Faz hoje anos que nascia, em 1522, o matemático italiano Lodovico Ferrari. Ele foi o primeiro a encontrar uma solução algébrica para a equação biquadrática, ou quartic (uma equação algébrica que contém o quarto poder da quantidade desconhecida mas sem poder superior).
Faz também hoje anos que nascia, em 1984, o físico holandês Hans Kramers. Ele trabalhou com Niels Bohr para compreender como as ondas electromagnéticas interagem com a matéria e fez importantes contribuições para a mecânica quântica e a física estatística. Em 1925, com Werner Heisenberg, desenvolveu a fórmula de dispersão de Kramers-Heisenberg. É também creditado[3] por ter introduzido em 1948 o conceito de renormalização na teoria quântica de campo, embora a sua abordagem fosse não-relativista. É também creditado pelas relações Kramers-Kronig com Ralph Kronig, que são equações matemáticas que relacionam partes reais e imaginárias de funções complexas limitadas pela causalidade. Uma outra refere-se a uma rotação de Kramers quando a taxa de passagem da barreira termicamente activada em função do amortecimento passa por um máximo, passando assim por uma transição entre os regimes de difusão de energia e de difusão espacial. É também conhecido pelo teorema de Kramers.
Em 1935, o detective Leonard Keeler realizou a primeira utilização da sua invenção, o polígrafo Keeler, ou máquina detector de mentiras, neste dia, em Portage, WI. Os examinados foram dois criminosos Cecil Loniello e Tony Grignano, que foram condenados por agressão no seu julgamento, onde os resultados foram introduzidos como prova.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.