Newsletter Nº168

Newsletter Nº168
Newsletter Nº168

Faz anos hoje que nascia, em 1814, Samuel Colt. Este fabricante norte-americano de armas de fogo popularizou o revólver Colt 45 e outras armas de fogo. Enquanto marinheiro aprendiz, ele fez um modelo de madeira de uma pistola automática de revólver (talvez inspirada na roda do navio) e ao retornar aos EUA fez modelos de metal, pediu patentes e fez uma tornee como “Dr. Coult”, ganhando assim o dinheiro que precisava para começar a fabricação. A sua fábrica foi uma das mais inovadoras no uso da técnica de produção em massa. O seu estilo de vendas e auto-promoção de Barnum também popularizou o seu produto.

Faz também anos hoje que nascia, em 1846, Edward Charles Pickering. Nasceu em Boston, Massachusetts, este físico e astrónomo dos EUA. Depois de se formar em Harvard, leccionou física por dez anos no MIT, onde construiu o primeiro laboratório de física instrucional dos Estados Unidos. Aos 30 anos, ele dirigiu o Harvard College Observatory por 42 anos. As suas observações foram assistidas por uma equipa de mulheres, incluindo Annie Jump Cannon. Ele introduziu o uso do fotómetro meridiano para medir a magnitude das estrelas e estabeleceu a Harvard Photometry (1884), o primeiro grande catálogo fotométrico. Ao estabelecer uma estação no Peru (1891) para fazer as fotografias do sul, ele publicou o primeiro mapa fotográfico de todo o céu (1903).

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1865, Georges Friedel. Este Cristalógrafo francês formulou leis básicas sobre a morfologia externa e estrutura interna dos cristais. Ele era o filho de Charles Friedel (1832-1899), mineralogista francês e químico orgânico. Ele reconheceu, em 1892, que os cristais líquidos tinham três tipos de organização (mesofases). Em 1893, tornou-se professor na Escola Nacional das Minas em Saint-Etienne.

Nesta semana que passou a Rolls-Royce revelou um conceito de veículo de descolagem e aterragem vertical (EVTOL) no Farnborough International Airshow 2018. O projecto pode ser adaptado para transporte pessoal, transporte público, logística e aplicações militares e é baseado sobre tecnologias que já existem ou estão actualmente em desenvolvimento. Pode levar para o céu logo no início dos anos 2020.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista hackspace nº9.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.