Newsletter Nº366

Newsletter Nº366
News­let­ter Nº366

Faz hoje anos que nas­cia, em 1719, o inven­tor esco­cês Andrew Mei­kle. Ele é res­pon­sá­vel pela inven­ção da debu­lha­do­ra de tam­bor. As suas ten­ta­ti­vas de 1778 de cons­truir uma debu­lha­do­ra foram infru­tí­fe­ras, com base em dese­nhos ante­ri­o­res de outros que esfre­ga­vam o grão. A par­tir de cer­ca de 1784, Mei­kle desen­vol­veu em vez dis­so uma máqui­na usan­do a ideia de um for­te tam­bor gira­tó­rio e bar­ras de bate­dei­ra fixas para escul­pir o grão como uma máqui­na de espa­de­lar do seu tem­po usa­da para bater as fibras das plan­tas de linho. Pou­pan­do mui­to tra­ba­lho manu­al, a máqui­na sepa­rou o grão, das espi­gas, cau­les ou cas­cas e limpou‑o. Patenteou‑a 9 de Abril de 1788.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1811, o quí­mi­co inglês-ame­ri­ca­no John Wil­li­am Dra­per. Ele foi pio­nei­ro na fotoquí­mi­ca. Ele reco­nhe­ceu que a luz ini­ci­ou reac­ções quí­mi­cas como molé­cu­las absor­ven­do a ener­gia da luz. O Dra­per Point é o nome dado ao pon­to em que todas as subs­tân­ci­as bri­lham um ver­me­lho baço (cer­ca de 525 graus C.). Ele des­cre­veu o efei­to do aumen­to da tem­pe­ra­tu­ra como a adi­ção de cada vez mais da região da luz visí­vel pro­du­ziu um bri­lho bran­co (1847). O seu inte­res­se em espec­tros­co­pia e foto­gra­fia foi apli­ca­do para dar a pri­mei­ra foto­gra­fia astro­nó­mi­ca. O seu tema era a lua (1840). Tam­bém estu­dou foto­gra­fi­as do espec­tro solar para mos­trar que con­ti­nha tan­to luz infra­ver­me­lha como ultra­vi­o­le­ta. As suas foto­gra­fi­as de pes­so­as inclu­em o retra­to foto­grá­fi­co sobre­vi­ven­te mais anti­go (1840), e ele foi um dos pri­mei­ros a pro­du­zir microfotografias.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1861, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co nor­te-ame­ri­ca­no Peter Coo­per Hewitt. Ele inven­tou a lâm­pa­da de vapor de mer­cú­rio, um impor­tan­te pre­cur­sor das lâm­pa­das flu­o­res­cen­tes. Ele estu­dou a pro­du­ção de luz uti­li­zan­do des­car­gas eléc­tri­cas (enquan­to Tho­mas Edi­son ain­da esta­va a desen­vol­ver fila­men­tos incan­des­cen­tes). Os tubos chei­os de mer­cú­rio que desen­vol­veu a par­tir de finais da déca­da de 1890, emi­ti­am uma luz azul-ver­de pou­co atrac­ti­va. Embo­ra ina­de­qua­do em casas, o seu bri­lho ganhou ampla adop­ção pelos estú­di­os foto­grá­fi­cos por­que o fil­me a pre­to e bran­co do tem­po neces­si­ta­va ape­nas de luz bri­lhan­te, ape­sar da sua cor. Havia mui­tas outras uti­li­za­ções indus­tri­ais para a lâm­pa­da. A sua empre­sa de fabri­co (est. 1902) foi com­pra­da pela Gene­ral Elec­tric em 1919, que pro­du­ziu um novo dese­nho em 1933. Em 17 de Setem­bro de 1901, ele tirou as suas pri­mei­ras oito paten­tes de lâm­pa­da de vapor de mercúrio.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1961, o físi­co nor­te-ame­ri­ca­no Arthur Leo­nard Scha­wlow. Ele par­ti­lhou (com os inves­ti­ga­do­res inde­pen­den­tes Nico­la­as Blo­em­ber­gen e Kai Sieg­bahn) o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1981 pelo seu tra­ba­lho no desen­vol­vi­men­to do laser e na espec­tros­co­pia laser. Com The­o­dor Häns­ch, Scha­wlow uti­li­zou lasers de coran­tes sin­to­ni­zá­veis para espec­tros­co­pia de alta reso­lu­ção. No iní­cio da sua car­rei­ra, Scha­wlow cola­bo­rou com Char­les Tow­nes na inves­ti­ga­ção dos prin­cí­pi­os de maser. Embo­ra não tenha par­ti­ci­pa­do no Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1964, que foi atri­buí­do a Tow­nes e a dois cien­tis­tas rus­sos pela sua inves­ti­ga­ção sobre maser e laser, Scha­wlow ain­da é con­si­de­ra­do como um co-inven­tor do laser”.

Faz hoje trin­ta anos que era lan­ça­do, pela id Soft­ware, o Wol­fens­tein 3D, um emo­ci­o­nan­te jogo FPS, ambi­en­ta­do duran­te a Segun­da Guer­ra Mun­di­al. Abriu novo ter­re­no para jogos de PC base­a­dos na acção e con­ti­nu­ou uma série de suces­sos cres­cen­tes para a id Soft­ware. Os seus cri­a­do­res mais conhe­ci­dos são John Car­mack, John Rome­ro, e Tom Hall. Dis­po­ni­bi­li­za­do a 5 de maio de 1992 este seria o iní­cio de uma série de jogos des­te tipo que ain­da hoje têm uma legião de fãs.

Nes­ta sema­na que pas­sou a Roc­ket Lab lan­çou em órbi­ta 34 saté­li­tes e apa­nha o fogue­tão de vol­ta do espa­ço com a aju­da de um heli­cóp­te­ro. O pri­mei­ro está­gio do fogue­tão Elec­tron foi recu­pe­ra­do usan­do um heli­cóp­te­ro que o aguar­da­va depois de ter aber­to um para­que­das para esta­bi­li­zar a sua velocidade.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou, o teles­có­pio espa­ci­al James Webb con­cluiu a sua fase de ali­nha­men­to dos espe­lhos com suces­so. Para este tes­te, o teles­có­pio apon­tou para par­te da Gran­de Nuvem de Maga­lhães, uma peque­na galá­xia saté­li­te da Via Lác­tea, for­ne­cen­do um cam­po den­so de cen­te­nas de milha­res de estre­las atra­vés de todos os sen­so­res do obser­va­tó­rio. Estes dados de ima­gem são uti­li­za­dos não só para ava­li­ar a niti­dez da ima­gem, mas tam­bém para medir e cali­brar com pre­ci­são dis­tor­ções e ali­nha­men­tos sub­tis da ima­gem entre os sen­so­res do ins­tru­men­to como par­te do pro­ces­so glo­bal de cali­bra­ção de ins­tru­men­tos do telescópio.

E hoje come­mo­ra­mos o séti­mo ano de news­let­ter. Foram 366 sema­nas sem inter­rup­ções a tra­zer o que de melhor se faz na Inter­net nos cam­pos da Ciên­cia e Tec­no­lo­gia, não esque­cen­do os diver­sos pro­jec­tos DIY que os auto­res colo­cam onli­ne e tam­bém diver­sas notí­ci­as interessantes.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­Pi nº117 de Maio.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.