Faz hoje anos que nascia, em 1857, o matemático alemão Oskar Bolza. Ele publicou The elliptic s‑functions considerado como um caso especial das s‑funções hiperelípticas em 1900. A partir de 1910, ele trabalhou no cálculo das variações. Bolza escreveu um livro clássico sobre o assunto, Lectures on the Calculus of Variations (1904). Voltou à Alemanha em 1910, onde pesquisou a teoria das funções, as equações integrais e o cálculo das variações. Em 1913, publicou um artigo que apresentava um novo tipo de problema de variações, agora chamado “o problema de Bolza”. No ano seguinte, escreveu sobre variações para um problema integral envolvendo desigualdades, que mais tarde se tornaram importantes na teoria do controlo.
Faz também hoje anos que nascia, em 1895, o químico e físico norte-americano nascido no Canadá William Giauque. Ele recebeu o Prémio Nobel da Química em 1949 pelos seus “feitos no campo da termodinâmica química e especialmente o seu trabalho sobre o comportamento da matéria a temperaturas muito baixas e os seus estudos estreitamente aliados da entropia”. É recordado particularmente pela sua descoberta da desmagnetização adiabática como meio para atingir temperaturas próximas do zero absoluto, bem como pelos seus exaustivos e meticulosos estudos termodinâmicos, ao longo de uma vida inteira de investigação, que utilizaram a terceira lei da termodinâmica, ao mesmo tempo que desenvolveram um grande conjunto de provas para a sua validade.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1910, a bioquímica inglesa Dorothy Hodgkin. Ela recebeu o Prémio Nobel da Química em 1964 pelas suas descobertas, pela utilização de técnicas de raios X, da estrutura de moléculas biologicamente importantes, incluindo a penicilina (1946), a vitamina B‑12 (1956), e mais tarde, a hormona proteica insulina (1969). As suas realizações incluíram não só estas determinações de estrutura e o conhecimento científico que elas proporcionaram, mas também o desenvolvimento de métodos que tornaram possíveis tais determinações de estrutura.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1939, o inventor norte-americano Chuck Hull. Ele é um dos inventores da impressora SLA 3D, a primeira tecnologia de prototipagem rápida comercial, e do formato de ficheiro STL amplamente utilizado. É nomeado em mais de 60 patentes dos EUA, bem como outras patentes em todo o mundo nos campos da óptica de iões e da prototipagem rápida. Foi empossado no Hall da Fama dos Inventores Nacionais em 2014 e em 2017 foi um dos primeiros empossados no Hall da Fama do TCT.
Em 1936, o teclado da máquina de escrever Dvorak foi patenteado nos EUA por Dvorak e Dealey (Patente No. 2,040,248). Os peritos em eficiência August Dvorak (um primo do compositor) e William Dealey estudaram a máquina de escrever para determinar que poderiam arranjar as teclas de uma nova forma que aceleraria os operadores da máquina de escrever. Conceberam um teclado para maximizar a eficiência, colocando letras comuns na fila de casa, e fazer com que os dedos mais fortes das mãos fizessem a maior parte do trabalho. Em contraste, a disposição original QWERTY foi concebida para as máquinas de escrever anteriores, menos eficientes. Anteriormente, a velocidade resultaria em duas barras de tipo a baterem uma na outra nas suas viagens, pelo que o teclado original foi disposto de forma a reduzir colisões.
Em 1941, Konrad Zuse completou o primeiro computador programável totalmente funcional do mundo (Turing-complete computer), a sua máquina Z3. Foi também o primeiro computador do género a utilizar o sistema binário em vez do sistema decimal. Era um computador digital electromecânico construído com 2.400 relés. Os programas eram introduzidos a partir de rolos perfurados de película de filme de descarte. Notavelmente, o Z3 era programável, enquanto que o Atanasoff binário ABC (1942) e o ENIAC (1945–46) desenvolvidos independentemente eram calculadoras de propósito especial, nenhum dos quais era livremente programável. A Z3 foi utilizada pela indústria aeronáutica alemã para resolver sistemas de equações simultâneas e aspectos matemáticos da vibração das estruturas de ar sob tensão. Foi destruída em 1944 durante os bombardeamentos da II Guerra Mundial.
Nesta semana que passou foi lançada a distribuição Fedora 36 da RedHat. As grandes novidades são o Kernel de Linux 5.17 e o GNOME 42. Outras novidades igualmente interessantes são o podman 4.0, o Ruby 3.1, o Golang 1.18, o PHP 8.1 e o GCC 12. Trata-se de uma distribuição que usa versões bastante recentes dos mais importantes pacotes de software Open Source e que sem dúvida é uma distro sólida.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.