Newsletter Nº400

Newsletter Nº400
News­let­ter Nº400

Faz hoje anos que nas­cia, em 1800, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no [Char­les Goodyear](https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Goodyear). Ele cozeu bor­ra­cha mis­tu­ra­da com enxo­fre e des­co­briu o pro­ces­so de vul­ca­ni­za­ção que tor­nou a bor­ra­cha prá­ti­ca como um pro­du­to comer­ci­al. Ante­ri­or­men­te, a bor­ra­cha tinha uma uti­li­za­ção limi­ta­da, uma vez que con­ge­la­va com for­ça no Inver­no e gru­da­va no Verão. Após anos de expe­ri­men­ta­ção per­sis­ten­te, Goodye­ar tinha cri­a­do um com­pos­to duro, cura­do, capaz de resis­tir ao calor e ao stress. Infe­liz­men­te, era um pobre homem de negó­ci­os, inca­paz de lucrar com a sua inven­ção ou de a paten­te­ar efec­ti­va­men­te no estran­gei­ro. O nome “vul­ca­ni­za­do” foi apli­ca­do pelo pio­nei­ro inglês da bor­ra­cha Tho­mas Han­cock, usan­do a suges­tão de um ami­go para dar ao pro­ces­so o nome de Vul­can, o deus roma­no do fogo. A Goodye­ar tam­bém nun­ca foi liga­da à Goodye­ar Tire & Rub­ber Co. que foi nome­a­da em sua honra.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1813, o quí­mi­co indus­tri­al bri­tâ­ni­co [Ale­xan­der Parkes](https://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Parkes). Ele era um peri­to em gal­va­no­plas­tia, capaz de plas­ti­fi­car objec­tos tão diver­sos como uma teia de ara­nha e flo­res. Paten­te­ou um méto­do de reves­ti­men­to de teci­dos de bor­ra­cha para os imper­me­a­bi­li­zar (1841), um pro­ces­so de gal­va­no­plas­tia (1843), e um méto­do de extrac­ção de pra­ta do miné­rio de chum­bo por adi­ção de zin­co (1850). Pro­du­ziu o pri­mei­ro plás­ti­co (1855), a que cha­mou Par­ke­si­ne, dis­sol­ven­do o nitra­to de celu­lo­se em álco­ol e cân­fo­ra con­ten­do éter. O resul­ta­do sóli­do duro podia ser mol­da­do quan­do aque­ci­do, mas ele não encon­trou mer­ca­do para o mate­ri­al. (Isto foi redes­co­ber­to na déca­da de 1860 por John Wes­ley Hyatt, um quí­mi­co ame­ri­ca­no, que lhe deu o nome de celu­lói­de e o comer­ci­a­li­zou com suces­so como um subs­ti­tu­to do marfim).

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1856, o mate­má­ti­co holan­dês [Tho­mas Joan­nes Stieltjes](https://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Joannes_Stieltjes). Ele foi um pio­nei­ro no cam­po dos pro­ble­mas do momen­to e con­tri­buiu para o estu­do das frac­ções con­tí­nu­as. O Ins­ti­tu­to Tho­mas Sti­elt­jes de Mate­má­ti­ca da Uni­ver­si­da­de de Lei­den, dis­sol­vi­do em 2011, rece­beu o seu nome, assim como a inte­gral Riemann-Stieltjes.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1905, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co fran­co-ame­ri­ca­no [Hen­ri-Gas­ton Busignies](https://en.wikipedia.org/wiki/Henri_G._Busignies). Ele é res­pon­sá­vel pela inven­ção de loca­li­za­do­res de direc­ção de alta frequên­cia (HF/DF, ou “Huff Duff”) que per­mi­ti­ram à Mari­nha dos EUA duran­te a Segun­da Guer­ra Mun­di­al detec­tar trans­mis­sões ini­mi­gas e loca­li­zar rapi­da­men­te a direc­ção de onde vinha uma trans­mis­são rádio. Busig­ni­es inven­ta­ram a bús­so­la radio-eléc­tri­ca (1926) quan­do ain­da era estu­dan­te no Colé­gio Jules Fer­ry, em Ver­sa­lhes, Fran­ça. Em 1934, come­çou a desen­vol­ver o loca­li­za­dor de direc­ção com base na sua ante­ri­or bús­so­la radio. Busig­ni­es desen­vol­veu o indi­ca­dor de alvo móvel para radar em tem­po de guer­ra. Ele apa­gou do ecrã do radar todos os ecos de objec­tos esta­ci­o­ná­ri­os e dei­xou ape­nas ecos de objec­tos em movi­men­to, tais como aviões.

Em 1987, o cos­mo­nau­ta Yuri Roma­nen­ko regres­sa à Ter­ra, ter­mi­nan­do o seu recor­de de 326 dias de voo espa­ci­al em órbi­ta da Ter­ra na esta­ção espa­ci­al de Mir. A nave espa­ci­al Soyuz ater­rou num local cober­to de neve no Caza­quis­tão. A sua esta­dia no espa­ço bateu o ante­ri­or recor­de sovié­ti­co de 237 dias. Roma­nen­ko entrou em órbi­ta em 6 de Feve­rei­ro de 1987 com o enge­nhei­ro de voo Ale­xan­der Lavei­kin que sofreu pro­ble­mas car­día­cos cin­co meses mais tar­de e foi subs­ti­tuí­do por Ale­xan­der Ale­xan­drov. Eles con­du­zi­ram 1.000 expe­ri­ên­ci­as em bio­lo­gia, medi­ci­na, pro­ces­sa­men­to de mate­ri­ais e geo­lo­gia. Roma­nen­ko e Ale­xan­drov uti­li­za­ram o labo­ra­tó­rio gigan­te de astro­fí­si­ca Kvant (Quan­tum) liga­do à Mir para reco­lher dados de par­tes remo­tas do sis­te­ma solar. Num total de 3 mis­sões espa­ci­ais, acu­mu­lou 430,76 dias no espaço.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. São apre­sen­ta­dos os livros “The Linux Com­mand Line” e “Adven­tu­res with the Linux Com­mand Line”. Esta é a news­let­ter Nº400. Duran­te 400 sema­nas pre­pa­rei esta news­let­ter com os arti­gos que fui reco­lhen­do que seri­am úteis. Este pro­je­to, se é que assim se pode cha­mar, foi lan­ça­do a 5 de Maio de 2015 e ao lon­go des­tes qua­se sete anos foram inde­xa­dos aqui na news­let­ter mais de vin­te e dois mil arti­gos das mais diver­sas ori­gens e assun­tos. Sen­do esta a ulti­ma news­let­ter do ano, res­ta-me dese­jar um exce­len­te ano de 2023 a todos e espe­rar que este novo ano seja melhor que o atual.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.