Faz hoje anos que nascia, em 1753, o químico e físico experimental alemão Franz Karl Achard. Ele inventou um processo para a extracção em grande escala de açúcar de mesa (sacarose) da beterraba, e em 1801, abriu a primeira fábrica de beterraba, na Silésia (actualmente Polónia). No início, embora simples, o método era dispendioso, melhorou‑o utilizando sugestões do Instituto em França, incluindo que as beterrabas fossem prensadas sem serem cozinhadas, o que poupou muitas despesas de combustível. Ele tinha sucedido Andreas Sigismund Marggrafupon na sua morte (1782) como director da “Classe de Física” na Academia de Berlim. Foi Marggraf que descobriu pela primeira vez a presença de açúcar na raiz da beterraba, e isolou‑a numa escala experimental em 1747. Achard descobriu também um método para trabalhar a platina e foi o primeiro a preparar um cadinho de platina (1784).
Faz também hoje anos que nascia, em 1831, o físico e matemático escocês Peter Tait. Ele ajudou a desenvolver quaternions, que promoveu fortemente, e escreveu um tratado padrão sobre o assunto. O seu trabalho ajudou a fazer avançar a física matemática moderna. Tait fez muito trabalho experimental em termodinâmica, e apresentou uma série de artigos sobre a teoria cinética dos gases (1886–92). Dos seus muitos livros sobre física, o seu mais conhecido foi co-autor com William Thomson (mais tarde Lord Kelvin), um livro de física matemática, Treatise on Natural Philosophy (1876). Para além de investigar o ozono, gases e electricidade, Tait criou um aparelho para emitir grandes anéis de vórtice de fumo estáveis. A partir de outros trabalhos experimentais, construiu modelos matemáticos do voo de uma bola de golfe.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1854, a engenheira electrotécnica, inventora e matemática inglesa Hertha Ayrton. Ela inventou um esfigmógrafo (um dispositivo que traça batidas de pulso, embora não o primeiro), um divisor de linhas (um instrumento de desenho para dividir uma linha num determinado número de partes iguais, 1884) e um ventilador anti-gás (flapper) utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. Começou a trabalhar com William Ayrton, com quem se casou posteriormente (1884). Retomando o interesse do seu marido em experiências de arco eléctrico, Hertha concebeu melhorias que tornaram as luzes de arco mais silenciosas e mais fiáveis. Ela publicou The Electric Arc (1902). Como mulher, foi-lhe negada uma licenciatura de Cambridge, e no início recusou-se a ser membro da Royal Society (1902).
Faz também hoje anos que nascia, em 1900, o físico e astrónomo holandês Jan Oort. Ele foi uma das figuras mais importantes nos esforços do século XX para compreender a natureza da galáxia da Via Láctea, que mediu a rotação da galáxia da Terra e formulou a hipótese de uma “Nuvem de Oort”. Em 1927 Oort analisou movimentos de estrelas distantes, encontrou provas de rotação diferencial e fundou a teoria matemática da estrutura galáctica. Após a Segunda Guerra Mundial, liderou o grupo holandês que utilizou a linha de 21 cm para mapear o gás hidrogénio na Galáxia. Encontraram a estrutura espiral em grande escala, o centro galáctico, e os movimentos das nuvens de gás. Em 1950 Oort propôs o modelo agora geralmente aceite para a origem dos cometas.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1906, o matemático Kurt Gödel. Ele é conhecido pela sua prova dos Teoremas de Incompletude de Gödel (1931) Ele provou resultados fundamentais sobre sistemas axiomáticos, mostrando que em qualquer sistema matemático axiomático existem propostas que não podem ser provadas ou refutadas dentro dos axiomas do sistema. Em particular, a consistência dos axiomas não pode ser provada. Isto pôs fim a uma centena de anos de tentativas de estabelecer axiomas para colocar toda a matemática numa base axiomática.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1916, o inventor, mecânico e engenheiro italiano [Ferruccio Lamborghini](https://en.wikipedia.org/wiki/Ferruccio_Lamborghini). Ele trabalhou como mecânico no exército italiano durante a Segunda Guerra Mundial, e após a guerra fundou uma empresa de tractores. Ele fundou uma empresa automóvel de luxo que produziu alguns dos carros desportivos mais rápidos, mais caros e mais procurados do mundo.
Em 1926, o termo “mecânica das ondas” foi cunhado pelo físico nuclear Erwin Schrödinger numa carta que ele enviou a Albert Einstein. O termo foi aplicado ao novo ramo emergente da física que interpreta o comportamento das partículas subatómicas de acordo com uma descrição matemática em termos de um movimento ondulatório.
Nesta semana que passou o helicóptero Ingenuity da NASA inspeccionou recentemente tanto o pára-quedas que ajudou o rover Perseverance a aterrar em Marte, como a concha em forma de cone que protegia o veículo no espaço profundo e durante a sua descida em chamas em direcção à superfície marciana. A entrada, descida e aterragem em Marte é rápida e stressante, não só para os engenheiros de volta à Terra, mas também para o veículo que suporta as forças gravitacionais, altas temperaturas e outros extremos que vêm com a entrada na atmosfera de Marte a quase 20.000 km/h. O pára-quedas e a concha de trás foram previamente imersos à distância pelo rover Perseverance.
Também nesta semana que passou, a SpaceX lançou o foguetão Falcon 9 transportando a nave Dragon com a equipa Crew‑4 de astronautas, a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida, em direção à Estação Espacial Internacional. A tripulação internacional de astronautas servirá como a quarta missão comercial de rotação da tripulação a bordo da Estação Espacial. Os últimos dias no Kennedy Space Center têm sido inspiradores e ocupados com o regresso da tripulação da Axiom e agora o lançamento bem sucedido dos astronautas Crew‑4 para a Estação Espacial Internacional. Este é o quinto voo SpaceX com astronautas da NASA — incluindo o voo de teste Demo‑2 em 2020 para a estação espacial — como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista Hackspace nº54 de Maio assim como o Service Manual do ZX Spectrum que faz 40 anos esta semana que foi lançado.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.