Newsletter Nº391

Newsletter Nº391
News­let­ter Nº391

Faz hoje anos que nas­cia, em 1806, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Isa­ac Mer­rit Sin­ger. Ele inven­tou uma máqui­na de cos­tu­ra prá­ti­ca. Enquan­to actor, inven­tou uma esca­va­do­ra (1839) e um escul­tor de madei­ra (1849), antes de se tor­nar mecâ­ni­co iti­ne­ran­te e de melho­rar a máqui­na de cos­tu­ra. A sua pri­mei­ra paten­te de máqui­na de cos­tu­ra, emi­ti­da a 12 de Agos­to de 1851 (U.S. No. 8294), tinha um dese­nho de ban­da de roda­gem, ali­men­ta­ção con­tí­nua, e uma agu­lha reta e ver­ti­cal como as máqui­nas moder­nas. Che­gou a acor­do com Eli­as Howe por vio­la­ção da sua ante­ri­or (1846) paten­te de máqui­na de cos­tu­ra. A empre­sa então fun­da­da por Sin­ger (1856) foi, den­tro da déca­da, o mai­or fabri­can­te mun­di­al de máqui­nas de cos­tu­ra. A sua mai­or inven­ção foi uma nova for­ma de mar­ke­ting para os con­su­mi­do­res. Gas­tou gene­ro­sa­men­te em publi­ci­da­de, foi pio­nei­ro na com­pra a pre­ços aces­sí­veis por cré­di­to a pres­ta­ções, e pres­tou ser­vi­ço pós-ven­da. Em 1863, refor­mou-se, com mais 12 paten­tes sobre as suas máquinas.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1864, o inven­tor e fabri­can­te nor­te-ame­ri­ca­no John M. Mack. Ele co-fun­dou a Mack Brothers Com­pany (1902), que se tor­nou Mack Trucks Inc. (1922), fabri­can­tes de camiões pesa­dos resis­ten­tes. Em 1890, come­çou a tra­ba­lhar para uma empre­sa que fabri­ca­va car­ru­a­gens e vagões em Nova Ior­que, que com­prou pos­te­ri­or­men­te (1893) e diri­giu com os seus irmãos. Por vol­ta de 1900, os irmãos Mack pro­du­zi­ram o seu pri­mei­ro gran­de veí­cu­lo de suces­so, um auto­car­ro de 40 cv com capa­ci­da­de para 20 pas­sa­gei­ros, cha­ma­do Manhat­tan. Cons­truí­ram mais auto­car­ros, e em 1905, expan­di­ram-se para a fabri­ca­ção de camiões, com cer­ca de 100 tra­ba­lha­do­res. Em 1910, Mack pro­du­ziu o pri­mei­ro camião moto­ri­za­do de gan­cho e bexi­ga para bom­bei­ros. John inven­tou o motor do tipo Mack “Bull­dog”. O bull­dog con­ti­nua a ser o íco­ne da empre­sa actu­al e par­te do seu logótipo.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1940, o inven­tor rus­so Dmi­tri Z. Gar­bu­zov. Ele foi um dos pio­nei­ros e inven­to­res dos lasers de dío­dos de fun­ci­o­na­men­to con­tí­nuo a tem­pe­ra­tu­ra ambi­en­te e dos lasers de dío­dos de alta potên­cia. Os pri­mei­ros lasers de dío­dos de onda con­tí­nua de tem­pe­ra­tu­ra ambi­en­te foram inven­ta­dos, desen­vol­vi­dos e qua­se simul­ta­ne­a­men­te demons­tra­dos no Ins­ti­tu­to Físi­co-Téc­ni­co Iof­fe em Lenin­gra­do, Rús­sia, por uma equi­pa que inclui Gar­bu­zov e Zho­res Alfe­rov (ven­ce­dor do Pré­mio Nobel da Físi­ca de 2000), e pela equi­pa con­cor­ren­te de I. Hayashi e M. Panish nos Labo­ra­tó­ri­os Bell Telepho­ne em Mur­ray Hill, Nova Jer­sey. Ambas as equi­pas alcan­ça­ram este fei­to em 1970. Gar­bu­zov foi tam­bém res­pon­sá­vel pelo desen­vol­vi­men­to de lasers de dio­do prá­ti­cos de alta potên­cia e alta efi­ci­ên­cia numa vari­e­da­de de ban­das de com­pri­men­to de onda, des­de com­pri­men­tos de onda visí­veis até com­pri­men­tos de onda de infra­ver­me­lhos médios.

Em 1904, o pri­mei­ro sis­te­ma fer­ro­viá­rio sub­ter­râ­neo e subaquá­ti­co nos EUA, o metro da cida­de de Nova Ior­que, come­çou a fun­ci­o­nar. Mes­mo com linhas fér­re­as ele­va­das a sur­gir em tor­no da cida­de, a neces­si­da­de de um metro­po­li­ta­no de trân­si­to rápi­do era óbvia para des­con­ges­ti­o­nar as ruas e espa­lhar o desen­vol­vi­men­to da cida­de para as áre­as peri­fé­ri­cas. Qua­se 8.000 homens par­ti­ci­pa­ram na cons­tru­ção do tra­ça­do dos 3,6 km, sob o coman­do do enge­nhei­ro-che­fe, Wil­li­am Bar­clay Par­sons. A cons­tru­ção do metro foi uma tare­fa com­ple­xa e peri­go­sa; pelo menos 44 pes­so­as mor­re­ram no esfor­ço: Este pri­mei­ro metro de trân­si­to rápi­do, o IRT (Inter­bo­rough Rapid Tran­sit), foi inau­gu­ra­do em Nova Ior­que pelo Pre­si­den­te da Câma­ra McLel­lan. O pre­ço do metro e do auto­car­ro foi fixa­do em um níquel.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­tar Mag­PI Maga­zi­ne nº 123 de Novembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.