Faz hoje anos que nascia, em 1800, o astrónomo irlandês William Parsons, 3rd Earl of Rosse. Ele construiu o maior telescópio reflector do século XIX. Aprendeu a polir espelhos de metal (1827) e passou os anos seguintes a construir um telescópio de 36 polegadas. Mais tarde, completou um telescópio gigante de 72 polegadas (1845) a que deu o nome de “Leviathan”, que permaneceu o maior jamais construído até décadas após a sua morte. Foi o primeiro a resolver a forma espiral dos objectos — anteriormente vistos apenas como nuvens — que muito mais tarde foram identificados como galáxias independentes da nossa própria galáxia Via Láctea e a milhões de anos-luz de distância. O seu primeiro avistamento foi feito em 1845, e em 1850 tinha descoberto mais 13. Em 1848, encontrou e nomeou a Nebulosa de Cancer (porque pensava que se assemelhava a um caranguejo), nome pelo qual ainda é conhecido.
Faz também hoje anos que nascia, em 1821, o químico e conferencista inglês John Henry Pepper. Ele inventou a ilusão “Pepper’s Ghost” utilizada em palco para proporcionar o efeito de um actor que aparece como uma imagem transparente e desaparece no ar. Utilizou uma grande chapa de vidro no palco, inclinada a um ângulo de 45 graus em relação ao chão. A utilização de iluminação especial permitiu ao público ver o reflexo de um actor colocado fora do palco, fora da vista directa do público. Pepper aprendeu pela primeira vez a usar o showmanship para o público no Royal Polytechnic Institution de Londres para apresentar demonstrações experimentais de ritmo rápido e surpreendente para aumentar a compreensão do público dos fenómenos em física e química. Na década de 1870, expandiu as suas actividades a uma audiência global, visitando a Austrália, o Canadá e os Estados Unidos.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1832, o físico e químico inglês William Crookes. Ele descobriu o elemento tálio e mostrou que os raios catódicos eram partículas em movimento rápido, carregadas negativamente. O espaço escuro Crookes é a região escura em torno de um cátodo que faz descargas eléctricas a baixa pressão. Ele inventou o radiómetro (1875) no qual quatro palhetas suspensas numa agulha no vácuo com um lado preto e o outro branco são observadas a rodar pelo efeito da luz incidente. Inventou também o espintiscópio (1903), que revela partículas alfa emitidas pelo rádio, enquanto a luz pisca quando estas incidem sobre uma tela de sulfureto de zinco vista sob ampliação. Os seus interesses incluíam o espiritualismo, mas forneciam uma orientação mais prática para melhorar o saneamento e os fertilizantes artificiais.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1898, o artista e ilustrador holandês M. C. Escher. Ele ficou famoso pelas suas muitas obras de arte moderna com ilusões de perspectiva inventivas e intrincadas pavimentações e inspirações da matemática. A sua arte é apreciada por milhões de pessoas em todo o mundo, como se pode ver nos muitos websites relativos à sua vida e obra. É mais famoso pelas suas construções ditas impossíveis, tais como Ascendente e Descendente, Relatividade assim como as suas Impressões de Transformação, tais como Metamorfose I, II e III, Céu e Água I ou Répteis.
Nesta semana que passou três astronautas chineses a bordo da nave espacial Shenzhou-12 entraram no módulo central da estação espacial chinesa Tianhe. Depois de Shenzhou-12 ter completado com sucesso um rápido encontro automático e acoplado com o módulo orbital Tianhe, a tripulação de Shenzhou-12 entrou na cápsula orbital a partir da cápsula de retorno da nave espacial.
Após uma série de preparativos, os astronautas abriram as escotilhas do nó e do módulo de Tianhe. Às 18:48, Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo tinham entrado um a um no módulo Tianhe, significando que pela primeira vez os chineses tinham entrado na sua própria estação espacial.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista HackSpaceMag Nº44 de Julho.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.