Faz hoje anos que nascia, em 1781, o médico francês René Laennec. Ele inventou o estetoscópio e é geralmente considerado o pai da medicina do tórax. Utilizando um cilindro de madeira com um pé longo que colocou no peito dos seus pacientes, conseguiu ouvir os vários sons feitos pelos pulmões e pelo coração. Durante três anos estudou os sons torácicos dos pacientes e correlacionou-os com as doenças encontradas na autópsia. Descreveu os seus métodos e descobertas no clássico De l’auscultation médiate (1819). Laënnec fez numerosas outras contribuições para a literatura das doenças respiratórias e cardíacas.
Faz também hoje anos que nascia, em 1838, o químico russo Friedrich Konrad Beilstein. Ele dedicou-se à investigação em química orgânica que incluía o estudo de derivados isoméricos de benezeno. O seu legado duradouro, no entanto, foi iniciar a descrição sistemática das compoonias orgânicas, que ele concretizou na publicação do seu Handbuch der organischen Chemie, (1880–82; Handbook of Organic Chemistry). O seu objectivo era que este fosse um catálogo completo, e já na sua primeira edição, os dois volumes descreviam 15.000 compostos. Como a química orgânica continuava a crescer rapidamente, publicou a segunda e terceira edições expandidas. Após a morte de Beilstein, devido ao seu grande valor para os químicos orgânicos, o trabalho de actualização da publicação foi assumido pela Deutsche Chemische Gesellschanft, que continuou a publicá-la”.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1856, o fotógrafo e inventor norte-americano Frederic Eugene Ives. Ele foi o inventor do processo de meio-tom, um método de reprodução de fotografias numa prensa de impressão. Antes deste processo, as fotografias e ilustrações eram reproduzidas a partir de placas gravadas à mão. Desta forma, as impressoras podiam reproduzir desenhos de linha, mas não os tons de cinza numa fotografia, porque as prensas de impressão não podem imprimir a cinza — apenas a preto e branco. Ives inventou um ecrã que converteria uma fotografia num padrão de pequenos pontos. Grandes pontos formam onde a imagem é escura, e pequenos pontos onde a imagem é clara, dando assim a ilusão de tonalidades de cinzento. Em 1881, foi o primeiro a fazer uma impressão a três cores de blocos de meio-tom. Outras invenções em fotografia e impressão a cores renderam 70 patentes.
Faz também hoje anos que nascia, em 1888, o cientista germano-americano Otto Stern. Ele foi vencedor do Prémio Nobel da Física em 1943 pelo seu desenvolvimento do feixe molecular como ferramenta para estudar as características das moléculas e pela sua medição do momento magnético do protão.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1890, o estatístico, geneticista e biólogo evolucionista britânico Ronald Fisher. Ele deu contribuições para a teoria estatística que se tornaram pilares da prática estatística moderna. Em genética, ele estabeleceu a genética biométrica e estudou o domínio através de experiências de reprodução com vários animais). Desenvolveu métodos de análise multi-variada para rastrear a ligação dos genes a diferentes características. Para evitar a introdução de preconceitos na concepção de experiências que pudessem produzir dados imprecisos ou enganosos, aplicou o seu princípio de aleatoriedade. Enquanto continuava o seu interesse em estatísticas durante os seus cursos universitários, começou a sua carreira como professor de matemática do ensino secundário (1914–19). Durante este tempo, publicou um trabalho (1918) aplicando estatísticas para produzir um teorema fundamental de selecção natural. Prosseguiu o seu estudo de genética na Estação Experimental de Rothamsted como estatístico em 1919.
E nesta semana que passou o Telescópio Espacial James Webb está quase a concluir a primeira fase do processo de alinhamento do espelho primário do observatório com o instrumento Near Infrared Camera (NIRCam), com a duração de meses. O desafio da equipa foi duplo: confirmar que a NIRCam estava pronto para recolher luz de objectos celestes, e depois identificar a luz estelar da mesma estrela em cada um dos 18 segmentos primários do espelho. O resultado é um mosaico de imagem de 18 pontos de luz estelar organizados aleatoriamente, o produto dos segmentos de espelho não alinhados da Webb, todos reflectindo a luz da mesma estrela no espelho secundário da Webb e nos detectores da NIRCam.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista Hackspace Magazine Nº 52 de Março.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.