Faz hoje anos que nascia, em 1802, o matemático norueguês Niels Henrik Abel. Ele desenvolveu vários ramos da matemática moderna. Após um início lento na escola, começou a mostrar genialidade matemática aos 15 anos de idade. Em 1823 provou que não havia fórmula algébrica para a solução de uma equação polinomial geral do quinto grau. Ele desenvolveu o conceito de funções elípticas independentemente de Carl Gustav Jacobi, e a teoria dos integrais e funções abelianas tornou-se um tema central da análise do final do século XIX.
Faz também hoje anos que nascia, em 1924, o cientista chinês Huang Hongjia. Ele desenvolveu a teoria das ondas de acoplamento no campo da teoria das micro-ondas. Liderou uma equipa de investigação que desenvolveu com sucesso fibras ópticas mono-modo em 1980.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1930, o Astronauta norte-americano Neil Alden Armstrong. Ele foi o primeiro homem a caminhar na lua (a 20 de Julho de 1969, Apollo 11). Serviu como piloto da Marinha durante a Guerra da Coreia, tendo depois ingressado no Comité Consultivo Nacional para a Aeronáutica (que se tornou na NASA), como piloto de testes civis. Em 1962, foi o primeiro civil a entrar no programa de treino de astronautas. Ganhou experiência como piloto de comando da missão Gemini 8, que realizou a primeira união física de duas naves espaciais em órbita. Mais tarde, foi comandante da missão lunar da Apollo 11.
Faz hoje 48 anos que era lançada a sonda Mars 6 em direcção a Marte. Esta foi uma das várias sondas soviéticas Mars — 4, 5, 6, e 7 — lançada em Julho-Agosto de 1973. Ao chegar a Marte, o módulo de descida solto-se para a sua missão de estudar a atmosfera e a superfície de Marte. Após 224 segundos de transmissão de dados — os primeiros dados devolvidos da atmosfera de Marte — o contacto com o módulo de descida perdeu-se antes da sua planeada aterragem à superfície. Infelizmente, muitos destes dados eram ilegíveis devido a um chip de computador defeituoso. Foram relatadas informações sobre pressão, temperatura e vapor de água. O módulo de descida continuou a enviar as medições dos seus próprios instrumentos.
Em 1858 era completado o primeiro cabo transatlântico de telegrafo. Estendendo-se por quase 3200 quilómetros através do Atlântico a uma profundidade frequentemente superior a três quilómetros. A 16 de Agosto, o Presidente James Buchanan e a Rainha Vitória trocaram mensagens formais introdutórias e de cortesia. Infelizmente, o cabo revelou-se fraco e a corrente insuficiente e, no início de Setembro, tinha deixado de funcionar.
Nesta semana que passou o satélite EUTELSAT QUANTUM foi lançado com sucesso na órbita de transferência geoestacionária pela Arianespace utilizando um foguete Ariane 5 que descolou do Centro Espacial da Guiana em Kourou, Guiana Francesa, às 21 horas, hora universal (23 horas CET) do dia 30 de Julho. A separação ocorreu após um voo de 37 minutos e a verificação dos sistemas das naves espaciais foi então completada com sucesso durante um período de aproximadamente 3 horas. Construído pela Airbus Defence and Space, o EUTELSAT QUANTUM anuncia uma nova era de serviço comercial via satélite. As suas características reprogramáveis em órbita estabelecem um novo padrão de flexibilidade que permitirá aos utilizadores, nomeadamente nos mercados de Governo e Mobilidade, definir e moldar activamente o desempenho e alcançar graças ao seu desenho baseado em software.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.