Faz hoje anos que nascia, em 1732, o industrialista e inventor inglês Richard Arkwright. Ele ficou conhecido por ter introduzido métodos de produção de fábricas têxteis mecanizados e motorizados que foi enormemente bem sucedida. A máquina Spinning-Frame que ele inventou (1769, patente britânica nº 931) para fiar fio de algodão utilizava múltiplos conjuntos de rolos emparelhados que giravam a diferentes velocidades capazes de extrair fio com a espessura correcta, e um conjunto de fusos para torcer as fibras firmemente juntas. Produziu um fio muito mais forte do que o fio feito pela Spinning-Jenny de James Hargreaves. A máquina de Arkwright era demasiado grande para ser accionada manualmente, por isso ele alimentou‑a com uma roda de água (1771) quando ficou conhecida como a Moldura de Água. O negócio têxtil de Arkwright expandiu-se, ele construiu mais fábricas, e mais tarde adoptou a força do vapor.
Faz também hoje anos que nascia, em 1765, o matemático alemão Johann Friedrich Pfaff. Ele propôs o primeiro método geral de integração de equações diferenciais parciais da primeira ordem. Pfaff fez um trabalho importante sobre funções especiais e a teoria das séries. Ele desenvolveu o Teorema de Taylor utilizando a forma com o restante como dado por Lagrange. Em 1810 contribuiu para a solução de um problema devido a Gauss relativo à elipse da maior área que podia ser desenhada dentro de um determinado quadrilátero. O seu trabalho mais importante sobre as formas de Pfaff foi publicado em 1815, quando tinha quase 50 anos, mas a sua importância só foi reconhecida em 1827, quando Jacobi publicou um artigo sobre o método de Pfaff.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1799, o físico irlandês Nicholas Callan. Ele foi pioneiro na ciência eléctrica. Ele inventou a bobina de indução (1836) antes da do mais conhecido Heinrich Ruhmkorff. A bobina de Callan foi construída utilizando uma bobina de ferro em forma de ferradura com uma bobina secundária de fio isolado fino sob um enrolamento separado de fio isolado grosso como bobina “primária”. Cada vez que a corrente de uma bateria através da bobina “primária” era interrompida, uma corrente de alta tensão era produzida na bobina “secundária” separada electricamente. Em 1837, Callan utilizou um mecanismo de relógio para abanar um fio dentro e fora de um pequeno copo de mercúrio para interromper o circuito 20 vezes/segundo numa máquina de indução gigante, produzindo faíscas de 15 polegadas (estimadas em 600.000 volts).
Faz também hoje anos que nascia, em 1876, o engenheiro e metalúrgico sueco-americano Gustav Waldemar Elmen. Ele criou a Permalloy (1916) e ligas conexas com alta permeabilidade magnética utilizadas em equipamento de comunicações. Uma liga com esta propriedade pode ser facilmente magnetizada e desmagnetizada, especialmente útil para aplicações em equipamento eléctrico, telefones e outros sistemas de comunicações. Desenvolveu a Permalloy de níquel-ferro em 1916, para a Western Electric Company (mais tarde Bell Telephone Laboratories). Mais tarde, em 1923, Elmen descobriu que a permeabilidade magnética poderia ser dramaticamente aumentada se Permalloy fosse tratada com calor. A sua permeabilidade magnética excedeu a do aço de silício. A sua descoberta tornou possível cabos telegráficos de grande capacidade de transporte de mensagens em alto mar.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1887, o matemático indiano Srinivasa Ramanujan. Ele fez um notável trabalho sobre séries hipergeométricas e fracções contínuas. Na teoria dos números, ele descobriu propriedades da função de partição. Embora autodidacta, ele foi um dos maiores génios matemáticos da Índia. Trabalhou em funções elípticas, fracções contínuas, e séries infinitas. A sua notável familiaridade com os números, foi demonstrada pelo incidente seguinte. Enquanto Ramanujan estava no hospital em Inglaterra, o seu professor de Cambridge, G. H. Hardy, visitou e observou que tinha apanhado o táxi número 1729, um número singularmente inexcepcional. Ramanujan respondeu imediatamente que este número era de facto bastante notável: é o menor número inteiro que pode ser representado de duas maneiras pela soma de dois cubos: 1729=1^3+12^3=9^3+10^3.
Em 1882, o primeiro fio de luzes eléctricas a decorar uma árvore de Natal foi criado para a sua casa por Edward H. Johnson, um associado de Thomas Edison. Anteriormente, as árvores tinham sido decoradas com velas de cera. A edição de Dezembro de 1901 do Ladies’ Home Journal anunciava as lâmpadas da árvore de Natal, feitas pela primeira vez comercialmente pela Edison General Electric Co. of Harrison, N.J. em cordas de nove tomadas, cada uma com uma miniatura de 2 velas, 32 volts, lâmpada de filamento de carbono*. As luzes das árvores de Natal rapidamente se tornaram a fúria entre os americanos ricos, mas o cidadão médio só as utilizou nos anos 20 ou mais tarde. As lâmpadas de caracteres tornaram-se populares nos anos 20, as lâmpadas de bolhas nos anos 40, as lâmpadas cintilantes nos anos 50 e as lâmpadas de plástico em 1955.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. São apresentadas as revistas MagPi nº 125 e Hackspace Magazine Nº 62 de Janeiro de 2023, assim como o livro C & GUI Programming 2nd Edition. Aproveito para desejar a todos votos de Boas Festas.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.