Faz hoje anos que nascia, em 1719, o inventor escocês Andrew Meikle. Ele é responsável pela invenção da debulhadora de tambor. As suas tentativas de 1778 de construir uma debulhadora foram infrutíferas, com base em desenhos anteriores de outros que esfregavam o grão. A partir de cerca de 1784, Meikle desenvolveu em vez disso uma máquina usando a ideia de um forte tambor giratório e barras de batedeira fixas para esculpir o grão como uma máquina de espadelar do seu tempo usada para bater as fibras das plantas de linho. Poupando muito trabalho manual, a máquina separou o grão, das espigas, caules ou cascas e limpou‑o. Patenteou‑a 9 de Abril de 1788.
Faz também hoje anos que nascia, em 1811, o químico inglês-americano John William Draper. Ele foi pioneiro na fotoquímica. Ele reconheceu que a luz iniciou reacções químicas como moléculas absorvendo a energia da luz. O Draper Point é o nome dado ao ponto em que todas as substâncias brilham um vermelho baço (cerca de 525 graus C.). Ele descreveu o efeito do aumento da temperatura como a adição de cada vez mais da região da luz visível produziu um brilho branco (1847). O seu interesse em espectroscopia e fotografia foi aplicado para dar a primeira fotografia astronómica. O seu tema era a lua (1840). Também estudou fotografias do espectro solar para mostrar que continha tanto luz infravermelha como ultravioleta. As suas fotografias de pessoas incluem o retrato fotográfico sobrevivente mais antigo (1840), e ele foi um dos primeiros a produzir microfotografias.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1861, o engenheiro electrotécnico norte-americano Peter Cooper Hewitt. Ele inventou a lâmpada de vapor de mercúrio, um importante precursor das lâmpadas fluorescentes. Ele estudou a produção de luz utilizando descargas eléctricas (enquanto Thomas Edison ainda estava a desenvolver filamentos incandescentes). Os tubos cheios de mercúrio que desenvolveu a partir de finais da década de 1890, emitiam uma luz azul-verde pouco atractiva. Embora inadequado em casas, o seu brilho ganhou ampla adopção pelos estúdios fotográficos porque o filme a preto e branco do tempo necessitava apenas de luz brilhante, apesar da sua cor. Havia muitas outras utilizações industriais para a lâmpada. A sua empresa de fabrico (est. 1902) foi comprada pela General Electric em 1919, que produziu um novo desenho em 1933. Em 17 de Setembro de 1901, ele tirou as suas primeiras oito patentes de lâmpada de vapor de mercúrio.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1961, o físico norte-americano Arthur Leonard Schawlow. Ele partilhou (com os investigadores independentes Nicolaas Bloembergen e Kai Siegbahn) o Prémio Nobel da Física de 1981 pelo seu trabalho no desenvolvimento do laser e na espectroscopia laser. Com Theodor Hänsch, Schawlow utilizou lasers de corantes sintonizáveis para espectroscopia de alta resolução. No início da sua carreira, Schawlow colaborou com Charles Townes na investigação dos princípios de maser. Embora não tenha participado no Prémio Nobel da Física de 1964, que foi atribuído a Townes e a dois cientistas russos pela sua investigação sobre maser e laser, Schawlow ainda é considerado como um co-inventor do laser”.
Faz hoje trinta anos que era lançado, pela id Software, o Wolfenstein 3D, um emocionante jogo FPS, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial. Abriu novo terreno para jogos de PC baseados na acção e continuou uma série de sucessos crescentes para a id Software. Os seus criadores mais conhecidos são John Carmack, John Romero, e Tom Hall. Disponibilizado a 5 de maio de 1992 este seria o início de uma série de jogos deste tipo que ainda hoje têm uma legião de fãs.
Nesta semana que passou a Rocket Lab lançou em órbita 34 satélites e apanha o foguetão de volta do espaço com a ajuda de um helicóptero. O primeiro estágio do foguetão Electron foi recuperado usando um helicóptero que o aguardava depois de ter aberto um paraquedas para estabilizar a sua velocidade.
Também nesta semana que passou, o telescópio espacial James Webb concluiu a sua fase de alinhamento dos espelhos com sucesso. Para este teste, o telescópio apontou para parte da Grande Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia satélite da Via Láctea, fornecendo um campo denso de centenas de milhares de estrelas através de todos os sensores do observatório. Estes dados de imagem são utilizados não só para avaliar a nitidez da imagem, mas também para medir e calibrar com precisão distorções e alinhamentos subtis da imagem entre os sensores do instrumento como parte do processo global de calibração de instrumentos do telescópio.
E hoje comemoramos o sétimo ano de newsletter. Foram 366 semanas sem interrupções a trazer o que de melhor se faz na Internet nos campos da Ciência e Tecnologia, não esquecendo os diversos projectos DIY que os autores colocam online e também diversas notícias interessantes.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista MagPi nº117 de Maio.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.