Newsletter Nº313

Newsletter Nº313
News­let­ter Nº313

Faz hoje anos que nas­cia, em 1854, o mate­má­ti­co, físi­co e astrô­no­mo fran­cês Hen­ri Poin­ca­ré. Ele, na sua con­jec­tu­ra, afir­ma que se qual­quer loop num deter­mi­na­do espa­ço tri­di­men­si­o­nal pode ser redu­zi­do a um pon­to, o espa­ço é equi­va­len­te a uma esfe­ra. O pro­ble­ma per­ma­ne­ceu sem solu­ção até que Gri­go­ri Perel­man pro­vou ser uma pro­va com­ple­ta em 2003. Poin­ca­ré influ­en­ci­ou a cos­mo­go­nia, a rela­ti­vi­da­de e a topo­lo­gia. Em mate­má­ti­ca apli­ca­da, ele tam­bém estu­dou ópti­ca, elec­tri­ci­da­de, tele­gra­fia, capi­la­ri­da­de, elas­ti­ci­da­de, ter­mo­di­nâ­mi­ca, teo­ria do poten­ci­al, teo­ria quân­ti­ca e cos­mo­lo­gia. Ele é fre­quen­te­men­te des­cri­to como o últi­mo uni­ver­sa­lis­ta em mate­má­ti­ca. Ele estu­dou o pro­ble­ma dos três cor­pos na mecâ­ni­ca celes­te e as teo­ri­as da luz e das ondas elec­tro­mag­né­ti­cas. Ele foi um co-des­co­bri­dor (com Albert Eins­tein e Hen­drik Lorentz) da teo­ria da rela­ti­vi­da­de especial.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1893, o Cien­tis­ta nor­te-ame­ri­ca­no Harold Urey. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca em 1934 pela sua des­co­ber­ta do deu­té­rio, a for­ma pesa­da do hidro­gé­nio (1932). Ele foi acti­vo no desen­vol­vi­men­to da bom­ba ató­mi­ca. Ele con­tri­buiu para a base cres­cen­te da teo­ria do que era ampla­men­te acei­to como a ori­gem da Ter­ra e de outros pla­ne­tas. Em 1953, Stan­ley L. Mil­ler e Urey simu­la­ram o efei­to de um raio na atmos­fe­ra pré-bió­ti­ca da Ter­ra com uma des­car­ga eléc­tri­ca numa mis­tu­ra de hidro­gé­nio, meta­no, amó­nia e água. Isto pro­du­ziu uma rica mis­tu­ra de aldeí­dos e car­bo­xí­li­cos e ami­noá­ci­dos (como encon­tra­dos nas pro­teí­nas, ade­ni­na e outras bases de áci­do nucléi­co). Urey cal­cu­lou a tem­pe­ra­tu­ra dos oce­a­nos anti­gos a par­tir da quan­ti­da­de de cer­tos isó­to­pos em con­chas fósseis.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1894, a físi­ca nucle­ar aus­tría­ca Mari­et­ta Blau. Ela come­çou como uma estu­dan­te for­te em mate­má­ti­ca e físi­ca na esco­la e estu­dou físi­ca na uni­ver­si­da­de, onde escre­veu sua tese sobre a absor­ção de rai­os gama (1919). No iní­cio, ela con­se­guiu um empre­go (1921) com um fabri­can­te de tubos de raios‑X em Ber­lim. Em 1923, ela come­çou a pes­qui­sar radi­o­ac­ti­vi­da­de com o Ins­ti­tut für Radium­fors­chung em Vie­na. Lá ela desen­vol­veu a téc­ni­ca de emul­são foto­grá­fi­ca para o estu­do da desin­te­gra­ção nucle­ar cau­sa­da por rai­os cós­mi­cos, e con­tri­buiu para o desen­vol­vi­men­to de tubos foto-mul­ti­pli­ca­do­res. Blau foi a pri­mei­ra a usar emul­sões nucle­a­res para detec­tar neu­trões obser­van­do o recuo dos protões.

Nes­ta sema­na que pas­sou a NASA, fez o dro­ne Inge­nuity voar mais rápi­do e mais lon­ge no ter­cei­ro voo em Mar­te. O Inge­nuity Mars Heli­cop­ter da NASA con­ti­nua a bater recor­des, voan­do mais rápi­do e mais lon­ge no pas­sa­do domin­go, 25 de Abril de 2021, do que em qual­quer tes­te que tenha fei­to na Ter­ra. O heli­cóp­te­ro des­co­lou às 4h31 EDT (1h31 PDT), ou 12h33 hora local de Mar­te, subin­do 5 metros — a mes­ma alti­tu­de que no seu segun­do voo. Em segui­da, des­lo­cou-se rapi­da­men­te 50 metros, pou­co mais da meta­de do com­pri­men­to de um cam­po de fute­bol, atin­gin­do uma velo­ci­da­de máxi­ma de 2 metros por segundo.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­do o Ker­nel 5.12 do Linux. Mais uma vez Linus Tor­valds anun­ci­ou o lan­ça­men­to na lis­ta de dis­cus­são do ker­nel do Linux, escre­ven­do: “… obri­ga­do a todos que me tor­na­ram mui­to cal­mos na sema­na pas­sa­da, o que me dei­xou mui­to mais feliz com o lan­ça­men­to final do 5.12”. De entre as novi­da­des des­te novo Ker­nel, des­ta­ca-se o supor­te para os con­tro­la­do­res da Nin­ten­do 64, para os con­tro­la­do­res dual­sen­se da PS5, supor­te para a tec­no­lo­gia Adap­ta­ti­ve Sync da Intel, mape­a­men­to de UID em filesys­tems para já em FAT e ext4. Foi tam­bém melho­ra­do o supor­te para o lap­tops Sur­fa­ce da Micro­soft, supor­te NUMA na arqui­tec­tu­ra RISC‑V, Boot do Linux como par­ti­ção root do Hyper­vi­sor da Micro­soft, supor­te para o hyper­vi­sor ACRN, nova fer­ra­men­ta de debug­ging de memó­ria kfen­ce, remo­ção de um con­jun­to de pla­ta­for­mas obso­le­tas de ARM.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a nova ver­são da dis­tri­bui­ção de Linux Fedo­ra. O Fedo­ra 34 intro­duz a nova ver­são do GNOME 40. Pas­sa tam­bém a usar um novo sis­te­ma de audio e video desig­na­do por Pipewi­re. Foi melho­ra­do o supor­te do Way­land em cima de pla­cas grá­fi­cas NVi­dia. O Fedo­ra pas­sa a usar o Ker­nel 5.11 assim como o GCC 11

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Maga­zi­ne nº105 de Maio.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.