Newsletter Nº167

Newsletter Nº167
Newsletter Nº167

Faz hoje anos que nascia, em 1854, George Eastman. Este inventor e industrial norte-americano foi um fabricante pioneiro de materiais fotográficos, incluindo laminados (patenteado pela primeira vez a 14 de Outubro de 1884) e a câmara Kodak (patenteada a 4 de Setembro de 1888). Ele fundou a Eastman-Kodak Company, que durante anos manteve um monopólio virtual na indústria de câmaras e filmes. A introdução da primeira câmara Kodak (uma palavra cunhada, 1888, que se tornou uma marca registada) ajudou a promover a fotografia amadora em larga escala.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1895, Buckminster Fuller. Este inventor, educador, autor, filósofo, engenheiro e arquitecto norte-americano que desenvolveu a cúpula geodésica. Esta grande cúpula pode ser colocada directamente no solo como uma estrutura completa. Não há limite para o tamanho para o qual ele pode ser construído e reter resistência estrutural suficiente. Fuller também inventou uma ampla gama de outras máquinas de mudança de paradigma e sistemas estruturais. Ele estava especialmente interessado em projectos de alta resistência ao peso, com um máximo de utilidade para o mínimo de material. Os seus projectos e filosofia de engenharia são parte da fundação da estética contemporânea de design de alta tecnologia. Ele detinha mais de 2000 patentes.

Faz também anos hoje que nascia, em 1913, Willis Lamb. Este físico norte-americano e vencedor em comum, com Polykarp Kusch, do Prémio Nobel de Física em 1955 “por suas descobertas sobre a estrutura fina do espectro de hidrogénio”. O seu trabalho experimental estimulou refinamentos nas teorias quânticas dos fenómenos electromagnéticos.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1928, Elias James Corey. Este químico orgânico norte-americano, vencedor do Prémio Nobel de Química em 1990 “pelo seu desenvolvimento da teoria e metodologia da síntese orgânica”. Ele é conhecido principalmente pelo seu trabalho em análises assistidas por computador de problemas de síntese. Usando a “análise retro-sintética”, uma molécula alvo pode ser dividida por etapas reversíveis em compostos mais simples e prontamente disponíveis, o que é muito auxiliado pelo uso de computadores. Corey sintetizou mais de 100 substâncias pela primeira vez, incluindo terpenos (hidrocarbonetos de óleo vegetal) e ginkolide B (um extracto da árvore ginko usado para controlar a asma).

Nesta semana que passou ficámos a saber que a Lockheed Martin criou uma cúpula de titânio impressa em 3-D para tanques de combustível de satélites. O veiculo de 1,16 metros de diâmetro completou as rodadas finais de testes de qualidade este mês, finalizando um programa de desenvolvimento de vários anos para criar tanques gigantes de alta pressão que transportam combustível a bordo de satélites.

Também esta semana, a OPENER, Inc., pioneira em veículos aéreos para viagens de consumidores, revelou hoje o BlackFly; a primeira aeronave ultra-leve de descolagem e aterragem vertical de asa fixa totalmente elétrica ultraleve (VTOL). O BlackFly é um Veículo Aéreo Pessoal (PAV) de assento único projectado e construído para um novo mundo de transporte tridimensional. BlackFly é simples de dominar e não requer licenciamento formal (nos EUA) ou habilidades especiais para operar com segurança. Embora o BlackFly tenha recursos anfíbios completos, ele é projectado principalmente para operar facilmente a partir de pequenas áreas relvadas e percorrer distâncias de até 40 quilómetros a uma velocidade de 100 km/h (restrição dos EUA).

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista newelectronics de 10 de Julho de 2018.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.