Faz hoje anos que nascia, em 1836, o químico norueguês Cato Maximilian Guldberg. Ele, com o seu cunhado Peter Waage, formulou a lei da acção de massa (1864), que detalha os efeitos da concentração, massa, e temperatura nas taxas de reacção química. A lei estabelece que a taxa de uma alteração química depende das concentrações dos reagentes. Assim, para uma reacção: A + B -> C, a taxa de reacção é proporcional a [A][B], onde [A] e [B] são concentrações. Em 1870 Guldberg investigou a forma como o ponto de congelação e a pressão de vapor de um líquido puro são reduzidos por um componente dissolvido. Em 1890, formulou a lei de Guldberg que relaciona o ponto de ebulição e a temperatura crítica.
Faz também hoje anos que nascia, em 1921, o engenheiro electrotécnico britânico Tom Kilburn. Ele escreveu o programa informático utilizado para testar o primeiro programa armazenado num computador, a Máquina Experimental de Pequena Escala, SSEM, também conhecida como “The Baby”. Testado pela primeira vez em 21 de Junho de 1948, o programa demorou 52 minutos a ser executado. O pequeno computador experimental não tinha teclado nem impressora, mas testou com sucesso um sistema de memória desenvolvido na Universidade de Manchester, em Inglaterra. Este sistema, baseado num tubo de raios catódicos, foi o primeiro a poder armazenar programas, enquanto que os computadores electrónicos anteriores tinham de ser ligados novamente para executar cada novo problema.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1926, o bioquímico britânico Aaron Klug. Ele recebeu o Prémio Nobel da Química de 1982 “pelo seu desenvolvimento da microscopia electrónica cristalográfica e pela sua elucidação estrutural de complexos biologicamente importantes de proteínas-ácido nucleico”. Enquanto os padrões de difracção de raios X revelam quaisquer estruturas cristalinas tridimensionais altamente ordenadas, a técnica falha para as amostras biológicas com estruturas moleculares menos ordenadas. Contudo Klug desenvolveu a microscopia electrónica cristalográfica que combinava certos princípios dos métodos de difracção com a miscroscopia electrónica, de modo a poder descobrir a estrutura 3‑D dos vírus ou amostras de combinações complicadas de ácidos nucleicos e proteínas, tal como se encontram nas membranas, fibras musculares e cromossomas.
Faz também hoje anos que nascia, em 1950, o engenheiro electrotécnico norte-americano, programador informático Steve Wozniak. Também conhecido pelo seu apelido “Woz”, ele em 1976, com o parceiro comercial Steve Jobs, foi co-fundador da Apple Inc., que mais tarde se tornou a maior empresa tecnológica do mundo por receitas e a maior empresa do mundo por capitalização de mercado. Através do seu trabalho na Apple nas décadas de 1970 e 1980, é amplamente reconhecido como um dos pioneiros proeminentes da revolução da computação pessoal. Em 1975, Wozniak começou a desenvolver o Apple I no computador que lançou a Apple quando ele e Jobs começaram a comercializá-lo pela primeira vez no ano seguinte. Concebeu principalmente o Apple II, introduzido em 1977, conhecido como um dos primeiros microcomputadores produzidos em massa de grande sucesso. Com o engenheiro de software Jef Raskin, Wozniak teve uma grande influência no desenvolvimento inicial dos conceitos originais Apple Macintosh de 1979 a 1981, quando Jobs assumiu o projecto após a breve saída de Wozniak da empresa devido a um acidente aéreo traumático.[6][7] Após deixar permanentemente a Apple em 1985, Wozniak fundou o CL 9 e criou o primeiro comando universal programável, lançado em 1987. Em seguida, prosseguiu vários outros negócios e empreendimentos filantrópicos ao longo da sua carreira, concentrando-se em grande parte na tecnologia nas escolas K‑12.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1956, o matemático francês Pierre-Louis Lions. Ele recebeu a Medalha Fields em 1994 pelo seu trabalho desde a década de 1980 sobre equações diferenciais parciais. As fontes de tais equações são muitas — por exemplo, físicas, probalísticas ou geométricas e outras sub-áreas diversas — cada uma estudando diferentes fenómenos para diferentes equações diferenciais parciais não lineares através de métodos totalmente diferentes. Pierre-Louis Lions tem sido chamado único na sua capacidade de transcender estas fronteiras e de resolver problemas prementes em todo o campo.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.