Faz hoje anos que nascia, em 1792, o relojoeiro e inventor norte-americano Phineas Davis. Ele virou das suas capacidades de autodidata de fazer jóias e relógios para inventar a primeira locomotiva a carvão bem sucedida construída nos E.U.A. Anteriormente, os caminhos-de-ferro utilizavam locomotivas importadas. A 4 de Janeiro de 1831, a Baltimore e a Ohio Railroad Company anunciaram um prémio de 4.000 dólares para o melhor motor em ensaios realizados em Junho de 1831. Davis criou a sua locomotiva de York e ganhou o concurso.
Faz também hoje anos que nascia, em 1832, o matemático, fotógrafo, e romancista inglês Lewis Carroll. Com o verdadeiro nome de Charles Lutwidge Dodgson, ele é conhecido pelas Aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865) e a sua sequela. Depois de se formar no Christ Church College, Oxford em 1854, Dodgson permaneceu lá, dando palestras sobre matemática e tratados de escrita até 1881. Como matemático, Dodgson era conservador. Foi autor de um bom número de livros de matemática, por exemplo, A Syllabus of Plane Algebraical Geometry (1860). Os seus livros de matemática não provaram ter uma importância duradoura, excepto Euclides e os seus Rivais Modernos (1879), que são de interesse histórico. Como lógico, ele estava mais interessado na lógica como um jogo do que como um instrumento para testar a razão.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1888, o geoquímico e mineralogista suíço-norueguês Victor Goldschmidt. Ele estabeleceu uma base teórica para a geoquímica (que no século anterior se tinha limitado à recolha de dados sobre a crosta terrestre acessível, águas e atmosfera). Goldschmidt investigou os elementos maiores e menores nos minerais, e procurou explicar a sua distribuição como resultado de origens cósmicas. Inventou a química cristalina, através da qual tentou completar um registo das formas de cristais minerais, e ligar as variações dessas formas às condições físicas e químicas sob as quais foram formadas. Nesta busca, melhorou os instrumentos existentes e inventou novos instrumentos. É considerado como o fundador da geoquímica moderna.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1936, o físico norte-americano Samuel C. C. Ting. Ele partilhou (com Burton Richter) o Prémio Nobel da Física de 1976 pela sua descoberta de uma nova partícula subatómica, a partícula J/psi. Mais recentemente, tem sido o principal investigador na investigação conduzida com o Espectrómetro Magnético Alfa, um dispositivo instalado na Estação Espacial Internacional em 2011.
Em 1951 é feita a primeira detonação controlada de uma bomba atómica. ‘Able’ foi o primeiro dispositivo nuclear lançado pelo ar a ser explodido em solo americano. O teste teve lugar em Frenchman Flat, um leito de rio seco no local de teste de Nevada. A explosão de 1 quilo-tonelada lançou a quarta série de testes nucleares dos EUA com o nome de código ‘Ranger’, que consistiu em cinco testes nucleares largados do ar no início de 1951.
Em 1967, um acidente com a Apollo 1 em Terra causou a morte dos astronautas Virgil “Gus” Grissom, Edward H. White II, e Roger B. Chaffee. Uma investigação indicou que um fio eléctrico defeituoso no interior do módulo de comando Apollo 1 foi a causa provável do incêndio. Os astronautas, os primeiros americanos a morrer numa nave espacial, tinham estado a participar numa simulação do lançamento da Apollo 1 programada para o mês seguinte.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. São apresentadas as revistas MagPi nº 114 e a revista HackspaceMag nº 51 de Fevereiro. É também apresentado o livro “How to Build a Microcomputer … and Really Understand it”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.