Faz hoje anos que nascia, em 1816, o astrofísico e espectroscopista norte-americano Lewis Morris Rutherfurd. Ele fez os primeiros telescópios concebidos para fotografia celestial. Produziu um esquema de classificação de estrelas baseado nos seus espectros, tal como desenvolvido de forma semelhante pelo astrónomo italiano. Rutherfurd passou a sua vida a trabalhar no seu próprio observatório, construído em 1856, onde fotografou (desde 1858) a Lua, Júpiter, Saturno, o Sol, e estrelas até à quinta magnitude. Ao utilizar a fotografia para mapear aglomerados de estrelas, concebeu um novo micrómetro para medir distâncias entre estrelas com maior precisão. Quando Rutherford iniciou (1862) os estudos espectroscópicos, concebeu grelhas de difracção altamente sofisticadas.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1835, o industrial e filantropo norte-americano nascido na Escócia Andrew Carnegie. Ele iniciou a sua carreira no negócio do ferro e do aço em 1865, focalizado no aço a partir de 1873, foi proprietário da Homestead Steel Works em 1888, e em 1899 tinha fundado a Carnegie Steel Co., que se fundiu com a United States Steel Corp. em 1901. Dedicou então o resto da sua vida à filantropia, especialmente como benfeitor de mais de 1700 bibliotecas. Também apoiou a educação pública, e a paz internacional. Os seus pais eram tecelões em teares manuais na Escócia, tornados pobres pelo advento de fábricas mecanizadas, e a família emigrou para Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, em 1848. Aos 17 anos, tornou-se operador telegráfico, e em 1859 foi vice-presidente da Pennsylvania Railroad.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1844, o engenheiro mecânico alemão Karl Benz. Ele concebeu e construiu o primeiro automóvel prático do mundo a ser movido por um motor de combustão interna. O primeiro motor que construiu foi um motor de dois tempos, que após dois anos de trabalho, funcionou pela primeira vez a 31 de Dezembro de 1879. Obteve várias patentes sobre esta máquina, e abriu uma fábrica. Depois de desenvolver apoio financeiro, Benz concebeu uma “carruagem motorizada”, com um motor baseado no ciclo Otto a quatro tempos. Ao contrário de Daimler, que instalou o seu motor num carro normal, Benz concebeu não só o seu motor, mas também inovou o veículo. A 29 de Janeiro de 1886, foi-lhe concedida uma patente sobre o mesmo e a 3 de Julho de 1886, fez o primeiro test-drive automóvel público do mundo. A venda pública começou em 1888.
Nesta semana que passou a nave espacial DART foi lançada para o espaço. Trata-se da primeira missão à escala mundial para testar a tecnologia de defesa da Terra contra potenciais perigos de asteróides ou cometas. Apenas uma parte da maior estratégia de defesa planetária da NASA, o DART — construído e gerido pelo Laboratório de Física Aplicada (APL) da Johns Hopkins em Laurel, Maryland — irá colidir com um asteróide conhecido que não é uma ameaça para a Terra. O seu objectivo é alterar ligeiramente o movimento do asteróide de uma forma que possa ser medida com precisão utilizando telescópios terrestres. DART mostrará que uma nave espacial pode navegar autonomamente para um asteróide alvo e colidir intencionalmente com ele — um método de deflexão chamado impacto cinético. O teste fornecerá dados importantes para ajudar a preparar melhor um asteróide que possa representar um risco de impacto para a Terra, caso venha a ser descoberto. LICIACube, um CubeSat montado com DART e fornecido pela Agência Espacial Italiana (ASI), será libertado antes do impacto do DART para capturar imagens do impacto e da nuvem resultante de matéria ejectada. Cerca de quatro anos após o impacto do DART, o projecto Hera da ESA (Agência Espacial Europeia) realizará levantamentos detalhados de ambos os asteróides, com particular enfoque na cratera deixada pela colisão do DART e uma determinação precisa da massa do Dimorphos. A nave irá interceptar o sistema Didymos entre 26 de Setembro e 1 de Outubro de 2022, colidindo intencionalmente contra Dimorphos a cerca de 6 quilómetros por segundo.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. São apresentadas as revistas HackspaceMag Nº49 e a MagPi nº112 de Dezembro.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.