Newsletter Nº328

Newsletter Nº328
News­let­ter Nº328

Faz hoje anos que nas­cia, em 1881, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no [Vin­cent Hugo Bendix](https://en.wikipedia.org/wiki/Vincent_Hugo_Bendix). Ele desen­vol­veu sis­te­mas para auto­mó­veis e aviões e empre­sas para os fabri­car. O seu pri­mei­ro, a efé­me­ra Ben­dix Com­pany de Chi­ca­go (1907–9) fabri­cou um car­ro cha­ma­do Ben­dix Buggy. Em 1910, inven­tou a uni­da­de Ben­dix que tor­nou pos­sí­vel o auto-arran­que eléc­tri­co. Uti­li­za­va uma engre­na­gem para enga­tar com o motor a bai­xa velo­ci­da­de de rota­ção e depois andar para trás, desen­ga­tan­do-se auto­ma­ti­ca­men­te a uma velo­ci­da­de mais alta. O pri­mei­ro sis­te­ma de tra­va­gem de qua­tro rodas para auto­mó­veis foi a sua cri­a­ção. Entrou na pro­du­ção de sis­te­mas de avi­a­ção em 1929, com a Ben­dix Avi­a­ti­on Cor­po­ra­ti­on (mais tar­de, pas­sou a cha­mar-se Ben­dix Cor­po­ra­ti­on), e ini­ci­ou a Ben­dix Heli­cop­ters, Inc. em 1942. Duran­te a II Guer­ra Mun­di­al, a Ben­dix foi a prin­ci­pal fon­te da elec­tró­ni­ca de avi­a­ção dos EUA.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1887, o Físi­co teó­ri­co aus­tría­co [Erwin Schrödinger](https://en.wikipedia.org/wiki/Erwin_Schr%C3%B6dinger). Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1933 com o físi­co bri­tâ­ni­co P.A.M. Dirac. Erwin Schrö­din­ger tomou o con­cei­to de Louis de Bro­glie de par­tí­cu­las ató­mi­cas como ten­do pro­pri­e­da­des seme­lhan­tes às ondas, e modi­fi­cou o ante­ri­or mode­lo Bohr do áto­mo para aco­mo­dar a natu­re­za ondu­la­tó­ria dos elec­trões. Isto deu um gran­de con­tri­bu­to para o desen­vol­vi­men­to da mecâ­ni­ca quân­ti­ca. Schrö­din­ger per­ce­beu que as pos­sí­veis órbi­tas de um elec­trão esta­ri­am con­fi­na­das àque­las em que as suas ondas de maté­ria se fecham num núme­ro exac­to de com­pri­men­tos de onda. Esta con­di­ção, seme­lhan­te a uma onda esta­ci­o­ná­ria, seria res­pon­sá­vel por ape­nas cer­tas órbi­tas serem pos­sí­veis, e nenhu­ma pos­sí­vel entre elas. Isto for­ne­ceu uma expli­ca­ção para linhas dis­cre­tas no espec­tro de áto­mos excitados.

Em 1960, os Esta­dos Uni­dos lan­ça­ram o pri­mei­ro saté­li­te de tele­co­mu­ni­ca­ções, Echo 1, do Cabo Cana­ve­ral, emba­la­do num fogue­tão Thor-Del­ta. Na alti­tu­de para a bai­xa órbi­ta ter­res­tre, aci­ma de qua­se toda a atmos­fe­ra ter­res­tre, o saté­li­te foi implan­ta­do e insu­fla­do com gás a bai­xa pres­são para for­mar um balão esfé­ri­co de 30,5 m de diâ­me­tro fei­to de Mylar meta­li­za­do, com 12,7‑μm de espes­su­ra. Assim, é conhe­ci­do como um saté­li­te balão, como ori­gi­nal­men­te con­ce­bi­do por Wil­li­am J. O’Sul­li­van (26 de Janei­ro de 1956). A sua órbi­ta era de cer­ca de 1600 km. Era mera­men­te pas­si­vo, para reflec­tir sinais de micro-ondas entre pon­tos da Ter­ra, seme­lhan­te à for­ma como a Lua reflec­te a luz enquan­to o Sol está abai­xo do hori­zon­te. O Echo 1 per­ma­ne­ceu em órbi­ta até 24 de Maio de 1968.

Faz hoje [40 anos que era lan­ça­do o IBM PC](https://www.raspberrypi.org/blog/40-years-of-the-pc/), o pri­mei­ro com­pu­ta­dor pes­so­al. A IBM intro­du­ziu o PC por um pre­ço base de $1,600. O PC foi desen­vol­vi­do em menos de um ano nas ins­ta­la­ções da IBM em Boca Raton, Flo­ri­da, uti­li­zan­do com­po­nen­tes exis­ten­tes off-the-shelf. A IBM-PC esta­be­le­ceu o domí­nio do sis­te­ma ope­ra­ti­vo da Micro­soft. O dese­nho do hard­ware do PC IBM tam­bém se tor­nou o padrão da indús­tria para PC com­pa­tí­veis, com o bar­ra­men­to ISA. A sua velo­ci­da­de de pro­ces­sa­dor Intel 8080 era de 4,77 MHz, e uti­li­za­va des­de 16K até 640K de memó­ria. As opções de arma­ze­na­men­to de dados incluíam uni­da­des de dis­que­tes de 5,25″, fita, e mais tar­de dis­cos rígidos.

Hoje à noi­te vamos ter o pico da famo­sa chu­va de mete­o­ros das Per­sei­das que ocor­re entre 17 de Julho e 24 de Agos­to, entre as 20h e as 23h (Hora Legal) com uma taxa horá­ria pre­vis­ta de 110 mete­o­ros por hora, se as con­di­ções de obser­va­ção esti­ve­rem per­fei­tas. As Per­sei­das são a chu­va de mete­o­ros mais impres­si­o­nan­te e popu­lar do ano, por terem uma alta taxa de mete­o­ros e ocor­re­rem todos os anos no verão (no hemis­fé­rio nor­te) sob tem­pe­ra­tu­ras agra­dá­veis e noi­tes estre­la­das. São pro­vo­ca­das pela pas­sa­gem da Ter­ra pelos frag­men­tos do come­ta 109P / Swift-Tut­tle, que foram dei­xa­dos para trás aquan­do a sua pas­sa­gem. A órbi­ta des­te come­ta tem um perío­do de 133 anos e a últi­ma vez que entrou no sis­te­ma solar inter­no foi em 1992. O radi­an­te des­ta chu­va de mete­o­ros, ou seja, o pon­to de onde pare­cem sair os tra­ços das suas estre­las caden­tes, está loca­li­za­do na cons­te­la­ção do Perseu.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.