Newsletter Nº416

Newsletter Nº416
News­let­ter Nº416

Faz hoje anos que nas­cia, em 1786, o enge­nhei­ro fran­cês Marc Séguin. Ele é o inven­tor da pon­te sus­pen­sa com cabo de ara­me e da cal­dei­ra com motor a vapor tubu­lar. Séguin (um sobri­nho de Joseph Mont­gol­fi­er, o balo­nis­ta pio­nei­ro) desen­vol­veu um inte­res­se ini­ci­al em maqui­na­ria. Em 1822, ele esta­va a estu­dar a resis­tên­cia dos cabos de ara­me. Com o seu irmão Camil­le, estu­dou os prin­cí­pi­os da pon­te sus­pen­sa, na altu­ra cons­truí­da com cabos de cor­ren­te. Em 1824, cons­truí­ram uma pon­te sus­pen­sa de cabos de ara­me para­le­los sobre o rio Rhô­ne em Tour­non, a pri­mei­ra pon­te des­te tipo, depois copi­a­da em todo o mun­do. Séguin tam­bém melho­rou a efi­ci­ên­cia da loco­mo­ti­va com a sua inven­ção da cal­dei­ra de tubos de fogo múl­ti­plos, no lugar da cal­dei­ra de tubos de água uti­li­za­da pelos pri­mei­ros moto­res a vapor. Os irmãos cola­bo­ra­ram na cons­tru­ção da pri­mei­ra estra­da de fer­ro fran­ce­sa (1824–33).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1818, o inven­tor ale­mao-ame­ri­ca­no Hein­ri­ch Göbel. Ele tinha desen­vol­vi­do lâm­pa­das incan­des­cen­tes com­pa­rá­veis às inven­ta­das em 1879 por Tho­mas Alva Edi­son. Göbel nun­ca soli­ci­tou uma paten­te. Em 1893, a Edi­son Elec­tric Light Com­pany pro­ces­sou três fabri­can­tes de lâm­pa­das incan­des­cen­tes por infrin­gir a paten­te de Edi­son. A defe­sa des­sas empre­sas ale­gou que a paten­te de Edi­son foi anu­la­da por cau­sa da mes­ma inven­ção de Göbel 25 anos antes, que veio a ser conhe­ci­da como a “defe­sa de Göbel”.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1860, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Char­les Gor­don Cur­tis. Ele con­ce­beu uma tur­bi­na de vapor ampla­men­te uti­li­za­da em cen­trais eléc­tri­cas e em pro­pul­são marí­ti­ma. Ele foi advo­ga­do de paten­tes duran­te oito anos. Paten­te­ou a pri­mei­ra tur­bi­na de gás dos Esta­dos Uni­dos (1899). Entre as suas outras rea­li­za­ções, a tur­bi­na de vapor de múl­ti­plos está­gi­os Cur­tis (paten­te­a­da em 1896, ven­deu direi­tos à GE em 1901) exi­giu um déci­mo do espa­ço e pesou um oita­vo tan­to quan­to as máqui­nas que subs­ti­tuiu. O gera­dor Cur­tis era a tur­bi­na de vapor mais poten­te do mun­do e repre­sen­ta­va um avan­ço sig­ni­fi­ca­ti­vo na capa­ci­da­de das tur­bi­nas de vapor. Ape­sar da sua ele­va­da potên­cia, esta máqui­na cus­tou mui­to menos do que os gera­do­res de moto­res a vapor alter­na­ti­vos con­tem­po­râ­ne­os com a mes­ma potência.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1918, o físi­co sue­co Kai Man­ne Bör­je Sieg­bahn. Ele par­ti­lhou (com Nico­la­as Blo­em­ber­gen e Arthur L.Schawlow) o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1981 por “a sua con­tri­bui­ção para o desen­vol­vi­men­to da espec­tros­co­pia elec­tró­ni­ca de alta reso­lu­ção”. Ele ana­li­sou os elec­trões resul­tan­tes que foram eli­mi­na­dos do inte­ri­or de um áto­mo por um fotão de rai­os X de alta ener­gia. Assim, pôde medir a ener­gia de liga­ção de elec­trões ató­mi­cos com mai­or pre­ci­são do que era pos­sí­vel ante­ri­or­men­te. Além dis­so, uma vez que essa ener­gia de liga­ção depen­dia um pou­co do ambi­en­te quí­mi­co do áto­mo, isto pro­por­ci­o­nou uma nova fer­ra­men­ta de aná­li­se quí­mi­ca-ESCA (Elec­tron Spec­tros­copy for Che­mi­cal Analy­sis). A ESCA é ago­ra uti­li­za­da por cen­te­nas de labo­ra­tó­ri­os em todo o mun­do para inves­ti­gar reac­ções de super­fí­cie, tais como cor­ro­são ou reac­ções cata­lí­ti­cas, e outras tam­bém de gran­de impor­tân­cia na quí­mi­ca indus­tri­al. O seu pai, Karl Man­ne Georg Sieg­bahn, rece­beu o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1924.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1927, o físi­co suí­ço K. Alex Mül­ler. Ele par­ti­lhou (com J. Georg Bed­norz) o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1987 pela sua des­co­ber­ta con­jun­ta da super­con­du­ti­vi­da­de em cer­tas subs­tân­ci­as a tem­pe­ra­tu­ras mais ele­va­das do que se pen­sa­va ser pos­sí­vel alcan­çar ante­ri­or­men­te. Assus­ta­ram o mun­do ao rela­tar a super­con­du­ti­vi­da­de num mate­ri­al cerâ­mi­co estra­ti­fi­ca­do a uma tem­pe­ra­tu­ra então recor­de de 33 graus aci­ma de zero abso­lu­to. A sua des­co­ber­ta esta­be­le­ceu novas pes­qui­sas em todo o mun­do sobre mate­ri­ais rela­ci­o­na­dos que pro­du­zi­ram deze­nas de novos super­con­du­to­res, aca­ban­do por atin­gir uma tem­pe­ra­tu­ra de tran­si­ção de 135 kelvin.

