Faz hoje anos que nascia, em 1771, o industrial franco-americano Éleuthère Irénée du Pont. Ele emigrou após a Revolução Francesa de França para os Estados Unidos em 1800. A partir de 1788, trabalhou para o químico francês Antoine Lavoisier, então chefe dos trabalhos reais em pó, e tornou-se o seu primeiro assistente em 1791. Assim, teve o conhecimento para reconhecer uma oportunidade de fabricar pólvora nos EUA, e em 1803 tinha estabelecido um pequeno moinho em Wilmington, Delaware. Ordens governamentais durante a guerra americana de 1812 fizeram da Du Pont o principal fabricante dos EUA. Desde este início, diversificou com interesses num moinho de lã, uma fábrica de algodão, um curtume e tornou-se director do Banco dos Estados Unidos.
Faz também hoje anos que nascia, em 1835, o químico alemão Johannes Wislicenus. O seu trabalho pioneiro levou ao reconhecimento da importância da disposição espacial dos átomos dentro de uma molécula. É conhecido pelo seu trabalho sobre os ácidos lácticos, e em particular pelas suas descobertas no estudo do isomerismo geométrico (a existência de fórmulas idênticas com propriedades químicas diferentes) dos compostos orgânicos.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1880, o matemático norte-americano Oswald Veblen. Ele deu importantes contribuições na topologia inicial, e na geometria projectiva e diferencial — trabalho que encontrou aplicações na física atómica e na teoria da relatividade. Em 1905, ele provou o teorema da curva do Jordão, que afirma que cada loop não auto-intersectante no plano divide o plano num “interior” e um “exterior”. Embora possa parecer óbvio na sua afirmação, é um teorema muito difícil de provar. Durante a II Guerra Mundial, ele esteve envolvido na supervisão do trabalho que produziu o computador digital electrónico pioneiro ENIAC. O seu nome é comemorado pelo Prémio Oswald Veblen da American Mathematical Society. Atribuído de cinco em cinco anos, é o prémio de maior prestígio em reconhecimento da notável investigação em geometria.
Faz também hoje anos que nascia, em 1883, o físico austríaco-americano Victor Francis Hess. Ele partilhou (com Carl D. Anderson dos Estados Unidos) o Prémio Nobel da Física em 1936 pela sua descoberta dos raios cósmicos (radiação de alta energia originada no espaço exterior). Por meio de instrumentos transportados em balões, Hess e outros provaram que a radiação que ioniza a atmosfera é de origem cósmica. Ele observou um ciclo de 27 dias de intensidade de radiação cósmica ao campo magnético do sol e correlacionou‑o com o período de 27 dias de rotação do sol. Também trabalhou na concepção de métodos para a detecção de quantidades mínimas de substâncias radioactivas. Hess fez contribuições básicas para uma compreensão da radiação e dos seus efeitos sobre o corpo humano.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1909, o físico nuclear britânico William Penney. Ele liderou o desenvolvimento da bomba atómica na Grã-Bretanha. Penney esteve na Grã-Bretanha como Robert Oppenheimer esteve nos EUA. Foi uma parte proeminente da Missão Britânica em Los Alamos durante a II Guerra Mundial, onde a sua principal missão era estudar os efeitos nocivos da explosão da bomba atómica, mas também se envolveu em estudos de implosão. A combinação de perícia, habilidade analítica, comunicação eficaz, e a capacidade de os traduzir em aplicação prática, fizeram dele um dos cinco membros do “brain trust” de Los Alamos que tomou decisões chave. Ele foi o único britânico a fazer parte do Comité dos Dez Homens Alvo que elaborou a lista de alvos para o bombardeamento atómico do Japão.
Faz também hoje anos que nascia, em 1915, o astrónomo e matemático inglês Fred Hoyle. Ele é mais conhecido como o principal proponente e defensor da teoria do estado estacionário do universo. Esta teoria sustenta que o universo está em expansão e que a matéria está a ser continuamente criada para manter constante a densidade média da matéria no espaço. Tornou-se o astrónomo mais conhecido da Grã-Bretanha em 1950 com as suas palestras sobre A Natureza do Universo, e lembrou-se de cunhar o termo “Big Bang” na última dessas palestras. Embora ao longo do tempo, a crença num universo em “estado estável” como Hoyle tinha proposto foi partilhada por cada vez menos cientistas devido a novas descobertas, Hoyle nunca aceitou a agora mais popular teoria do “Big Bang” para a origem do universo.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1927, o físico americano Martin Perl. Ele recebeu o Prémio Nobel da Física de 1995 por ter descoberto uma partícula subatómica a que deu o nome de tau, um leptão maciço com uma carga negativa. O tau, que encontrou em meados dos anos 70, foi a primeira prova de uma terceira “geração” de partículas fundamentais. É um primo super-pesado do electrão, idêntico em todos os aspectos, excepto que o tau é mais de 3.500 vezes mais pesado que o electrão e sobrevive menos de um trilião de segundo, enquanto que o electrão é estável.
Faz hoje 22 anos que a sonda Cassini da NASA voo perto de Vénus na sua jornada até Saturno. Aproveitando a gravidade de Vénus, a Cassini ganhou impulso suficiente durante o encontro para passar a cintura de asteróides. Depois de Vénus, a Cassini voou pela Terra, pela Lua e por Júpiter antes de chegar a Saturno. Toda a viagem de Vénus a Saturno demorou cerca de cinco anos.
Hoje a Microsoft lançou a nova versão do seu Sistema — o Windows 11. Este novo sistema simplifica o design e a experiência do utilizador para potenciar a sua produtividade e inspirar a sua criatividade. É moderno, fresco, limpo e bonito. Desde o novo botão Start e barra de tarefas até cada som, fonte e ícone, tudo foi feito intencionalmente para o colocar no controlo e trazer uma sensação de calma e facilidade. Foi colocado o botão de Start no centro e tornou-se mais fácil encontrar rapidamente o que precisa. Start utiliza o poder da nuvem e do Microsoft 365 para lhe mostrar os seus ficheiros recentes, independentemente da plataforma ou dispositivo em que os estava a visualizar anteriormente, mesmo que estivesse num dispositivo Android ou iOS. Os requisitos mínimos também foram incrementados relativamente ao Windows 10 e passa ser exigido um processador de 64 bits de pelo menos 1 Ghz, mínimo de 4 GB de memória, 64 GB de disco, sistema de boot UEFI e dispositivo de apresentação de pelo menos 9 polegadas com 1366x768 de resolução minima e compatível com o DirectX 12.
É também hoje que é possível observar a primeira lua cheia deste verão. A lua cheia desta noite é também uma super-lua, que ocorre quando a lua está no seu ponto mais próximo da Terra na sua órbita, também conhecida como perigeu. Por sua vez, a lua parecerá ligeiramente maior e mais brilhante, uma vez que está mais próxima da Terra do que é habitual. A Lua de Morangueiro de Junho é a segunda e última super-lua do ano.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista MagPI Nº107 de Julho.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.