Faz hoje anos que nascia, em 1854, o matemático, físico e astrônomo francês Henri Poincaré. Ele, na sua conjectura, afirma que se qualquer loop num determinado espaço tridimensional pode ser reduzido a um ponto, o espaço é equivalente a uma esfera. O problema permaneceu sem solução até que Grigori Perelman provou ser uma prova completa em 2003. Poincaré influenciou a cosmogonia, a relatividade e a topologia. Em matemática aplicada, ele também estudou óptica, electricidade, telegrafia, capilaridade, elasticidade, termodinâmica, teoria do potencial, teoria quântica e cosmologia. Ele é frequentemente descrito como o último universalista em matemática. Ele estudou o problema dos três corpos na mecânica celeste e as teorias da luz e das ondas electromagnéticas. Ele foi um co-descobridor (com Albert Einstein e Hendrik Lorentz) da teoria da relatividade especial.
Faz também hoje anos que nascia, em 1893, o Cientista norte-americano Harold Urey. Ele recebeu o Prémio Nobel de Química em 1934 pela sua descoberta do deutério, a forma pesada do hidrogénio (1932). Ele foi activo no desenvolvimento da bomba atómica. Ele contribuiu para a base crescente da teoria do que era amplamente aceito como a origem da Terra e de outros planetas. Em 1953, Stanley L. Miller e Urey simularam o efeito de um raio na atmosfera pré-biótica da Terra com uma descarga eléctrica numa mistura de hidrogénio, metano, amónia e água. Isto produziu uma rica mistura de aldeídos e carboxílicos e aminoácidos (como encontrados nas proteínas, adenina e outras bases de ácido nucléico). Urey calculou a temperatura dos oceanos antigos a partir da quantidade de certos isótopos em conchas fósseis.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1894, a física nuclear austríaca Marietta Blau. Ela começou como uma estudante forte em matemática e física na escola e estudou física na universidade, onde escreveu sua tese sobre a absorção de raios gama (1919). No início, ela conseguiu um emprego (1921) com um fabricante de tubos de raios‑X em Berlim. Em 1923, ela começou a pesquisar radioactividade com o Institut für Radiumforschung em Viena. Lá ela desenvolveu a técnica de emulsão fotográfica para o estudo da desintegração nuclear causada por raios cósmicos, e contribuiu para o desenvolvimento de tubos foto-multiplicadores. Blau foi a primeira a usar emulsões nucleares para detectar neutrões observando o recuo dos protões.
Nesta semana que passou a NASA, fez o drone Ingenuity voar mais rápido e mais longe no terceiro voo em Marte. O Ingenuity Mars Helicopter da NASA continua a bater recordes, voando mais rápido e mais longe no passado domingo, 25 de Abril de 2021, do que em qualquer teste que tenha feito na Terra. O helicóptero descolou às 4h31 EDT (1h31 PDT), ou 12h33 hora local de Marte, subindo 5 metros — a mesma altitude que no seu segundo voo. Em seguida, deslocou-se rapidamente 50 metros, pouco mais da metade do comprimento de um campo de futebol, atingindo uma velocidade máxima de 2 metros por segundo.
Também nesta semana que passou foi lançado o Kernel 5.12 do Linux. Mais uma vez Linus Torvalds anunciou o lançamento na lista de discussão do kernel do Linux, escrevendo: “… obrigado a todos que me tornaram muito calmos na semana passada, o que me deixou muito mais feliz com o lançamento final do 5.12”. De entre as novidades deste novo Kernel, destaca-se o suporte para os controladores da Nintendo 64, para os controladores dualsense da PS5, suporte para a tecnologia Adaptative Sync da Intel, mapeamento de UID em filesystems para já em FAT e ext4. Foi também melhorado o suporte para o laptops Surface da Microsoft, suporte NUMA na arquitectura RISC‑V, Boot do Linux como partição root do Hypervisor da Microsoft, suporte para o hypervisor ACRN, nova ferramenta de debugging de memória kfence, remoção de um conjunto de plataformas obsoletas de ARM.
Também nesta semana que passou foi lançada a nova versão da distribuição de Linux Fedora. O Fedora 34 introduz a nova versão do GNOME 40. Passa também a usar um novo sistema de audio e video designado por Pipewire. Foi melhorado o suporte do Wayland em cima de placas gráficas NVidia. O Fedora passa a usar o Kernel 5.11 assim como o GCC 11
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista MagPI Magazine nº105 de Maio.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.