Em 1902, Pier­re e Marie Curie iso­la­ram um gra­ma de clo­re­to de rádio puro, a pri­mei­ra amos­tra do ele­men­to radi­o­ac­ti­vo. Tinham-no refi­na­do a par­tir de oito tone­la­das de miné­rio de pit­ch­blen­de. Ante­ri­or­men­te, em 1898, os Curi­es des­co­bri­ram a radi­o­ac­ti­vi­da­de do pit­ch­blen­de, que mais tar­de iden­ti­fi­ca­ram como sen­do devi­da ao rádio e ao poló­nio. Pelo seu tra­ba­lho de iso­la­men­to do sal de rádio em 1902, foi-lhe con­ce­di­do o dou­to­ra­men­to em ciên­ci­as em Junho de 1903. O Pré­mio Nobel da Físi­ca foi atri­buí­do em 1903, con­jun­ta­men­te a Marie e ao seu mari­do, Pier­re. Marie con­ti­nu­ou o seu tra­ba­lho e final­men­te con­se­guiu iso­lar o rádio puro metá­li­co em 1910. Rece­beu o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca em 1911, tor­nan­do-se a pri­mei­ra pes­soa a ganhar dois Nobels.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a nova ver­são da dis­tri­bui­ção Fedo­ra para linux. A ver­são 38 foi lan­ça­da antes do pra­zo e traz como prin­ci­pais novi­da­des o GNOME 44, o ges­tor de paco­tes dnf5, a ver­são 13 do com­pi­la­dor GCC, Golang 1.20, LLVM 16, Ruby 3.2, TeX­Li­ve 2022, PHP 8.2, Python 3.11 assim como o Ker­nel Linux 6.2.

Foi tam­bém lan­ça­da nes­ta sema­na que pas­sou a nova ver­são da dis­tri­bui­ção de Linux Ubun­tu. A ver­são 23.04 desig­na­da por Lunar Lobs­ter tem como prin­ci­pais novi­da­des um novo ins­ta­la­dor, atu­a­li­za­ção do Python 3.11, golang 1.20, Rust 1.67, OpenJDK 17, Ruby 3.1, o GNOME 44, Fire­fox 111, Libre­of­fi­ce 7.5.2 e mui­tas outras atu­a­li­za­ções de paco­tes de soft­ware open sour­ce popu­la­res. Vem tam­bém com o Ker­nel 6.2 do Linux.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.