Newsletter Nº355

Newsletter Nº355
News­let­ter Nº355

Faz hoje anos que nas­cia, em 1781, o médi­co fran­cês René Laen­nec. Ele inven­tou o este­tos­có­pio e é geral­men­te con­si­de­ra­do o pai da medi­ci­na do tórax. Uti­li­zan­do um cilin­dro de madei­ra com um pé lon­go que colo­cou no pei­to dos seus paci­en­tes, con­se­guiu ouvir os vári­os sons fei­tos pelos pul­mões e pelo cora­ção. Duran­te três anos estu­dou os sons torá­ci­cos dos paci­en­tes e cor­re­la­ci­o­nou-os com as doen­ças encon­tra­das na autóp­sia. Des­cre­veu os seus méto­dos e des­co­ber­tas no clás­si­co De l’aus­cul­ta­ti­on médi­a­te (1819). Laën­nec fez nume­ro­sas outras con­tri­bui­ções para a lite­ra­tu­ra das doen­ças res­pi­ra­tó­ri­as e cardíacas.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1838, o quí­mi­co rus­so Fri­e­dri­ch Kon­rad Beils­tein. Ele dedi­cou-se à inves­ti­ga­ção em quí­mi­ca orgâ­ni­ca que incluía o estu­do de deri­va­dos iso­mé­ri­cos de bene­ze­no. O seu lega­do dura­dou­ro, no entan­to, foi ini­ci­ar a des­cri­ção sis­te­má­ti­ca das com­po­o­ni­as orgâ­ni­cas, que ele con­cre­ti­zou na publi­ca­ção do seu Hand­bu­ch der orga­nis­chen Che­mie, (1880–82; Hand­bo­ok of Orga­nic Che­mis­try). O seu objec­ti­vo era que este fos­se um catá­lo­go com­ple­to, e já na sua pri­mei­ra edi­ção, os dois volu­mes des­cre­vi­am 15.000 com­pos­tos. Como a quí­mi­ca orgâ­ni­ca con­ti­nu­a­va a cres­cer rapi­da­men­te, publi­cou a segun­da e ter­cei­ra edi­ções expan­di­das. Após a mor­te de Beils­tein, devi­do ao seu gran­de valor para os quí­mi­cos orgâ­ni­cos, o tra­ba­lho de actu­a­li­za­ção da publi­ca­ção foi assu­mi­do pela Deuts­che Che­mis­che Gesells­chanft, que con­ti­nu­ou a publicá-la”.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1856, o fotó­gra­fo e inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Fre­de­ric Euge­ne Ives. Ele foi o inven­tor do pro­ces­so de meio-tom, um méto­do de repro­du­ção de foto­gra­fi­as numa pren­sa de impres­são. Antes des­te pro­ces­so, as foto­gra­fi­as e ilus­tra­ções eram repro­du­zi­das a par­tir de pla­cas gra­va­das à mão. Des­ta for­ma, as impres­so­ras podi­am repro­du­zir dese­nhos de linha, mas não os tons de cin­za numa foto­gra­fia, por­que as pren­sas de impres­são não podem impri­mir a cin­za — ape­nas a pre­to e bran­co. Ives inven­tou um ecrã que con­ver­te­ria uma foto­gra­fia num padrão de peque­nos pon­tos. Gran­des pon­tos for­mam onde a ima­gem é escu­ra, e peque­nos pon­tos onde a ima­gem é cla­ra, dan­do assim a ilu­são de tona­li­da­des de cin­zen­to. Em 1881, foi o pri­mei­ro a fazer uma impres­são a três cores de blo­cos de meio-tom. Outras inven­ções em foto­gra­fia e impres­são a cores ren­de­ram 70 patentes.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1888, o cien­tis­ta ger­ma­no-ame­ri­ca­no Otto Stern. Ele foi ven­ce­dor do Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1943 pelo seu desen­vol­vi­men­to do fei­xe mole­cu­lar como fer­ra­men­ta para estu­dar as carac­te­rís­ti­cas das molé­cu­las e pela sua medi­ção do momen­to mag­né­ti­co do protão.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1890, o esta­tís­ti­co, gene­ti­cis­ta e bió­lo­go evo­lu­ci­o­nis­ta bri­tâ­ni­co Ronald Fisher. Ele deu con­tri­bui­ções para a teo­ria esta­tís­ti­ca que se tor­na­ram pila­res da prá­ti­ca esta­tís­ti­ca moder­na. Em gené­ti­ca, ele esta­be­le­ceu a gené­ti­ca bio­mé­tri­ca e estu­dou o domí­nio atra­vés de expe­ri­ên­ci­as de repro­du­ção com vári­os ani­mais). Desen­vol­veu méto­dos de aná­li­se mul­ti-vari­a­da para ras­tre­ar a liga­ção dos genes a dife­ren­tes carac­te­rís­ti­cas. Para evi­tar a intro­du­ção de pre­con­cei­tos na con­cep­ção de expe­ri­ên­ci­as que pudes­sem pro­du­zir dados impre­ci­sos ou enga­no­sos, apli­cou o seu prin­cí­pio de ale­a­to­ri­e­da­de. Enquan­to con­ti­nu­a­va o seu inte­res­se em esta­tís­ti­cas duran­te os seus cur­sos uni­ver­si­tá­ri­os, come­çou a sua car­rei­ra como pro­fes­sor de mate­má­ti­ca do ensi­no secun­dá­rio (1914–19). Duran­te este tem­po, publi­cou um tra­ba­lho (1918) apli­can­do esta­tís­ti­cas para pro­du­zir um teo­re­ma fun­da­men­tal de selec­ção natu­ral. Pros­se­guiu o seu estu­do de gené­ti­ca na Esta­ção Expe­ri­men­tal de Rothams­ted como esta­tís­ti­co em 1919.

E nes­ta sema­na que pas­sou o Teles­có­pio Espa­ci­al James Webb está qua­se a con­cluir a pri­mei­ra fase do pro­ces­so de ali­nha­men­to do espe­lho pri­má­rio do obser­va­tó­rio com o ins­tru­men­to Near Infra­red Came­ra (NIR­Cam), com a dura­ção de meses. O desa­fio da equi­pa foi duplo: con­fir­mar que a NIR­Cam esta­va pron­to para reco­lher luz de objec­tos celes­tes, e depois iden­ti­fi­car a luz este­lar da mes­ma estre­la em cada um dos 18 seg­men­tos pri­má­ri­os do espe­lho. O resul­ta­do é um mosai­co de ima­gem de 18 pon­tos de luz este­lar orga­ni­za­dos ale­a­to­ri­a­men­te, o pro­du­to dos seg­men­tos de espe­lho não ali­nha­dos da Webb, todos reflec­tin­do a luz da mes­ma estre­la no espe­lho secun­dá­rio da Webb e nos detec­to­res da NIRCam.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Hacks­pa­ce Maga­zi­ne Nº 52 de Março.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.