Newsletter Nº309

Newsletter Nº309
News­let­ter Nº309

Faz hoje anos que nas­cia, em 1776, a mate­má­ti­ca fran­ce­sa Sophie Ger­main. Ela ficou conhe­ci­da pelo seu tra­ba­lho em teo­ria dos núme­ros e con­tri­bui­ções para a mate­má­ti­ca apli­ca­da de acús­ti­ca e elas­ti­ci­da­de. Ger­main foi auto­di­dac­ta por meio de livros e ano­ta­ções de pales­tras for­ne­ci­das por ami­gos que fre­quen­ta­vam a Eco­le Poly­te­ch­ni­que, que ela, como mulher, não tinha per­mis­são para assis­tir. Usan­do um pseu­dó­ni­mo mas­cu­li­no, M. LeBlanc, ela cor­res­pon­deu-se com Lagran­ge, que reco­nhe­ceu sua habi­li­da­de e, pos­te­ri­or­men­te, patro­ci­nou o seu tra­ba­lho. Ela rea­li­zou uma pro­va limi­ta­da do últi­mo teo­re­ma de Fer­mat, para qual­quer núme­ro pri­mo abai­xo de 100 onde cer­tas con­di­ções foram satis­fei­tas. Em 1816, ela ganhou um pré­mio patro­ci­na­do por Napo­leão por uma expli­ca­ção mate­má­ti­ca das figu­ras de Chlad­ni, a vibra­ção das pla­cas elásticas.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1865, o quí­mi­co aus­tro-ale­mão [Richard Zsigmondy](https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Adolf_Zsigmondy). Ele rece­beu o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca em 1925 pela “sua demons­tra­ção da natu­re­za hete­ro­gé­nea das solu­ções colói­des e pelos méto­dos que usou, que des­de então se tor­na­ram fun­da­men­tais na quí­mi­ca colói­de moder­na.” Os colói­des são com­pos­tos de par­tí­cu­las sub-micros­có­pi­cas dis­per­sas den­tro dou­tra subs­tân­cia. Para con­du­zir a sua pes­qui­sa sobre colói­des, ele inven­tou o ultra­mi­cros­có­pio (1903), com o qual ele podia ver par­tí­cu­las com um diâ­me­tro de um 10 mili­o­né­si­mo de milí­me­tro não visí­veis num micros­có­pio con­ven­ci­o­nal Ele usa­va um fei­xe de luz inten­so ori­en­ta­do numa posi­ção per­pen­di­cu­lar ao eixo ópti­co do micros­có­pio. À medi­da que as par­tí­cu­las espa­lha­vam a luz inci­den­te, os seus movi­men­tos podi­am ser vis­tos como flashes con­tra um fun­do escuro.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1932, o cien­tis­ta da com­pu­ta­ção nor­te-ame­ri­ca­no [Nor­man Abramson](https://en.wikipedia.org/wiki/Norman_Abramson). Ele cri­ou a ALOHANET, a pri­mei­ra rede de dados moder­na, que for­mou a base dos pro­to­co­los essen­ci­ais na Ether­net ago­ra ampla­men­te uti­li­za­dos. Foi inau­gu­ra­da em 1970, ope­ran­do a 9600 bits por segun­do, usan­do rádio para for­ne­cer uma rede de dados comu­ta­da por paco­te sem fio entre vári­as ilhas do Havai. As suas ino­va­ções incluí­ram os pri­mei­ros sen­so­res de paco­te de rádio, os pri­mei­ros repe­ti­do­res de paco­te de rádio, a pri­mei­ra rede de paco­te de saté­li­te e o pri­mei­ro aces­so de rádio à Inter­net. As paten­tes ame­ri­ca­nas de Abram­son inclu­em a pri­mei­ra paten­te para veri­fi­ca­ções de redun­dân­cia CRC para for­ne­cer téc­ni­ca de con­tro­le de erros de dados (nº 3.114.130) e a pri­mei­ra paten­te emi­ti­da para o pro­jec­to de erros de rup­tu­ra em sis­te­mas digi­tais (nº 3.163.848).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1933, o físi­co fran­cês Clau­de Cohen-Tan­noud­ji. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1997 (com Ste­ven Chu e Wil­li­am D. Phil­lips) por desen­vol­ver méto­dos usan­do luz laser para arre­fe­cer gases até a fai­xa de tem­pe­ra­tu­ra do micro-kel­vin (qua­se zero abso­lu­to a uma frac­ção de mili­o­né­si­mo de grau .) O movi­men­to dos áto­mos arre­fe­ci­dos é, por­tan­to, sufi­ci­en­te­men­te len­to para per­mi­tir o seu estu­do com gran­de pre­ci­são, e sua estru­tu­ra inter­na pode ser deter­mi­na­da. Cohen-Tan­noud­ji cri­ou arma­di­lhas a laser que ope­ram por um pro­ces­so que des­de então tem sido cha­ma­do de arre­fe­ci­men­to de Sísi­fo. A Tra­ba­lhar com áto­mos de hélio, usan­do seis fei­xes de laser, ele atin­giu a tem­pe­ra­tu­ra de 0,18 µK. Sob essas con­di­ções, os áto­mos de hélio dimi­nuí­ram para uma velo­ci­da­de de ape­nas 2 cm/s.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1947, o mate­má­ti­co fran­cês Alain Con­nes. Ele ganhou a Meda­lha Fields em 1982 (con­ce­di­da em 1983) pelo seu tra­ba­lho em teo­ria dos ope­ra­do­res. As suas con­tri­bui­ções mais notá­veis são (1) clas­si­fi­ca­ção geral e um teo­re­ma de estru­tu­ra para fac­to­res do tipo III, obti­do em sua tese (1973); (2) clas­si­fi­ca­ção dos auto­mor­fis­mos do fac­tor hiper­fi­ni­to, que ser­viu de pre­pa­ra­ção para a pró­xi­ma con­tri­bui­ção; (3) clas­si­fi­ca­ção dos fac­to­res injec­ti­vos; e (4) apli­ca­ção da teo­ria das álge­bras C * às folhe­a­ções e geo­me­tria dife­ren­ci­al em geral. O tra­ba­lho recen­te de Con­nes foi sobre geo­me­tria não comu­ta­ti­va e ele estu­dou apli­ca­ções à físi­ca teórica.

