na ficá­mos a saber que a Lilium asse­gu­rou um finan­ci­a­men­to de 90 Milhões de dóla­res. A Lilium é uma start-up dedi­ca-se ao fabri­co de um avião de des­co­la­gem ver­ti­cal. O inves­ti­men­to será usa­do para o desen­vol­vi­men­to do Jet Lilium de cin­co luga­res que voa­rá comer­ci­al­men­te, bem como para aumen­tar a equi­pa atu­al de mais de 70 colaboradores.

Ficá­mos igual­men­te a saber que a nos­sa estre­la, o Sol, envi­ou dois fla­res classe‑X, con­si­de­ra­dos os mais for­tes da década.
Os fla­res sola­res são explo­sões gigan­tes na super­fí­cie do Sol que ocor­rem quan­do as linhas de cam­po mag­né­ti­co retor­ci­das de repen­te encai­xam e liber­tam enor­mes quan­ti­da­des de energia.
Embo­ra os rai­os não pas­sem a atmos­fe­ra, eles afec­tam os sis­te­mas de que encon­tram a gra­vi­tar à vol­ta da Ter­ra como por exem­plo os sis­te­mas de posi­ci­o­na­men­to glo­bal GPS e os sis­te­ma de rádio.

Esta quin­ta-fei­ta a Spa­ceX lan­çou com suces­so o mis­te­ri­o­so avião espa­ci­al X‑37B e recu­pe­ra o pri­mei­ro está­gio do seu fogue­tão. A Spa­ceX é o úni­co lan­ça­dor de fogue­tões além da Uni­ted Laun­ch Alli­an­ce, a con­se­guir este fei­to e aju­da­rá a garan­tir que a obten­ção mais negó­ci­os, no futu­ro, rela­ci­o­na­dos com a defe­sa Norte-americana.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.