Newsletter Nº384

Newsletter Nº384
News­let­ter Nº384

Faz hoje anos que nas­cia, em 1588, o mate­má­ti­co fran­cês Marin Mer­sen­ne]. Ele foi res­pon­sá­vel pela des­co­ber­ta dos núme­ros Mer­sen­ne, que é con­si­de­ra­da como ten­do sido um esfor­ço pio­nei­ro para obter uma fór­mu­la que repre­sen­tas­se todos os núme­ros pri­mos. Ape­sar de ter falha­do nes­ta tare­fa, o seu tra­ba­lho sobre núme­ros da for­ma (2 p — 1), onde p é pri­mor­di­al, tem sido de inte­res­se con­tí­nuo na inves­ti­ga­ção de gran­des pri­mos. Embo­ra os núme­ros Mer­sen­ne repre­sen­tem ape­nas alguns pri­mos, a sua fór­mu­la ins­pi­rou gran­des avan­ços na teo­ria dos núme­ros. Pros­se­guiu alguns dos tra­ba­lhos de acús­ti­ca de Gali­leu e esti­mu­lou algu­mas das des­co­ber­tas pos­te­ri­o­res do pró­prio Gali­leu. Foi atra­vés dele que o tra­ba­lho de Gali­leu se tor­nou conhe­ci­do fora de Itá­lia. Mer­sen­ne propôs o uso do pên­du­lo como dis­po­si­ti­vo de cro­no­me­tra­gem a Huy­gens, que o uti­li­zou pela pri­mei­ra vez num relógio.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1848, o quí­mi­co orgâ­ni­co ale­mão Vik­tor Meyer. Ele con­tri­buiu gran­de­men­te para o conhe­ci­men­to da quí­mi­ca orgâ­ni­ca e inor­gâ­ni­ca e inven­tou um apa­re­lho para deter­mi­nar as den­si­da­des de vapor (e por­tan­to os pesos mole­cu­la­res), ago­ra com o seu nome. Em 1871, Meyer pro­vou expe­ri­men­tal­men­te a hipó­te­se de Avo­ga­dro ao medir as den­si­da­des de vapor de subs­tân­ci­as volá­teis (peso mole­cu­lar, ou mas­sa mole­cu­lar rela­ti­va, é o dobro da den­si­da­de de vapor). Ele pas­sou a deter­mi­nar as den­si­da­des de vapor de subs­tân­ci­as inor­gâ­ni­cas a altas tem­pe­ra­tu­ras. Do ben­ze­no obti­do do petró­leo, Meyer em 1883 iso­lou o tio­fe­no, um com­pos­to hete­ro­cí­cli­co con­ten­do enxo­fre, que mui­to mais tar­de se tor­na­ria um impor­tan­te com­po­nen­te de vári­as dro­gas sintéticas.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1857, a Fisi­o­lo­gis­ta nor­te-ame­ri­ca­na Ida Hen­ri­et­ta Hyde. Ela inven­tou o micro-elec­tro­do na déca­da de 1930. Este peque­no dis­po­si­ti­vo esti­mu­la uma célu­la viva, quer quí­mi­ca quer elec­tri­ca­men­te, e regis­ta a acti­vi­da­de eléc­tri­ca den­tro da célu­la. Os seus pri­mei­ros pas­sos inclu­em ser a pri­mei­ra mulher a for­mar-se na Uni­ver­si­da­de de Hei­del­berg (1896), a fazer inves­ti­ga­ção na Facul­da­de de Medi­ci­na de Har­vard (no Depar­ta­men­to de Fisi­o­lo­gia) e a ser elei­ta para a Soci­e­da­de Ame­ri­ca­na de Fisi­o­lo­gia. Diz-se que o micro-elec­tro­do revo­lu­ci­o­nou a neu­ro-fisi­o­lo­gia. Ela pes­qui­sou o movi­men­to car­día­co ani­mal, cir­cu­la­ção, res­pi­ra­ção, e sis­te­mas ner­vo­sos. Inves­ti­gou o meca­nis­mo res­pi­ra­tó­rio do caran­gue­jo-fer­ra­du­ra e do gafa­nho­to, e o cen­tro res­pi­ra­tó­rio do ska­te, anfí­bi­os e mamíferos.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1918, o quí­mi­co inglês Derek Bar­ton. Ele rece­beu em con­jun­to com o noru­e­guês Odd Has­sel o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca de 1969 pela inves­ti­ga­ção que aju­dou a esta­be­le­cer a aná­li­se con­for­ma­ci­o­nal (o estu­do da estru­tu­ra geo­mé­tri­ca tri­di­men­si­o­nal de molé­cu­las com­ple­xas). Num bre­ve arti­go na Expe­ri­en­ta inti­tu­la­do “The Con­for­ma­ti­on of the Ste­roid Nucleus” (1950), Bar­ton mos­trou que às molé­cu­las orgâ­ni­cas em geral e às molé­cu­las de este­rói­des em par­ti­cu­lar pode­ria ser atri­buí­da uma con­for­ma­ção pre­fe­ri­da base­a­da no tra­ba­lho de físi­cos quí­mi­cos, em par­ti­cu­lar por Odd Has­sel. A aná­li­se con­for­ma­ci­o­nal é útil na elu­ci­da­ção da con­fi­gu­ra­ção, no pla­ne­a­men­to da sín­te­se orgâ­ni­ca, e na aná­li­se dos meca­nis­mos de reac­ção. É fun­da­men­tal para uma com­pre­en­são com­ple­ta dos pro­ces­sos enzimáticos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.