Faz hoje anos que nascia, em 1732, o astrónomo e matemático norte-americano David Rittenhouse. Ele foi um dos primeiros observadores da atmosfera de Vénus. Para observações do trânsito de Vénus em 3 de Junho de 1769, ele construiu um relógio de pêndulo de alta precisão, um quadrante astronómico, um instrumento de igual altitude e um trânsito astronómico. Ele foi o primeiro na América a colocar teias de aranha como mira no foco de seu telescópio. Ele geralmente é creditado com a invenção da bússola vernier e, possivelmente, o levantador automático de agulha. Ele foi professor de astronomia na Universidade da Pensilvânia. Para Thomas Jefferson, ele padronizou as medidas do pé por pêndulo num projecto para estabelecer um sistema decimal de pesos e medidas.
Faz também hoje anos que nascia, em 1779, o Físico alemão Johann Schweigger. Ele inventou o galvanometro em 1820, um dispositivo para medir a força de uma corrente eléctrica. Ele desenvolveu o princípio a partir da experiência de Oersted (1819), que mostrou que a corrente num fio desvia a agulha de uma bússola. Schweigger percebeu que sugeria um instrumento de medição básico, já que uma corrente mais forte produziria uma deflexão maior, e ele aumentou o efeito enrolando o fio várias vezes numa bobine à volta da agulha magnética. Ele chamou a este instrumento de “galvanometro” em homenagem a Luigi Galvani, o professor que deu a Volta a ideia da primeira bateria. Thomas Seebeck (1770–1831) chamou a bobine inovadora de multiplicador de Schweigger. Tornou-se a base dos instrumentos de bobine em movimento e alto-falantes.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1811, o metalúrgico inglês Robert Forester Mushet. Ele foi responsável pelo desenvolvimento de um método de fabricação de aço pela adição de manganês, que melhorou o processo Bessemer. Ele foi o primeiro a fazer carris duráveis de aço (substituindo o ferro fundido), o que foi importante para o desenvolvimento das ferro-vias em todo o mundo. Mushet inventou o aço de tungsténio em 1868, que produzia um aço para ferramentas mais resistente, capaz de cortar e maquinar metais mais duros em velocidades mais rápidas. Apesar da sua importância, que fez fortuna para outros (incluindo Bessemer), Mushet não capitalizou com sucesso suas descobertas.
Faz também hoje anos que nascia, em 1818, o químico alemão August Wilhelm von Hofmann. Ele, com as pesquisas sobre anilina, com a de seu ex-aluno Sir William Henry Perkin, ajudaram a estabelecer as bases da indústria de corantes de anilina. Ele foi o primeiro a preparar a rosanilina e seus derivados e pesquisou muitos outros compostos, incluindo a descoberta do formaldeído. No campo da química orgânica, Hofmann é mais conhecido por seus estudos dos derivados orgânicos da amónia e da fosfina e por sua subsequente descoberta da reacção de degradação de Hofmann. Ele também desenvolveu o método de Hofmann para encontrar as densidades de vapor e, a partir delas, os pesos moleculares dos líquidos. Ele também ajudou a popularizar o conceito de valência (a palavra vem de seu termo quantivalência).
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1911,o bioquímico norte-americano Melvin Calvin. Ele recebeu o Prémio Nobel de Química em 1961 por promover nosso conhecimento do mecanismo da fotossíntese. No Ciclo de Calvin, ele descreveu as “reacções escuras” da fotossíntese que ocorrem nas plantas verdes durante a noite, transformando dióxido de carbono em açúcar. Usando o isótopo de carbono-14 como traçador de dióxido de carbono, Calvin e sua equipa identificaram a rota completa conforme o átomo de carbono viaja por uma planta durante a fotossíntese, desde a absorção do dióxido de carbono atmosférico até à sua incorporação em carbo-hidratos e outros compostos orgânicos. Com o seu grupo, Calvin mostrou que a luz do sol actua sobre as moléculas de clorofila de uma planta, e não sobre o dióxido de carbono (como se acreditava anteriormente).
Faz hoje precisamente 5 anos que a SpaceX fez com sucesso o primeiro pouso de retorno suave de um foguetão booster Falcon 9 reutilizável num navio drone no mar. A SpaceX, uma empresa privada de voos espaciais, realizou assim uma façanha nunca antes realizada por ninguém. Foi o primeiro estágio do foguete Falcon 9 que também lançou com sucesso uma cápsula de carga para a Estação Espacial Internacional. Depois de içar o segundo estágio (que continuou no espaço), o estágio de reforço foi projectado para se separar e retornar intacto para ser usado novamente. Ele disparou propulsores para reduzir a velocidade e para orientar e fazer um pouso vertical na barcaça.
Nesta semana que passou o helicóptero Mars Ingenuity destravou as suas duas pás do rotor enquanto os preparativos continuam para o primeiro voo do veículo, que deve ocorrer no máximo neste domingo. O drone chegou a Marte a 18 de Fevereiro junto com o rover Perseverance da NASA, tendo feito a longa jornada até o Planeta Vermelho dentro do rover. A 4 de Abril, o pequeno drone separou-se do Perseverance, preparando-se para subir aos céus durante uma campanha de teste de um mês. Se a saída de domingo do Ingenuity for bem-sucedida, será o primeiro voo guiado com motor noutro planeta.
Também nesta semana que passou um foguetão Falcon 9 da SpaceX lançou um novo lote de 60 satélites da Internet Starlink em órbita na tarde de quarta-feira e pousou no mar terminando mais uma missão bem-sucedida. O foguetão deste lançamento, chamado B1058, é um dos foguetões comprovados em voo da frota da SpaceX. Ele tem agora tem sete lançamentos e pousos no seu currículo e está rapidamente a destacar-se como um dos líderes da frota.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.