Faz hoje anos que nascia, em 1765, o inventor, engenheiro mecânico e fabricante norte-americano Eli Whitney. Ele inventou o motor do algodão e desenvolveu a ideia e métodos para a produção em massa de peças intercambiáveis. O descaroçador de algodão é uma máquina que separa a fibra de algodão das sementes. O dispositivo, patenteado em 1793, estimulou grandemente o cultivo do algodão no sul dos EUA. Whitney virou-se subsequentemente para o fabrico de armas de fogo, no qual introduziu a noção de peças permutáveis. Isto ele aplicou no cumprimento de um contrato do governo dos EUA (1797) para o fornecimento de mosquetes. Whitney fabricou-os em peças padronizadas para remontagem, o que significa que, pela primeira vez, as peças desgastadas podiam ser substituídas por peças sobressalentes, em vez de requererem substituições especiais.
Faz hoje anos que nascia, em 1865, o matemático francês Jacques-Salomon Hadamard. Ele provou o teorema do número primo (como n se aproxima do infinito, o limite do rácio de (n) e n/ln n é 1, onde (n) é o número de números primos positivos não superior a n). Conjugado no século XVIII, este teorema não foi provado até 1896, quando Hadamard e também Charles de la Vallée Poussin, utilizaram análises complexas. O trabalho de Hadamard inclui a teoria das funções integrais e singularidades das funções representadas pela série Taylor. O seu trabalho sobre as equações diferenciais parciais da física matemática é importante. Introduziu o conceito de um valor inicial bem posicionado e de um problema de valor limite. Ao considerar problemas de valor limite, introduziu uma generalização das funções de Green (1932).
Faz hoje anos que nascia, em 1947, o bioquímico e biólogo molecular americano Thomas Cech. Ele, com Sidney Altman, recebeu o Prémio Nobel da Química de 1989 pelas suas descobertas sobre o ARN (ácido ribonucleico). Antes da investigação de Cech sobre o ARN, a maioria dos cientistas acreditava que as proteínas eram os únicos catalizadores em células vivas. As descobertas de Cech e Altman derrubaram a noção de que o ARN é meramente um mensageiro genético — um intermediário na síntese de proteínas a partir do ADN. Cech mostrou que o RNA poderia ter uma função catalítica independente, uma “ribozima”, ajudando a uma reacção química sem ser consumido ou alterado. Esta descoberta teve grandes implicações para a engenharia genética, bem como para a compreensão de como surgiu a vida.
Faz hoje anos que nascia, em 1948, o físico teórico dinamarquês Per Bak. Ele cunhou o termo “crítica auto-organizada” num artigo de que foi co-autor (1987). Como ilustração, considere a pilha de areia cónica a crescer no fundo de uma ampulheta. Numerosas pequenas perturbações de grãos de areia individuais causam poucas mudanças, mas são pontuadas por deslizamentos de terra imprevisíveis. Mudanças críticas são impossíveis de prever exactamente no tempo, ou para o grão explícito. Embora desafiantes, tentar criar descrições matemáticas estende-se a terramotos, ou engarrafamentos, ou responder à forma como o universo de partículas fundamentais simples (tais como quarks e gluões) se reuniu em estruturas complexas como animais.
Em 1931, foi emitida uma patente americana pela primeira vez nos EUA para a invenção do cabo coaxial, descrita como um “sistema de condução concêntrica”. Os inventores foram Lloyd Espenschied de Kew Gardens, N.Y. e Herman A. Affel de Ridgewood, N.J. A patente foi atribuída ao American Telegraph and Telephone Co. da cidade de Nova Iorque. (N.º 1.835.031). O pedido era de televisão, para a qual é necessária uma vasta gama de frequências de transmissão. Enquanto os requisitos de canais individuais para telegrafia são da ordem de algumas centenas de ciclos no máximo, e a telefonia talvez alguns milhares de ciclos, a televisão requer faixas de centenas de milhares de ciclos de largura para assegurar um grau razoável de detalhe de imagem. É utilizado um único par de condutores concêntricos.
Em 1994, aproximadamente um mês após ter anunciado a criação do elemento 110, uma equipa de cientistas alemães liderada por Peter Armbruster na Gesellschaft für schwerionenforschung (GSI) em Darmstadt, Alemanha, afirmou ter criado o elemento 111. O seu átomo tem 111 protões e 161 neutrões no seu núcleo, o que lhe dá um número de massa de 272. Como novo elemento, foi nomeado unununium, símbolo Uuu, de acordo com um sistema internacionalmente adoptado para a nomeação de novos elementos. Apenas três átomos do elemento foram feitos acelerando os átomos de níquel a alta velocidade e bombardeando-os em bismuto. Quando um átomo de cada um se fundiu para fazer o novo núcleo, este durou cerca de quatro milésimos de segundo antes de se decompor em núcleos mais pequenos. Mais tarde este elemento foi renomeado para Roentgenium. O seu nome vem do físico Wilhelm Röntgen (também soletrado Roentgen), que descobriu os raios X.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.