A 1 de Abril de 1960 era lan­ça­do o Saté­li­te Tiros‑1. Foi o pri­mei­ro saté­li­te de obser­va­ção do tem­po, foi lan­ça­do do Cabo Ken­nedy e tirou a pri­mei­ra ima­gem tele­vi­si­va do espa­ço. Foi o pri­mei­ro de vári­os lan­ça­dos no pro­gra­ma TIROS, nome­a­do a par­tir de sua fun­ção: Tele­vi­são por saté­li­te de obser­va­ção infra­ver­me­lho, e foi o pri­mei­ro pas­so expe­ri­men­tal da NASA para deter­mi­nar se os saté­li­tes pode­ri­am ser úteis no estu­do da Ter­ra. Naque­la épo­ca, a efi­cá­cia das obser­va­ções de saté­li­te ain­da não esta­va com­pro­va­da. Assim, vári­as ques­tões de dese­nho para saté­li­tes foram tes­ta­das: ins­tru­men­tos, dados e parâ­me­tros ope­ra­ci­o­nais. O objec­ti­vo era melho­rar a apli­ca­ção de saté­li­tes para deci­sões rela­ci­o­na­das à Ter­ra, como “deve­mos eva­cu­ar a cos­ta por cau­sa do fura­cão?” O TIROS pro­vou ser extre­ma­men­te bem-suce­di­do na pre­vi­são do tempo.

Faz hoje 45 anos que era fun­da­da por três ami­gos a Apple Com­pu­ter Com­pany. Ste­ve Jobs, Ste­ve Woz­ni­ak e Ronald Way­ne fun­da­ram a empre­sa para desen­vol­ver e comer­ci­a­li­zar o Apple I desen­vol­vi­do por Woz­ni­ak. Ronald desis­tiu ao fim de ape­nas 12 dias e ven­deu a sua quo­ta aos dois res­tan­tes mem­bros. Nas­cia aqui uma com­pa­nhia que quer se quei­ra quer não tem cri­a­do um con­jun­to de ten­dên­ci­as e de sis­te­mas que ain­da hoje são uma refe­rên­cia no mun­do do IT.

Em 2004 era lan­ça­do o Gmail o ser­vi­ço de cor­reio gra­tui­to da Goo­gle. Os uti­li­za­do­res podem ace­der ao Gmail na web e usan­do pro­gra­mas de ter­cei­ros que sin­cro­ni­zam o con­teú­do do e‑mail por meio dos pro­to­co­los POP3 ou IMAP4. O Gmail come­çou como uma ver­são beta limi­ta­da e encer­rou sua fase de tes­tes a 7 de Julho de 2009. Em Outu­bro de 2019, o Gmail tinha 1,5 mil milhões de uti­li­za­do­res acti­vos em todo o mundo.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. São tam­bém apre­sen­ta­dos alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.