Newsletter Nº392

Newsletter Nº392
News­let­ter Nº392

Faz hoje anos que nas­cia, em 1749, o quí­mi­co e fotó­gra­fo esco­cês Dani­el Ruther­ford. Ele des­co­briu a por­ção de ar que não supor­ta a com­bus­tão, ago­ra conhe­ci­da por ser nitro­gé­nio. Depois de dei­xar um rato viver numa quan­ti­da­de con­fi­na­da de ar até mor­rer, quei­mou uma vela e quei­mou fós­fo­ro no mes­mo ar, des­de que ardes­sem. Assu­miu que o gás res­tan­te era dió­xi­do de car­bo­no, que dis­sol­veu passando‑o atra­vés de um álca­li for­te. No entan­to, per­ma­ne­ceu gás inca­paz de supor­tar a res­pi­ra­ção ou com­bus­tão, que ele sabia já não con­ter oxi­gé­nio ou dió­xi­do de car­bo­no. Cha­mou-lhe “ar sofis­ti­ca­do”, seguin­do a teo­ria do phlo­gis­ton de Georg Stahl. Foi mais tar­de devi­da­men­te des­cri­to por Antoi­ne Lavoi­si­er. Ruther­ford tam­bém con­ce­beu o pri­mei­ro ter­mó­me­tro máximo-mínimo.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1962, o pro­gra­ma­dor de com­pu­ta­dor nor­te-ame­ri­ca­no Phil Katz. Ele ficou conhe­ci­do como o cri­a­dor do for­ma­to de fichei­ro Zip para com­pres­são de dados, e o autor de PKZIP, um pro­gra­ma para a cri­a­ção de fichei­ros zip que cor­ria sob DOS. Um pro­ces­so de direi­tos de autor entre Sys­tem Enhan­ce­ment Asso­ci­a­tes (SEA) e a empre­sa de Katz, PKWARE, Inc., foi ampla­men­te divul­ga­do na comu­ni­da­de BBS no final da déca­da de 1980. O negó­cio de soft­ware de Phil Katz foi mui­to bem suce­di­do, mas ele lutou con­tra o iso­la­men­to soci­al e o alco­o­lis­mo cró­ni­co nos últi­mos anos da sua vida.

Em 1957, foi lan­ça­do o Sput­nik 2, com o pri­mei­ro ani­mal vivo envi­a­do para o espa­ço — um cão husky sibe­ri­a­no, Lai­ka (“ladrão” em rus­so). Pela sua con­cep­ção, a embar­ca­ção não foi pla­ne­a­da para recu­pe­ra­ção, e Lai­ka mor­reu em órbi­ta. Dados bio­ló­gi­cos, os pri­mei­ros dados do seu géne­ro, foram trans­mi­ti­dos de vol­ta à Ter­ra enquan­to ela viveu. Os dados mos­tra­ram aos cien­tis­tas como Lai­ka se esta­va a adap­tar ao espa­ço — infor­ma­ção impor­tan­te para as imi­nen­tes mis­sões tri­pu­la­das pla­ne­a­das. O saté­li­te de 508 kg per­ma­ne­ceu em órbi­ta duran­te 162 dias. Lai­ka foi con­si­de­ra­da uma heroí­na na União Soviética.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.