Newsletter Nº167

Newsletter Nº167
News­let­ter Nº167

Faz hoje anos que nas­cia, em 1854, Geor­ge East­man. Este inven­tor e indus­tri­al nor­te-ame­ri­ca­no foi um fabri­can­te pio­nei­ro de mate­ri­ais foto­grá­fi­cos, incluin­do lami­na­dos (paten­te­a­do pela pri­mei­ra vez a 14 de Outu­bro de 1884) e a câma­ra Kodak (paten­te­a­da a 4 de Setem­bro de 1888). Ele fun­dou a East­man-Kodak Com­pany, que duran­te anos man­te­ve um mono­pó­lio vir­tu­al na indús­tria de câma­ras e fil­mes. A intro­du­ção da pri­mei­ra câma­ra Kodak (uma pala­vra cunha­da, 1888, que se tor­nou uma mar­ca regis­ta­da) aju­dou a pro­mo­ver a foto­gra­fia ama­do­ra em lar­ga escala.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1895, Buck­mins­ter Ful­ler. Este inven­tor, edu­ca­dor, autor, filó­so­fo, enge­nhei­ro e arqui­tec­to nor­te-ame­ri­ca­no que desen­vol­veu a cúpu­la geo­dé­si­ca. Esta gran­de cúpu­la pode ser colo­ca­da direc­ta­men­te no solo como uma estru­tu­ra com­ple­ta. Não há limi­te para o tama­nho para o qual ele pode ser cons­truí­do e reter resis­tên­cia estru­tu­ral sufi­ci­en­te. Ful­ler tam­bém inven­tou uma ampla gama de outras máqui­nas de mudan­ça de para­dig­ma e sis­te­mas estru­tu­rais. Ele esta­va espe­ci­al­men­te inte­res­sa­do em pro­jec­tos de alta resis­tên­cia ao peso, com um máxi­mo de uti­li­da­de para o míni­mo de mate­ri­al. Os seus pro­jec­tos e filo­so­fia de enge­nha­ria são par­te da fun­da­ção da esté­ti­ca con­tem­po­râ­nea de design de alta tec­no­lo­gia. Ele deti­nha mais de 2000 patentes.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1913, Wil­lis Lamb. Este físi­co nor­te-ame­ri­ca­no e ven­ce­dor em comum, com Poly­karp Kus­ch, do Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1955 “por suas des­co­ber­tas sobre a estru­tu­ra fina do espec­tro de hidro­gé­nio”. O seu tra­ba­lho expe­ri­men­tal esti­mu­lou refi­na­men­tos nas teo­ri­as quân­ti­cas dos fenó­me­nos electromagnéticos.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1928, Eli­as James Corey. Este quí­mi­co orgâ­ni­co nor­te-ame­ri­ca­no, ven­ce­dor do Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca em 1990 “pelo seu desen­vol­vi­men­to da teo­ria e meto­do­lo­gia da sín­te­se orgâ­ni­ca”. Ele é conhe­ci­do prin­ci­pal­men­te pelo seu tra­ba­lho em aná­li­ses assis­ti­das por com­pu­ta­dor de pro­ble­mas de sín­te­se. Usan­do a “aná­li­se retro-sin­té­ti­ca”, uma molé­cu­la alvo pode ser divi­di­da por eta­pas rever­sí­veis em com­pos­tos mais sim­ples e pron­ta­men­te dis­po­ní­veis, o que é mui­to auxi­li­a­do pelo uso de com­pu­ta­do­res. Corey sin­te­ti­zou mais de 100 subs­tân­ci­as pela pri­mei­ra vez, incluin­do ter­pe­nos (hidro­car­bo­ne­tos de óleo vege­tal) e gin­ko­li­de B (um extrac­to da árvo­re gin­ko usa­do para con­tro­lar a asma).

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que a Lockhe­ed Mar­tin cri­ou uma cúpu­la de titâ­nio impres­sa em 3‑D para tan­ques de com­bus­tí­vel de saté­li­tes. O vei­cu­lo de 1,16 metros de diâ­me­tro com­ple­tou as roda­das finais de tes­tes de qua­li­da­de este mês, fina­li­zan­do um pro­gra­ma de desen­vol­vi­men­to de vári­os anos para cri­ar tan­ques gigan­tes de alta pres­são que trans­por­tam com­bus­tí­vel a bor­do de satélites.

Tam­bém esta sema­na, a OPENER, Inc., pio­nei­ra em veí­cu­los aére­os para via­gens de con­su­mi­do­res, reve­lou hoje o Black­Fly; a pri­mei­ra aero­na­ve ultra-leve de des­co­la­gem e ater­ra­gem ver­ti­cal de asa fixa total­men­te elé­tri­ca ultra­le­ve (VTOL). O Black­Fly é um Veí­cu­lo Aéreo Pes­so­al (PAV) de assen­to úni­co pro­jec­ta­do e cons­truí­do para um novo mun­do de trans­por­te tri­di­men­si­o­nal. Black­Fly é sim­ples de domi­nar e não requer licen­ci­a­men­to for­mal (nos EUA) ou habi­li­da­des espe­ci­ais para ope­rar com segu­ran­ça. Embo­ra o Black­Fly tenha recur­sos anfí­bi­os com­ple­tos, ele é pro­jec­ta­do prin­ci­pal­men­te para ope­rar facil­men­te a par­tir de peque­nas áre­as rel­va­das e per­cor­rer dis­tân­ci­as de até 40 qui­ló­me­tros a uma velo­ci­da­de de 100 km/h (res­tri­ção dos EUA).

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta newe­lec­tro­nics de 10 de Julho de 2018.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.