Faz hoje anos que nascia, em 1786, o engenheiro francês Marc Séguin. Ele é o inventor da ponte suspensa com cabo de arame e da caldeira com motor a vapor tubular. Séguin (um sobrinho de Joseph Montgolfier, o balonista pioneiro) desenvolveu um interesse inicial em maquinaria. Em 1822, ele estava a estudar a resistência dos cabos de arame. Com o seu irmão Camille, estudou os princípios da ponte suspensa, na altura construída com cabos de corrente. Em 1824, construíram uma ponte suspensa de cabos de arame paralelos sobre o rio Rhône em Tournon, a primeira ponte deste tipo, depois copiada em todo o mundo. Séguin também melhorou a eficiência da locomotiva com a sua invenção da caldeira de tubos de fogo múltiplos, no lugar da caldeira de tubos de água utilizada pelos primeiros motores a vapor. Os irmãos colaboraram na construção da primeira estrada de ferro francesa (1824–33).
Faz também hoje anos que nascia, em 1818, o inventor alemao-americano Heinrich Göbel. Ele tinha desenvolvido lâmpadas incandescentes comparáveis às inventadas em 1879 por Thomas Alva Edison. Göbel nunca solicitou uma patente. Em 1893, a Edison Electric Light Company processou três fabricantes de lâmpadas incandescentes por infringir a patente de Edison. A defesa dessas empresas alegou que a patente de Edison foi anulada por causa da mesma invenção de Göbel 25 anos antes, que veio a ser conhecida como a “defesa de Göbel”.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1860, o inventor norte-americano Charles Gordon Curtis. Ele concebeu uma turbina de vapor amplamente utilizada em centrais eléctricas e em propulsão marítima. Ele foi advogado de patentes durante oito anos. Patenteou a primeira turbina de gás dos Estados Unidos (1899). Entre as suas outras realizações, a turbina de vapor de múltiplos estágios Curtis (patenteada em 1896, vendeu direitos à GE em 1901) exigiu um décimo do espaço e pesou um oitavo tanto quanto as máquinas que substituiu. O gerador Curtis era a turbina de vapor mais potente do mundo e representava um avanço significativo na capacidade das turbinas de vapor. Apesar da sua elevada potência, esta máquina custou muito menos do que os geradores de motores a vapor alternativos contemporâneos com a mesma potência.
Faz também hoje anos que nascia, em 1918, o físico sueco Kai Manne Börje Siegbahn. Ele partilhou (com Nicolaas Bloembergen e Arthur L.Schawlow) o Prémio Nobel da Física de 1981 por “a sua contribuição para o desenvolvimento da espectroscopia electrónica de alta resolução”. Ele analisou os electrões resultantes que foram eliminados do interior de um átomo por um fotão de raios X de alta energia. Assim, pôde medir a energia de ligação de electrões atómicos com maior precisão do que era possível anteriormente. Além disso, uma vez que essa energia de ligação dependia um pouco do ambiente químico do átomo, isto proporcionou uma nova ferramenta de análise química-ESCA (Electron Spectroscopy for Chemical Analysis). A ESCA é agora utilizada por centenas de laboratórios em todo o mundo para investigar reacções de superfície, tais como corrosão ou reacções catalíticas, e outras também de grande importância na química industrial. O seu pai, Karl Manne Georg Siegbahn, recebeu o Prémio Nobel da Física de 1924.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1927, o físico suíço K. Alex Müller. Ele partilhou (com J. Georg Bednorz) o Prémio Nobel da Física de 1987 pela sua descoberta conjunta da supercondutividade em certas substâncias a temperaturas mais elevadas do que se pensava ser possível alcançar anteriormente. Assustaram o mundo ao relatar a supercondutividade num material cerâmico estratificado a uma temperatura então recorde de 33 graus acima de zero absoluto. A sua descoberta estabeleceu novas pesquisas em todo o mundo sobre materiais relacionados que produziram dezenas de novos supercondutores, acabando por atingir uma temperatura de transição de 135 kelvin.
Em 1902, Pierre e Marie Curie isolaram um grama de cloreto de rádio puro, a primeira amostra do elemento radioactivo. Tinham-no refinado a partir de oito toneladas de minério de pitchblende. Anteriormente, em 1898, os Curies descobriram a radioactividade do pitchblende, que mais tarde identificaram como sendo devida ao rádio e ao polónio. Pelo seu trabalho de isolamento do sal de rádio em 1902, foi-lhe concedido o doutoramento em ciências em Junho de 1903. O Prémio Nobel da Física foi atribuído em 1903, conjuntamente a Marie e ao seu marido, Pierre. Marie continuou o seu trabalho e finalmente conseguiu isolar o rádio puro metálico em 1910. Recebeu o Prémio Nobel da Química em 1911, tornando-se a primeira pessoa a ganhar dois Nobels.
Nesta semana que passou foi lançada a nova versão da distribuição Fedora para linux. A versão 38 foi lançada antes do prazo e traz como principais novidades o GNOME 44, o gestor de pacotes dnf5, a versão 13 do compilador GCC, Golang 1.20, LLVM 16, Ruby 3.2, TeXLive 2022, PHP 8.2, Python 3.11 assim como o Kernel Linux 6.2.
Foi também lançada nesta semana que passou a nova versão da distribuição de Linux Ubuntu. A versão 23.04 designada por Lunar Lobster tem como principais novidades um novo instalador, atualização do Python 3.11, golang 1.20, Rust 1.67, OpenJDK 17, Ruby 3.1, o GNOME 44, Firefox 111, Libreoffice 7.5.2 e muitas outras atualizações de pacotes de software open source populares. Vem também com o Kernel 6.2 do Linux.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.