Newsletter Nº123

Newsletter Nº123
Newsletter Nº123

Faz hoje anos que nascia, em 1829, August Kekulé. Este químico alemão ficou conhecido por ter inventado a estrutura do anel de átomos de carbono em moléculas orgânicas. Ele determinou a tetravalência de carbono e sua capacidade de ligar cadeias e formar radicais polivalentes. Além disso, ele imaginava ligações duplas ou até triplas entre os átomos de carbono nessas cadeias. Depois de um sonho que teve, criou a fórmula hexagonal do benzeno.

Faz também anos hoje que nascia, em 1912, David Packard. Este engenheiro electrotécnico nasceu no Colorado e ficou conhecido por ter criado conjuntamente com um colega e amigo, William Hewlett, a Hewlett-Packard. O primeiro produto da HP foi um oscilador de áudio de resistência-capacitância baseado num projeto desenvolvido por Hewlett quando ele estava na escola de pós-graduação, que foi vendido aos estúdios Walt Disney para uso no som do filme Fantasia. Na companhia Packard era o gestor e Hewlett assegurava as diversas inovações técnicas. Posteriormente foi secretário de defesa dos Estados Unidos da América entre 1969 e 1971.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1914, James Van Allen. Este cientista espacial norte-americano ficou conhecido pela descoberta da magneto-esfera Terrestre. Esta caracteriza-se por duas zonas toroidais de radiação devido a partículas presas carregadas que circundam a Terra (também conhecido como cintos de radiação Van Allen). Os cintos de radiação Van Allen foram nomeados após ele, após sua descoberta por instrumentos de tubo Geiger-Müller colocados nos satélites Explorer 1, Explorer 3 e Pioneer 3.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1955, Efim Isaakovich Zelmanov. Este Matemático russo ficou conhecido pelo seu trabalho sobre problemas combinatórios na álgebra não associativa e na teoria de grupos e, em particular, a solução do problema Restrito de Burnside. O problema Restrito de Burnside que ele resolveu foi uma condição mais estrita decorrente da pergunta de Burnside em 1902 se um grupo finitamente gerado no qual cada elemento tem ordem finita é finito.

Esta semana ficámos a saber que a Lilium assegurou um financiamento de 90 Milhões de dólares. A Lilium é uma start-up dedica-se ao fabrico de um avião de descolagem vertical. O investimento será usado para o desenvolvimento do Jet Lilium de cinco lugares que voará comercialmente, bem como para aumentar a equipa atual de mais de 70 colaboradores.

Ficámos igualmente a saber que a nossa estrela, o Sol, enviou dois flares classe-X, considerados os mais fortes da década.
Os flares solares são explosões gigantes na superfície do Sol que ocorrem quando as linhas de campo magnético retorcidas de repente encaixam e libertam enormes quantidades de energia.
Embora os raios não passem a atmosfera, eles afectam os sistemas de que encontram a gravitar à volta da Terra como por exemplo os sistemas de posicionamento global GPS e os sistema de rádio.

Esta quinta-feita a SpaceX lançou com sucesso o misterioso avião espacial X-37B e recupera o primeiro estágio do seu foguetão. A SpaceX é o único lançador de foguetões além da United Launch Alliance, a conseguir este feito e ajudará a garantir que a obtenção mais negócios, no futuro, relacionados com a defesa Norte-americana.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.