Faz hoje anos que nascia, em 1806, o inventor norte-americano Isaac Merrit Singer. Ele inventou uma máquina de costura prática. Enquanto actor, inventou uma escavadora (1839) e um escultor de madeira (1849), antes de se tornar mecânico itinerante e de melhorar a máquina de costura. A sua primeira patente de máquina de costura, emitida a 12 de Agosto de 1851 (U.S. No. 8294), tinha um desenho de banda de rodagem, alimentação contínua, e uma agulha reta e vertical como as máquinas modernas. Chegou a acordo com Elias Howe por violação da sua anterior (1846) patente de máquina de costura. A empresa então fundada por Singer (1856) foi, dentro da década, o maior fabricante mundial de máquinas de costura. A sua maior invenção foi uma nova forma de marketing para os consumidores. Gastou generosamente em publicidade, foi pioneiro na compra a preços acessíveis por crédito a prestações, e prestou serviço pós-venda. Em 1863, reformou-se, com mais 12 patentes sobre as suas máquinas.
Faz também hoje anos que nascia, em 1864, o inventor e fabricante norte-americano John M. Mack. Ele co-fundou a Mack Brothers Company (1902), que se tornou Mack Trucks Inc. (1922), fabricantes de camiões pesados resistentes. Em 1890, começou a trabalhar para uma empresa que fabricava carruagens e vagões em Nova Iorque, que comprou posteriormente (1893) e dirigiu com os seus irmãos. Por volta de 1900, os irmãos Mack produziram o seu primeiro grande veículo de sucesso, um autocarro de 40 cv com capacidade para 20 passageiros, chamado Manhattan. Construíram mais autocarros, e em 1905, expandiram-se para a fabricação de camiões, com cerca de 100 trabalhadores. Em 1910, Mack produziu o primeiro camião motorizado de gancho e bexiga para bombeiros. John inventou o motor do tipo Mack “Bulldog”. O bulldog continua a ser o ícone da empresa actual e parte do seu logótipo.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1940, o inventor russo Dmitri Z. Garbuzov. Ele foi um dos pioneiros e inventores dos lasers de díodos de funcionamento contínuo a temperatura ambiente e dos lasers de díodos de alta potência. Os primeiros lasers de díodos de onda contínua de temperatura ambiente foram inventados, desenvolvidos e quase simultaneamente demonstrados no Instituto Físico-Técnico Ioffe em Leningrado, Rússia, por uma equipa que inclui Garbuzov e Zhores Alferov (vencedor do Prémio Nobel da Física de 2000), e pela equipa concorrente de I. Hayashi e M. Panish nos Laboratórios Bell Telephone em Murray Hill, Nova Jersey. Ambas as equipas alcançaram este feito em 1970. Garbuzov foi também responsável pelo desenvolvimento de lasers de diodo práticos de alta potência e alta eficiência numa variedade de bandas de comprimento de onda, desde comprimentos de onda visíveis até comprimentos de onda de infravermelhos médios.
Em 1904, o primeiro sistema ferroviário subterrâneo e subaquático nos EUA, o metro da cidade de Nova Iorque, começou a funcionar. Mesmo com linhas férreas elevadas a surgir em torno da cidade, a necessidade de um metropolitano de trânsito rápido era óbvia para descongestionar as ruas e espalhar o desenvolvimento da cidade para as áreas periféricas. Quase 8.000 homens participaram na construção do traçado dos 3,6 km, sob o comando do engenheiro-chefe, William Barclay Parsons. A construção do metro foi uma tarefa complexa e perigosa; pelo menos 44 pessoas morreram no esforço: Este primeiro metro de trânsito rápido, o IRT (Interborough Rapid Transit), foi inaugurado em Nova Iorque pelo Presidente da Câmara McLellan. O preço do metro e do autocarro foi fixado em um níquel.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revistar MagPI Magazine nº 123 de Novembro.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.