Newsletter Nº364

Newsletter Nº364
News­let­ter Nº364

Faz hoje anos que nas­cia, em 1774, o físi­co e mate­má­ti­co fran­cês Jean-Bap­tis­te Biot. Ele, com Felix Savart, desen­vol­veu a lei Biot-Savart, segun­do a qual a inten­si­da­de do cam­po mag­né­ti­co pro­du­zi­do pelo flu­xo de cor­ren­te atra­vés de um fio varia inver­sa­men­te com a dis­tân­cia do fio. Ele tra­ba­lhou em astro­no­mia, elas­ti­ci­da­de, calor, ópti­ca, elec­tri­ci­da­de e mag­ne­tis­mo. Na mate­má­ti­ca pura, ele con­tri­buiu para a geo­me­tria. Em 1804 fez uma subi­da de 13.000 pés (5‑km) de balão de ar quen­te com Joseph Gay-Lus­sac para inves­ti­gar a atmos­fe­ra. Em 1806, acom­pa­nhou Fran­çois Ara­go a Espa­nha para com­ple­tar ali os tra­ba­lhos ante­ri­o­res para medir o arco do meri­di­a­no. Biot des­co­briu a acti­vi­da­de ópti­ca em 1815, a capa­ci­da­de de uma subs­tân­cia rodar o pla­no de pola­ri­za­ção da luz, que lan­çou a base para a saca­ri­me­tria, uma téc­ni­ca útil de aná­li­se de solu­ções açucaradas.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1830, o inven­tor e fabri­can­te bri­tâ­ni­co James Star­ley. Ele ficou conhe­ci­do como o pai da indús­tria da bici­cle­ta. Star­ley dei­xou a quin­ta fami­li­ar na ado­les­cên­cia e depois de ter tra­ba­lha­do ini­ci­al­men­te como jar­di­nei­ro, recor­reu a inte­res­ses mecâ­ni­cos. Melho­rou a pri­mei­ra máqui­na de cos­tu­ra, e por vol­ta de 1861, esta­va no negó­cio com Josi­ah Tur­ner como a Coven­try Sewing Machi­ne Com­pany. Em pou­cos anos, a sua fábri­ca come­çou a pro­du­zir bici­cle­tas. Em 1870, entrou no negó­cio por con­ta pró­pria, pro­du­zin­do as suas máqui­nas de cos­tu­ra Euro­pa e as bici­cle­tas Ari­el, “penny-farthing” e tri­ci­clos. A Ari­el, uma bici­cle­ta leve total­men­te metá­li­ca (1871), é con­si­de­ra­da como a pri­mei­ra bici­cle­ta ver­da­dei­ra, a pri­mei­ra bici­cle­ta de duas rodas auto-pro­pul­si­o­na­da a uti­li­zar a direc­ção pivô-cen­tral. A sua roda de direc­ção tan­gen­te-ten­são (1876) ain­da é utilizada.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1882, o físi­co expe­ri­men­tal nor­te-ame­ri­ca­no Percy Wil­li­ams Bridg­man. Ele ficou conhe­ci­do pelos seus estu­dos de mate­ri­ais a altas tem­pe­ra­tu­ras e pres­sões. Foi galar­do­a­do com o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1946 pela sua “inven­ção de um apa­re­lho para pro­du­zir pres­sões extre­ma­men­te ele­va­das, e pelas des­co­ber­tas que fez com ele no cam­po da físi­ca de alta pres­são”. Foi o pri­mei­ro físi­co de Har­vard a rece­ber um Pré­mio Nobel da Físi­ca. Em 1908, ini­ci­ou o seu pri­mei­ro tra­ba­lho expe­ri­men­tal com pres­sões está­ti­cas ele­va­das de cer­ca de 6.500 atmos­fe­ras. Even­tu­al­men­te, ele atin­giu cer­ca de 400.000 atmos­fe­ras. Duran­te os estu­dos das mudan­ças de fase dos sóli­dos sob pres­são, ele des­co­briu vári­as for­mas de alta pres­são de gelo. Bridg­man tam­bém escre­veu elo­quen­te­men­te sobre assun­tos de inte­res­se geral na físi­ca da sua época.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1951, o mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no Micha­el Fre­ed­man. Ele rece­beu a Meda­lha Fields em 1986 pela sua pro­va da con­jec­tu­ra em qua­tro dimen­sões (1982). A con­jec­tu­ra de Poin­ca­ré, um dos famo­sos pro­ble­mas da mate­má­ti­ca do sécu­lo XX, afir­ma que um colec­tor tri­di­men­si­o­nal fecha­do sim­ples­men­te liga­do é uma esfe­ra tri­di­men­si­o­nal. A con­jec­tu­ra dimen­si­o­nal supe­ri­or de Poin­ca­ré afir­ma que qual­quer n‑manifold fecha­do que seja homo­to­pia equi­va­len­te à n‑esfera deve ser a n‑esfera. Para valo­res de n pelo menos 5, foi dada uma solu­ção por Sma­le em 1961. Duas déca­das depois, a Fre­ed­man pro­vou a con­jec­tu­ra para n = 4. No entan­to, a con­jec­tu­ra ori­gi­nal para n=3 per­ma­ne­ceu em aber­to. Gri­go­ri Perel­man deu uma pro­va com­ple­ta em 2003.

E foi lan­ça­do hoje o Ubun­tu 22.04 LTS. Com a desig­na­ção de “Jammy Jelly­fish” esta ver­são de Ubun­tu é uma LTS, isto sig­ni­fi­ca que irá ter 5 anos de supor­te. De entre as novi­da­des pode­mos des­ta­car o Ker­nel Linux 5.15 LTS. Esta ver­são inclui alguns com­po­nen­tes do GNOME 42. O com­pi­la­dor de sis­te­ma é o GCC 11.2. Nos equi­pa­men­tos supor­ta­dos des­ta­ca-se os novos Rasp­ber­ry PI Zero 2W e os Rasp­ber­ry PI 4.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou, três astro­nau­tas chi­ne­ses regres­sa­ram à Ter­ra depois de terem esta­do no espa­ço 183 dias. Os astro­nau­tas da mis­são Shenzhou-13 regres­sa­ram no pas­sa­do dia 16, depois da mis­são mais lon­ga fei­ta por astro­nau­tas chi­ne­ses. O Objec­ti­vo da Chi­na para este ano é de envi­ar para a esta­ção espa­ci­al que está a cons­truir — a Tian­gong — dois módu­los expe­ri­men­tais, duas naves tri­pu­la­das e duas naves de carga.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.