Newsletter Nº368

Newsletter Nº368
News­let­ter Nº368

Faz hoje anos que nas­cia, em 1868, o enge­nhei­ro civil e geo­dé­si­co nor­te-ame­ri­ca­no John Fill­mo­re Hay­ford. Ele esta­be­le­ceu a ciên­cia moder­na da geo­dé­sia, e fez uma deter­mi­na­ção pre­ci­sa da for­ma e tama­nho elip­soi­dal da ter­ra (1909). A União Inter­na­ci­o­nal de Geo­dé­sia e Geo­fí­si­ca adop­tou os cál­cu­los de Hay­ford em 1924. Esta elip­sói­de inter­na­ci­o­nal tem um acha­ta­men­to de exac­ta­men­te 1 par­te em 297. O raio equa­to­ri­al da Ter­ra é de 6.378.388 m. O raio ao lon­go do eixo polar é então 1/297 infe­ri­or a isso ou 6.356.912 m. (Sur­pre­en­den­te­men­te, os EUA não adop­ta­ram este dado.) A teo­ria de isos­ta­sia de Hay­ford deu que a pres­são exer­ci­da pela cros­ta ter­res­tre é apro­xi­ma­da­men­te a mes­ma em todo o glo­bo, inde­pen­den­te­men­te da natu­re­za da super­fí­cie (por exem­plo, ter­ras bai­xas ou mon­ta­nhas). Com modi­fi­ca­ções, esta teo­ria é ago­ra uti­li­za­da para expli­car fenó­me­nos den­tro da cros­ta. Na altu­ra da sua mor­te, inves­ti­ga­va os pro­ble­mas liga­dos à eva­po­ra­ção e ao nível da água dos Gran­des Lagos.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1914, o bioquí­mi­co aus­tría­co-bri­tâ­ni­co Max Perutz. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca de 1962 pela sua aná­li­se da difrac­ção de rai­os X da estru­tu­ra da hemo­glo­bi­na, a pro­teí­na que trans­por­ta o oxi­gé­nio dos pul­mões para os teci­dos atra­vés das célu­las san­guí­ne­as. Ele iden­ti­fi­cou que a hemo­glo­bi­na é cons­truí­da de qua­tro cadei­as de pro­teí­nas enro­la­das jun­tas, e que a molé­cu­la muda de for­ma quan­do o oxi­gé­nio é adi­ci­o­na­do. Perutz esta­va tam­bém inte­res­sa­do em estu­dar gla­ci­a­res, fazen­do medi­ções que foram as pri­mei­ras a mos­trar dife­ren­tes taxas de flu­xo em dife­ren­tes par­tes do mes­mo glaciar.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1918, o físi­co holan­dês-ame­ri­ca­no Abraham Pais. Ele foi res­pon­sá­vel pela inves­ti­ga­ção que se tor­nou nos blo­cos de cons­tru­ção da teo­ria das par­tí­cu­las ele­men­ta­res. Ele escre­veu Sub­til É o Senhor: A Ciên­cia e Vida de Albert Eins­tein, que é con­si­de­ra­da a bio­gra­fia defi­ni­ti­va de Eins­tein. Na Holan­da, o seu dou­to­ra­men­to em físi­ca foi atri­buí­do a 9 de Julho de 1941, cin­co dias antes de um pra­zo nazi que proi­bia os judeus de rece­be­rem diplo­mas. Mais tar­de, duran­te a II Guer­ra Mun­di­al, enquan­to se escon­dia para fugir à Ges­ta­po, ela­bo­rou idei­as em elec­tro­di­nâ­mi­ca quân­ti­ca que mais tar­de par­ti­lhou ao tra­ba­lhar com Niels Bohr (Jan — Ago 1946). Em Setem­bro de 1946, foi para os EUA para tra­ba­lhar com Robert Oppe­nhei­mer em Prin­ce­ton, onde Pais con­tri­buiu para os fun­da­men­tos da teo­ria moder­na da físi­ca das partículas.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1955, o cien­tis­ta da com­pu­ta­ção cana­di­a­no James Gos­ling. Ele ficou conhe­ci­do por ser o fun­da­dor e arqui­tec­to prin­ci­pal por detrás da lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção Java. Ele teve a ideia da Java VM enquan­to escre­via um pro­gra­ma para por­tar soft­ware de um PERQ, tra­du­zin­do o Perq Q‑Code para VAX assem­bler e emu­lan­do o hard­ware. É geral­men­te cre­di­ta­do por ter inven­ta­do a lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção Java em 1994. Cri­ou o dese­nho ori­gi­nal do Java e imple­men­tou o com­pi­la­dor ori­gi­nal e a máqui­na vir­tu­al da lin­gua­gem. Gos­ling tra­ça as ori­gens da abor­da­gem aos seus pri­mei­ros tem­pos de estu­dan­te, quan­do cri­ou uma máqui­na vir­tu­al de p‑code para o com­pu­ta­dor DEC VAX do labo­ra­tó­rio, para que o seu pro­fes­sor pudes­se exe­cu­tar pro­gra­mas escri­tos em UCSD Pas­cal. No tra­ba­lho que con­du­ziu ao Java na Sun, ele viu que a exe­cu­ção neu­tra em ter­mos de arqui­tec­tu­ra para pro­gra­mas ampla­men­te dis­tri­buí­dos pode­ria ser alcan­ça­da atra­vés da imple­men­ta­ção de uma filo­so­fia seme­lhan­te: pro­gra­mar sem­pre para a mes­ma máqui­na vir­tu­al. Outra con­tri­bui­ção de Gos­ling’s foi o pro­gra­ma “bun­dle”, conhe­ci­do como “shar”.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.