Faz hoje anos que nascia, em 1693, o horólogo inglês John Harrison. Ele inventou o primeiro cronómetro marinho prático, que permitiu aos navegadores calcular com precisão a sua longitude no mar. Ele foi levado a iniciar este trabalho após uma enorme recompensa oferecida pelo governo britânico por novos instrumentos de navegação para evitar mais desastres no mar. John Harrison assumiu o estabelecimento científico e académico do seu tempo e ganhou o prémio da longitude através de extraordinária perspicácia mecânica, talento e determinação.
Faz também hoje anos que nascia, em 1809, o matemático francês Joseph Liouville. Ele descobriu números transcendentais (aqueles que não são as raízes das equações algébricas com coeficientes racionais), e que há infinitamente muitos deles. Também trabalhou em análise real e complexa, teoria dos números e geometria diferencial. O seu nome é recordado na teoria de Sturm-Liouville das equações diferenciais que generaliza as ideias de Joseph Fourier, e são importantes na física matemática. Ele estudou mecânica celestial. Liouville fundou em 1836, e editou durante quase quatro décadas, o Journal de Mathématique, que continua a ser uma importante publicação matemática francesa. Editou e publicou (1843) os manuscritos deixados para trás após a morte prematura de Evariste Galois 22 anos antes.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1820, o físico francês Edmond Becquerel. Ele era filho do químico Antoine-César Becquerel e pai do físico Henri Becquerel (que descobriu a radioactividade). O seu próprio trabalho experimental foi feito em electricidade, ótica e magnetismo. Mediu as propriedades das correntes eléctricas, como estas surgem, e descobriu (1840) correntes eléctricas em certas reacções químicas iniciadas pela luz. Estudou o diamagnetismo (1845–46). Em 1855, descobriu que o simples deslocamento de um condutor metálico num líquido produziria alguma corrente eléctrica. Inventou o fosforoscópio para medir a curta duração da fosforescência dos materiais após exposição à luz brilhante, e foi também capaz de examinar o espectro da luz que emanava dos corpos luminescentes.
Faz também hoje anos que nascia, em 1835, o físico austríaco Josef Stefan. Ele propôs uma lei de radiação (1879) afirmando que a quantidade de energia radiada por segundo de um corpo negro é proporcional à quarta potência da sua temperatura absoluta. (Um corpo negro é um objecto teórico que absorve toda a radiação que cai sobre ele). Esta lei é conhecida como a lei de Stefan ou a lei de Stefan-Bolzmann. Ele também estudou a electricidade, a teoria cinética dos gases e a hidrodinâmica.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1884, o químico físico holandês-americano Peter Debye. Ele recebeu o Prémio Nobel da Química de 1936 pelas suas investigações de momentos dipolo, raios X, e dispersão de luz em gases. A maior parte do seu trabalho foi em química-física com especial interesse na análise de electrólitos e de momentos dipolares. Ele estabeleceu uma teoria de calor específico com algumas melhorias em relação à proposta por Einstein. Debye realizou um trabalho importante na análise de pós cristalinos utilizando técnicas de difracção de raios X. Ele também determinou as dimensões das moléculas gasosas e as distâncias interatómicas usando raios X.
Faz também hoje anos que nascia, em 1893, o astrónomo germano-americano Walter Baade. Ele, com Fritz Zwicky, propôs que as supernovas pudessem produzir raios cósmicos e estrelas de neutrões (1934), e Baade fez extensos estudos sobre a Nebulosa do Caranguejo e a sua estrela central. Durante os apagões da II Guerra Mundial na área de Los Angeles, Baade utilizou pela primeira vez o telescópio Hooker de 100 polegadas para resolver estrelas na região central da Galáxia de Andrómeda. Isto levou à sua definição de duas populações estelares, à percepção de que existiam dois tipos de estrelas variáveis do Cepheid, e a partir daí a uma duplicação da escala assumida do universo. Baade e Rudolph Minkowski identificaram e tomaram espectrogramas de contrapartidas ópticas de muitas das primeiras fontes de rádio descobertas, incluindo Cygnus A e Cassiopeia A.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1903, o bioquímico alemão Adolf Butenandt. Ele recebeu (com Leopold Ruzicka) o Prémio Nobel da Química de 1939 pelo trabalho pioneiro (1929–34) sobre as hormonas sexuais, principalmente o isolamento do estrone (uma hormona que influencia o desenvolvimento do tracto reprodutivo feminino). Embora forçado pelo governo nazi a recusar o prémio, pôde aceitar a honra em 1949.
Faz também hoje anos que nascia, em 1917, o bioquímico inglês John Kendrew. Ele partilhou o Prémio Nobel da Química de 1962 (com o colega Max Ferdinand Perutz) “pelos seus estudos sobre as estruturas das proteínas globulares”. Perutz tinha determinado a estrutura da hemoglobina. Kendrew determinou a estrutura da mioglobina da proteína muscular, que armazena oxigénio e o dá às células musculares quando necessário.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1941, o radioastrónomo e físico americano Joseph Hooton Taylor Jr. Ele partilhou (com Russell A. Hulse) o Prémio Nobel da Física de 1993 pela sua descoberta conjunta do primeiro pulsar binário (1974). Este fenómeno único, duas estrelas orbitando-se uma à outra — uma delas emitindo regularmente “bipes” de radiofrequência — tem sido importante como campo de prova do espaço profundo para a teoria geral da relatividade de Einstein. O seu grupo de investigação em Princeton utilizou o radiotelescópio de 1000 pés em Arecibo, Porto Rico, o maior e mais sensível do mundo para captar ondas de rádio do espaço.
Nesta semana que passou foi lançada a versão 5.17 do Kernel de Linux. Chega uma semana mais tarde do que inicialmente previsto, e apresenta uma grande colecção de alterações, melhorias, melhorias de desempenho, e todas as correcções de segurança importantes. Entre as características do kernel do Linux 5.17 está um novo driver AMD P‑State (para hardware compatível, ou seja, Zen 2 e mais recente, basicamente). Foi introduzido o Universal Stylus Initiative (USI), suporte para varios teclados Apple Magic 2021 e para dispositivos NZXT. OS filesystems BTRFS e EXT4 ganharam desempenho e ainda foram acrescentados suporte de sanitização para o ARM64, suporte de virtualização KVM para o Intel AMX e suporte virtual Xen USB para guests Xen. Finalmente foi adicionado suporte para o PFRUT (platform firmware runtime update) que permitirá fazer updates de firmware de alguns dispositivos sem reiniciar o sistema.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentado o livro “ANALOG SEEKrets” e a revista Hackspace Magazine nº53 de Abril.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.