Newsletter Nº343

Newsletter Nº343
News­let­ter Nº343

Faz hoje anos que nas­cia, em 1816, o astro­fí­si­co e espec­tros­co­pis­ta nor­te-ame­ri­ca­no Lewis Mor­ris Ruther­furd. Ele fez os pri­mei­ros teles­có­pi­os con­ce­bi­dos para foto­gra­fia celes­ti­al. Pro­du­ziu um esque­ma de clas­si­fi­ca­ção de estre­las base­a­do nos seus espec­tros, tal como desen­vol­vi­do de for­ma seme­lhan­te pelo astró­no­mo ita­li­a­no. Ruther­furd pas­sou a sua vida a tra­ba­lhar no seu pró­prio obser­va­tó­rio, cons­truí­do em 1856, onde foto­gra­fou (des­de 1858) a Lua, Júpi­ter, Satur­no, o Sol, e estre­las até à quin­ta mag­ni­tu­de. Ao uti­li­zar a foto­gra­fia para mape­ar aglo­me­ra­dos de estre­las, con­ce­beu um novo micró­me­tro para medir dis­tân­ci­as entre estre­las com mai­or pre­ci­são. Quan­do Ruther­ford ini­ci­ou (1862) os estu­dos espec­tros­có­pi­cos, con­ce­beu gre­lhas de difrac­ção alta­men­te sofisticadas.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1835, o indus­tri­al e filan­tro­po nor­te-ame­ri­ca­no nas­ci­do na Escó­cia Andrew Car­ne­gie. Ele ini­ci­ou a sua car­rei­ra no negó­cio do fer­ro e do aço em 1865, foca­li­za­do no aço a par­tir de 1873, foi pro­pri­e­tá­rio da Homes­te­ad Ste­el Works em 1888, e em 1899 tinha fun­da­do a Car­ne­gie Ste­el Co., que se fun­diu com a Uni­ted Sta­tes Ste­el Corp. em 1901. Dedi­cou então o res­to da sua vida à filan­tro­pia, espe­ci­al­men­te como ben­fei­tor de mais de 1700 bibli­o­te­cas. Tam­bém apoi­ou a edu­ca­ção públi­ca, e a paz inter­na­ci­o­nal. Os seus pais eram tece­lões em tea­res manu­ais na Escó­cia, tor­na­dos pobres pelo adven­to de fábri­cas meca­ni­za­das, e a famí­lia emi­grou para Pitts­burgh, Pen­sil­vâ­nia, EUA, em 1848. Aos 17 anos, tor­nou-se ope­ra­dor tele­grá­fi­co, e em 1859 foi vice-pre­si­den­te da Pennsyl­va­nia Railroad.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1844, o enge­nhei­ro mecâ­ni­co ale­mão Karl Benz. Ele con­ce­beu e cons­truiu o pri­mei­ro auto­mó­vel prá­ti­co do mun­do a ser movi­do por um motor de com­bus­tão inter­na. O pri­mei­ro motor que cons­truiu foi um motor de dois tem­pos, que após dois anos de tra­ba­lho, fun­ci­o­nou pela pri­mei­ra vez a 31 de Dezem­bro de 1879. Obte­ve vári­as paten­tes sobre esta máqui­na, e abriu uma fábri­ca. Depois de desen­vol­ver apoio finan­cei­ro, Benz con­ce­beu uma “car­ru­a­gem moto­ri­za­da”, com um motor base­a­do no ciclo Otto a qua­tro tem­pos. Ao con­trá­rio de Daim­ler, que ins­ta­lou o seu motor num car­ro nor­mal, Benz con­ce­beu não só o seu motor, mas tam­bém ino­vou o veí­cu­lo. A 29 de Janei­ro de 1886, foi-lhe con­ce­di­da uma paten­te sobre o mes­mo e a 3 de Julho de 1886, fez o pri­mei­ro test-dri­ve auto­mó­vel públi­co do mun­do. A ven­da públi­ca come­çou em 1888.

Nes­ta sema­na que pas­sou a nave espa­ci­al DART foi lan­ça­da para o espa­ço. Tra­ta-se da pri­mei­ra mis­são à esca­la mun­di­al para tes­tar a tec­no­lo­gia de defe­sa da Ter­ra con­tra poten­ci­ais peri­gos de aste­rói­des ou come­tas. Ape­nas uma par­te da mai­or estra­té­gia de defe­sa pla­ne­tá­ria da NASA, o DART — cons­truí­do e geri­do pelo Labo­ra­tó­rio de Físi­ca Apli­ca­da (APL) da Johns Hop­kins em Lau­rel, Mary­land — irá coli­dir com um aste­rói­de conhe­ci­do que não é uma ame­a­ça para a Ter­ra. O seu objec­ti­vo é alte­rar ligei­ra­men­te o movi­men­to do aste­rói­de de uma for­ma que pos­sa ser medi­da com pre­ci­são uti­li­zan­do teles­có­pi­os ter­res­tres. DART mos­tra­rá que uma nave espa­ci­al pode nave­gar auto­no­ma­men­te para um aste­rói­de alvo e coli­dir inten­ci­o­nal­men­te com ele — um méto­do de defle­xão cha­ma­do impac­to ciné­ti­co. O tes­te for­ne­ce­rá dados impor­tan­tes para aju­dar a pre­pa­rar melhor um aste­rói­de que pos­sa repre­sen­tar um ris­co de impac­to para a Ter­ra, caso venha a ser des­co­ber­to. LICI­A­Cu­be, um Cube­Sat mon­ta­do com DART e for­ne­ci­do pela Agên­cia Espa­ci­al Ita­li­a­na (ASI), será liber­ta­do antes do impac­to do DART para cap­tu­rar ima­gens do impac­to e da nuvem resul­tan­te de maté­ria ejec­ta­da. Cer­ca de qua­tro anos após o impac­to do DART, o pro­jec­to Hera da ESA (Agên­cia Espa­ci­al Euro­peia) rea­li­za­rá levan­ta­men­tos deta­lha­dos de ambos os aste­rói­des, com par­ti­cu­lar enfo­que na cra­te­ra dei­xa­da pela coli­são do DART e uma deter­mi­na­ção pre­ci­sa da mas­sa do Dimorphos. A nave irá inter­cep­tar o sis­te­ma Didy­mos entre 26 de Setem­bro e 1 de Outu­bro de 2022, coli­din­do inten­ci­o­nal­men­te con­tra Dimorphos a cer­ca de 6 qui­ló­me­tros por segundo.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. São apre­sen­ta­das as revis­tas Hacks­pa­ce­Mag Nº49 e a Mag­Pi nº112 de Dezembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.