Faz hoje anos que nascia, em 1724, o filósofo alemão, formado em matemática e física Immanuel Kant. Ele publicou a sua História geral da natureza e teoria dos céus em 1755. Esta visão física do universo continha três antecipações importantes para os astrónomos. 1) Ele fez a hipótese da nebulosa antes de Laplace. 2) Ele descreveu a Via Láctea como uma colecção de estrelas em forma de lente que representava apenas um dos muitos “universos-ilha”, mais tarde mostrado por Herschel. 3) Ele sugeriu que o atrito das marés diminuiu a rotação da Terra, o que foi confirmado um século depois. Em 1770 tornou-se professor de matemática, mas voltou-se para a metafísica e a lógica em 1797, o campo em que é mais conhecido.
Faz também hoje anos que nascia, em 1789, o engenheiro mecânico e inventor galês Richard Roberts. Ele foi responsável pela invenção do primeiro medidor de gás bem-sucedido. Ele foi um dos inventores das primeiras aplainadoras de metal (1817). Roberts também desenvolveu um torno de rosqueamento e máquinas para corte de engrenagens e ranhuras. A mula giratória auto-guiada (1825) que ele inventou foi sua contribuição mais importante para a indústria têxtil, que também fundou na França. Na década de 1830, a sua empresa construiu locomotivas ferroviárias numa das primeiras aplicações do uso de peças trocáveis. Na década de 1840, ele desenvolveu máquinas para fazer padrões de orifícios em pontes e placas de caldeira, automatizadas com cartões perfurados semelhantes ao tear Jacquard.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1834, o físico francês Gaston Planté. Ele construiu a primeira bateria de armazenamento (1859), que era capaz de fornecer electricidade e ser recarregada várias vezes. Até esta invenção, as baterias existiam desde a descoberta de Alessandro Volta, numa forma que podia ser usada e descarregada apenas uma vez. Planté fez o seu acumulador com uma placa de chumbo, enrolada com um separador de pano de linho, imerso em ácido sulfúrico. Ele tinha apenas um gerador de manivela. A sua bateria teve de esperar que a invenção posterior de dínamos satisfatórios se tornasse útil. A célula foi melhorada por Camille Faure, Sir Joseph Swan e outros. A bateria recarregável teve um uso importante para o telégrafo. Desde que foi adoptada pela primeira vez para uso em automóveis, a bateria de chumbo-ácido continua a ser usada com o mesmo desenho fundamental. Mais tarde, ele investigou a electricidade atmosférica.
Faz também hoje anos que nascia, em 1904, o físico teórico norte-americano J. Robert Oppenheimer. Ele foi director do laboratório de Los Alamos durante o desenvolvimento da bomba atómica (1943–45) e director do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (1947–66). As descobertas de Oppenheimer na física incluíram a aproximação de Born-Oppenheimer para funções de ondas moleculares, trabalho na teoria dos electrões e positrons, o processo Oppenheimer-Phillips na fusão nuclear e a primeira previsão de tunelamento quântico. Com seus alunos, ele também fez contribuições importantes para a teoria moderna de estrelas de neutrões e buracos negros, bem como para a mecânica quântica, teoria de campo quântico e as interacções dos raios cósmicos. Como professor e promotor da ciência, ele é lembrado como o pai fundador da escola americana de física teórica que ganhou destaque mundial na década de 1930.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1919, o químico norte-americano Donald J. Cram. Ele partilhou o Prémio Nobel de Química de 1987 (com Charles J. Pedersen e Jean-Marie Lehn) pela sua criação de moléculas que imitam o comportamento químico de moléculas encontradas em sistemas vivos.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1929, o matemático britânico de origem libanesa Michael Atiyah. Ele recebeu a Medalha Fields em 1966 principalmente por seu trabalho em topologia. Juntamente com Hirzebruch, ele lançou as bases para a teoria‑K topológica, uma ferramenta importante na topologia algébrica, que, informalmente, descreve as maneiras pelas quais os espaços podem ser torcidos. O seu resultado mais conhecido, o teorema do índice Atiyah – Singer, foi provado com Singer em 1963 e é usado na contagem do número de soluções independentes para equações diferenciais. Alguns dos seus trabalhos mais recentes foram inspirados pela física teórica, em particular instantons e monopoles, que são responsáveis por algumas correcções subtis na teoria quântica de campos.
E nesta semana que passou o Drone Ingenuity Mars da NASA é bem-sucedido no primeiro voo histórico. Na passada segunda-feira, o Drone tornou-se a primeira aeronave da história a fazer um voo motorizado e controlado noutro planeta. A equipa Ingenuity do Jet Propulsion Laboratory da agência no sul da Califórnia confirmou o sucesso do voo após receber dados do drone via Perseverance Mars rover da NASA às 6:46 am EDT (3:46 am PDT). A demonstração de voo inicial do Ingenuity foi autónoma — pilotada por sistemas de orientação, navegação e controle a bordo, executando algoritmos desenvolvidos pela equipa do JPL. Como os dados devem ser enviados e devolvidos do Planeta Vermelho ao longo de centenas de milhões de quilómetros usando satélites em órbita e a Deep Space Network da NASA, o Ingenuity não pode ser pilotado com um joystick e seu voo não foi observado da Terra em tempo real. Entretanto o drone já cumpriu com sucesso uma segunda missão de voo.
Também esta semana foi lançada a nova versão do Sistema Operativo da Canonical, o Ubuntu 21.04. Este sistema baseia-se no kernel Linux e na distro Debian. As grande novidades desta versão são a integração nativa com a AD e a certificação do Microsoft SQL Server para ser usado nesta distribuição de Linux. Adicionalmente foram actualizados os mais diversos pacotes de software. Não foi incluído ainda o GNOME 40 nem o GTK4 porque estes são muito recentes e não foi possível na janela de tempo inclui-los sem impacto nas restantes aplicações. Esta versão inclui o Kernel Linux 5.11, um tema “dark” melhorado, utilização do Wayland por omissão e o Python 3.9.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista Hackspace Magazine nº43 de Maio.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.