Faz hoje anos que nascia, em 1588, o matemático francês Marin Mersenne]. Ele foi responsável pela descoberta dos números Mersenne, que é considerada como tendo sido um esforço pioneiro para obter uma fórmula que representasse todos os números primos. Apesar de ter falhado nesta tarefa, o seu trabalho sobre números da forma (2 p — 1), onde p é primordial, tem sido de interesse contínuo na investigação de grandes primos. Embora os números Mersenne representem apenas alguns primos, a sua fórmula inspirou grandes avanços na teoria dos números. Prosseguiu alguns dos trabalhos de acústica de Galileu e estimulou algumas das descobertas posteriores do próprio Galileu. Foi através dele que o trabalho de Galileu se tornou conhecido fora de Itália. Mersenne propôs o uso do pêndulo como dispositivo de cronometragem a Huygens, que o utilizou pela primeira vez num relógio.
Faz também hoje anos que nascia, em 1848, o químico orgânico alemão Viktor Meyer. Ele contribuiu grandemente para o conhecimento da química orgânica e inorgânica e inventou um aparelho para determinar as densidades de vapor (e portanto os pesos moleculares), agora com o seu nome. Em 1871, Meyer provou experimentalmente a hipótese de Avogadro ao medir as densidades de vapor de substâncias voláteis (peso molecular, ou massa molecular relativa, é o dobro da densidade de vapor). Ele passou a determinar as densidades de vapor de substâncias inorgânicas a altas temperaturas. Do benzeno obtido do petróleo, Meyer em 1883 isolou o tiofeno, um composto heterocíclico contendo enxofre, que muito mais tarde se tornaria um importante componente de várias drogas sintéticas.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1857, a Fisiologista norte-americana Ida Henrietta Hyde. Ela inventou o micro-electrodo na década de 1930. Este pequeno dispositivo estimula uma célula viva, quer química quer electricamente, e regista a actividade eléctrica dentro da célula. Os seus primeiros passos incluem ser a primeira mulher a formar-se na Universidade de Heidelberg (1896), a fazer investigação na Faculdade de Medicina de Harvard (no Departamento de Fisiologia) e a ser eleita para a Sociedade Americana de Fisiologia. Diz-se que o micro-electrodo revolucionou a neuro-fisiologia. Ela pesquisou o movimento cardíaco animal, circulação, respiração, e sistemas nervosos. Investigou o mecanismo respiratório do caranguejo-ferradura e do gafanhoto, e o centro respiratório do skate, anfíbios e mamíferos.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1918, o químico inglês Derek Barton. Ele recebeu em conjunto com o norueguês Odd Hassel o Prémio Nobel da Química de 1969 pela investigação que ajudou a estabelecer a análise conformacional (o estudo da estrutura geométrica tridimensional de moléculas complexas). Num breve artigo na Experienta intitulado “The Conformation of the Steroid Nucleus” (1950), Barton mostrou que às moléculas orgânicas em geral e às moléculas de esteróides em particular poderia ser atribuída uma conformação preferida baseada no trabalho de físicos químicos, em particular por Odd Hassel. A análise conformacional é útil na elucidação da configuração, no planeamento da síntese orgânica, e na análise dos mecanismos de reacção. É fundamental para uma compreensão completa dos processos enzimáticos.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.