Newsletter Nº385

Newsletter Nº385
News­let­ter Nº385

Faz hoje anos que nas­cia, em 1852, o inven­tor gui­a­no-ame­ri­ca­no Jan Ernest Mat­ze­li­ger. Ele ficou conhe­ci­do pela sua máqui­na de cal­ça­do que revo­lu­ci­o­nou a indús­tria do cal­ça­do ao subs­ti­tuir o tra­ba­lho manu­al de pren­der a sola à par­te supe­ri­or de um sapa­to. Dei­xou a sua ter­ra natal da Gui­a­na holan­de­sa e par­tiu para a Amé­ri­ca aos 19 anos de ida­de. Ins­ta­lou-se em Lynn, Mas­sa­chus­setts, por vol­ta dos 25 anos de ida­de, onde se tor­nou ope­ra­dor de máqui­nas de coser sapa­tos. Lá viu o tedi­o­so e len­to pro­ces­so de aca­ba­men­to do sapa­to à mão, e resol­veu desen­vol­ver uma máqui­na capaz de fazer esse tra­ba­lho de for­ma mais efi­ci­en­te. Ape­sar de ser tão pobre que a obten­ção de mate­ri­ais era difí­cil, ele fez um mode­lo de madei­ra. Obte­ve uma paten­te para a sua inven­ção, emi­ti­da a 20 de Mar­ço de 1883. Com melho­ri­as, em 1885, tinha um mode­lo de pro­du­ção pron­to, capaz de pro­du­zir sapa­tos mui­to mais rapi­da­men­te do que os tra­ba­lha­do­res manuais.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1881, o cons­tru­tor ita­li­a­no de auto­mó­veis de cor­ri­da e de luxo Etto­re Bugat­ti. Ele depois de esta­be­le­cer uma fábri­ca em Molsheim, Alsá­cia, em 1909, pro­du­ziu um veí­cu­lo de bai­xa potên­cia de gran­de suces­so para o Le Mans. O mais meti­cu­lo­sa­men­te cons­truí­do dos seus car­ros. o Tipo 41, “Gol­den Bugat­ti” ou “La Roya­le” era um dos car­ros mais caros, dos quais ape­nas seis a oito foram algu­ma vez fabricados.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1886, o enge­nhei­ro de minas e mate­má­ti­co fran­cês Paul Lévy. Ele con­tri­buiu para a pro­ba­bi­li­da­de, aná­li­se fun­ci­o­nal, equa­ções dife­ren­ci­ais par­ci­ais e séri­es. Estu­dou tam­bém geo­me­tria. Em 1926 alar­gou a Lapla­ce a clas­ses fun­ci­o­nais mais amplas. Rea­li­zou um tra­ba­lho em lar­ga esca­la sobre equa­ções dife­ren­ci­ais gene­ra­li­za­das em deri­va­das funcionais.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1929, o físi­co teó­ri­co ame­ri­ca­no Mur­ray Gell-Mann. Ele pre­viu a exis­tên­cia de quarks. Foi galar­do­a­do com o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1969 pelas suas con­tri­bui­ções para a Físi­ca de Par­tí­cu­las. A sua pri­mei­ra gran­de con­tri­bui­ção para a físi­ca de alta ener­gia foi fei­ta em 1953, quan­do demons­trou como algu­mas carac­te­rís­ti­cas intri­gan­tes dos hadrons (par­tí­cu­las que res­pon­dem à for­ça for­te) podi­am ser expli­ca­das por um novo núme­ro quân­ti­co, que ele cha­mou de “estra­nhe­za”. Em 1964, ele (e Yuval Ne’eman) propôs a for­ma octo­go­nal de defi­nir a estru­tu­ra das par­tí­cu­las. Isto levou ao pos­tu­la­do de Gell-Mann sobre o quark, um nome que ele cunhou (de uma pala­vra em “O Des­per­tar de Fin­ne­gan” de James Joyce).

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1932, o quí­mi­co inglês-ame­ri­ca­no Neil Bar­tlett. Ele for­mou o pri­mei­ro com­pos­to com um ele­men­to gaso­so nobre, o xénon pla­ti­no­flu­o­re­to, XePtF6 (23 Mar 1962), um sóli­do cris­ta­li­no ama­re­lo ala­ran­ja­do, está­vel à tem­pe­ra­tu­ra ambi­en­te atra­vés da imer­são do flúor de pla­ti­na no gás xenon. Duran­te meio sécu­lo des­de que Ram­say des­co­briu o xénon, este tinha, com os outros ele­men­tos do seu gru­po na Tabe­la Perió­di­ca, sido conhe­ci­do como um gás iner­te. Após a des­co­ber­ta de Bar­tlett, foi aber­to um novo cam­po de inves­ti­ga­ção, e outros quí­mi­cos encon­tra­ram outros com­pos­tos não só de xénon, mas tam­bém os ele­men­tos de gás nobre radão e kryp­ton. Os ele­men­tos mais pesa­dos dos gases nobres, como os menos iner­tes, eram sus­cep­tí­veis de com­bi­na­ção com um ele­men­to alta­men­te reactivo.

E nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a ver­são final do Ardui­no IDE 2.0. Esta ver­são tem um edi­tor moder­no e pro­por­ci­o­na uma melhor expe­ri­ên­cia glo­bal ao uti­li­za­dor gra­ças a uma inter­fa­ce reac­ti­va e a um tem­po de com­pi­la­ção mais rápi­do. O Seri­al Moni­tor e Plot­ter podem ser uti­li­za­dos em con­jun­to, per­mi­tin­do aos uti­li­za­do­res ter dois view­ports na sua saí­da de dados. Antes tinha de esco­lher entre tex­to e grá­fi­cos, enquan­to que ago­ra pode ter ambos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­do o livro “The Offi­ci­al Rasp­ber­ry Pi Hand­bo­ok 2023”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.